TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Educação Bilíngue

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA

No Brasil, a comunidade surda recebeu o reconhecimento da sua língua oficial: Libras - Língua Brasileira de Sinais por meio da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi regulamentada pelo Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Esse Decreto garante-se o direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e a inclusão dos alunos por meio de organizações em classes de Educação Bilíngue.

O que pressupõe a Proposta Educacional Bilíngue para Surdos no Brasil e quais línguas estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem?

Elabore a sua resposta com argumentação consistente, bem fundamentada em um bom parágrafo.

RESPOSTA

A proposta bilíngue considera que a língua de sinais é a língua nativa da pessoa surda, e propõe que a língua portuguesa escrita seja a língua secundária. Devemos sempre considerar que a pessoa surda tem costumes diferentes das demais pessoas, e portanto possuem formas diferentes de socialização. A proposta educativa bilíngue também foi fundamentada no princípio de que a pessoa surda pertence a duas realidades diferentes, a realidade de uma língua materna em que todos os demais se comunicam, e uma segunda língua, a Libras, própria de seu mundo. A língua é uma fonte de

A proposta educacional bilíngue propõe que a educação das crianças e adolescentes surdos sejam realizadas em classes mistas, contendo também alunos ouvintes, e que tenham professores bilíngues para atenção especial para o aluno surdo. A proposta também considera que a classe bilíngue é aquela em que a Libras e a Língua Portuguesa sejam utilizadas no processo de ensino aprendizagem.

O ensino bilíngue representa o respeito a pessoa surda, à sua identidade e cultura, e o direito que essa pessoa possui de aprender e de socializar com os demais. O ensino de Libras, permite que a pessoa surda participe efetivamente da sociedade, pela comunicação com os demais pela sua língua materna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com