TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos de Politicas de Ações Pedagógicas

Por:   •  3/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.321 Palavras (22 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – PPAP I

EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: Brincadeiras na infância

Nomes:  Francisca Livia Gonçalves da Silva, Lucileide Alves Setubal, Vilma Jatai Araújo, Francisco Clayton Mota Teixeira

TAUÁ / CE

2021

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN

TÍTULO: Brincadeiras na infância

Projeto e Prática de Ação Pedagógica – PPAP apresentado ao Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN como requisito parcial para obtenção do grau da Licenciatura em Pedagogia.

Professora Orientadora: Msc. Francisco Rogério Gomes Barros.

TAUÁ / CE

2021

1 TEMA         

 O desenvolvimento da aprendizagem lúdica na formação da criança.

As atividades lúdicas auxilia na formação de educação da criança pois trabalha atenção e a imaginação e vários aspectos motores vendo o desenvolvimento da criança que aprende brincando. E com isso é capaz de desenvolver habilidades que é importante pra criança, com as brincadeiras as crianças tem o suporte para desenvolver o aprendizado.

O tema foi escolhido porque ele se centraliza mais na formação da criança onde a atividade lúdica funciona como um elo entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Na educação infantil por isso em pratica será importante para a criança desenvolver a aprendizagem. Pensamos na questão de que a carência do município e região possam auxiliar na aprendizagem das crianças, que através do lúdico alcance maiores resultados nas escolas do município, tanto escolas públicas e privadas da nossa região.

Nesse processo de ensino é fundamental valorizar o lúdico como aprendizagem na educação infantil, pois para as nossas crianças o mesmo é espontâneo e permite que elas entenda tudo aquilo que o professor está ensinando para elas mais de uma forma diferente. As atividades lúdicas é um poderoso instrumento do educador para aprendizagem dos seus alunos, para que seja alcançado o objetivo dessa metodologia tão importante na educação infantil, é necessário uma dosagem entre a utilização do mesmo na obtenção dos objetivos, ou seja a aprendizagem significativa e de qualidade.

Jogar e brincar faz parte do lúdico, ter em mente os jogos e brincadeiras, é um recurso muito utilizado para o desenvolvimento da criança. Os jogos e brincadeira ele estimula a imaginação da criança, o convívio em grupo, a criatividade e etc. Os professores deve sempre colocar como exercício o jogar o brincar, para que a criança tenha o seu saber através desses jogos e brincadeiras utilizados na sala de aula, por meio deles eles desenvolver a linguagem, a curiosidade e a autonomia.

A importância do lúdico na educação infantil, não é um tema explorado por isso obtemos em falar desse tema, já que na maioria das escolas ainda espera a forma do ensino tradicional. Isso faz com que a maioria não saiba as vantagens de adotar esse método, que através desse método que ajuda no processo de ensino-aprendizagem. E ainda melhora múltiplas habilidades nas crianças, tais como atenção, memorização e imaginação. E possibilitam ainda que educadores se descubram, se entregam. E encontre novas formas de viver a educação.

Outro ponto positivo do lúdico é que a criança tem a chance de aprender sem aquela cobrança dos métodos de ensino comum, e se ambos forem combinados, o ensino se torna mais de qualidade. Além de desenvolver o intelectual da criança, os jogos ajudam na evolução física e mental. Sabemos que a atividade lúdica são muitos mais que momentos divertidos ou um simples passatempo e sim momentos de descobertas, construção e compreensão.

2 SITUAÇÃO PROBLEMA

O lúdico ele é fundamental para a aprendizagem da criança do ensino infantil, por meio do lúdico eles desenvolvem habilidades, como melhoria na imaginação, na criatividade, na linguagem, na coordenação motora e cognitiva. A educação infantil é a base da formação educacional do ser humano e por isso a importância das atividades lúdicas, pois elas tem muito a contribuir na sua evolução intelectual e social. Por meio de jogos, brincadeiras, por meio da pintura e do circuito lúdico, fica mais fácil para a criança entender o mundo que o rodeia pois a linguagem dos adultos pode ser complexa para elas.

 Pesquisando e temos como pergunta que estratégias podem ser utilizadas para instrumentalização de atividades lúdicas no ensino infantil? tendo em vista o ambiente escolar que leva em conta conjunto das dimensões da formação humana onde o conhecimento é compartilhado e sistematizados tendo tarefa de formar seres humanos, para uma sociedade mais justas que possa levar a educar a todos iguais, e ter consciência de seus direitos e deveres. A escola como já dito, precisará mudar o habito como inovar mais na hora da aula, levar algo novo. Temos como intuito de mostrar que junto com os pais, educadores e a gestão escolar, fazer com que eles façam uma rede de apoio para crianças, para que juntos fazer uma sociedade melhor, e também para influenciar as crianças a despertar seus interesses e desejos.

Sendo assim surgiu como ideia do projeto a intenção de mostrar o desenvolvimento da aprendizagem lúdica na formação da criança. Temos como intuito de conscientizar pais e alunos, para conhecer mais o lúdico e utiliza-lo, pois o mesmo irá trazer resultados positivos para as crianças, e é com o lúdico que ajudara no desenvolvimento das crianças da educação infantil. Assim influenciara na criança um grau de aprendizagem alto. As atividades lúdicas é capaz de estimular a criança mesmo sem que ela perceba pois ela aprende brincando e se divertindo, e expressando seus sentimentos e desejos, e a estabelecer interações com as outras crianças e com o professor criando vínculos afetivos que contribui para o desenvolvimento da criança.  

A execução do lúdico com as crianças se torna mais prazerosas para elas, pois o mesmo aprende e se desenvolve no decorrer do seu aprendizado, o lúdico cada vez mais tem auxiliado no ensino aprendizagem das crianças. Queremos que as nossas crianças se desenvolva cada vez mais sem nenhuma intervenção e cobrança e sim que elas aprenda a partir do seu conhecimento adquirido. Temos como forma de aprendizagem os jogos como por exemplo: ensinar as crianças operações matemáticas, fazendo a utilização do jogos para fazer as operações se torna mais simples e prático, do que está fazendo o uso do quadro na hora da aula, também os jogos faz de conta, os jogos de construção e os jogos corporais que propôs a ampliação do conhecimento infantil por meio da atividade lúdica, quando as crianças participam de jogos e brincadeiras, elas aprende a cooperar entre si. Portanto, faz-se necessário que os espaços sejam urgentemente ressignificados, a fim de garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar, pois quanto mais lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional maior será o desenvolvimento da criança (BRASIL,2018, p.35).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com