TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação infantil pedagogia

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.590 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO- AMERICANA –SP

LICENCIATURA - DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

PROFESSORA TUTORA ONLINE:NELLY CARLA REIS BARROS

RA-2807882940- LUCILENE TRINCA RAPOZO

INTRODUÇÃO


Nas próximas páginas apresentarei o “Desafio Profissional”, da disciplina de “Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação ,Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”, tendo como tema: O uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não-escolares, sob orientação da Professora Tutora Online Nelly Carla Reis Barros. 
O desafio tem como objetivo destacar a importância das Tecnologias em espaços escolares e não escolares.
O uso dos meios oportuniza a elaboração de situações educacionais que desenvolvem diferentes capacidades em diversas áreas, permitindo assim, a construção de conhecimentos significativos.

Passo 1

RECURSOS TECNOLÓGICOS

        Ambiente/Sala Temática: Sala de Multimídias e Alfabetização

Usuários: professores/ Alunos Ensino fundamental de 06 anos ao 10 anos

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Mesa educacional de alfabetização

A mesa possibilita familiarizar a linguagem com a escrita, facilitando a interação e o conhecimento, estimulando diversas formas de conhecimento.

Incentivar a evolução de habilidades e conceitos relativos ao processo de adequação da linguagem oral e escrita, transformando numa experiência rica, divertida e significativa para o professor e o aluno.

A mesa possui software especial que ajuda na alfabetização dos alunos,  e dá suporte para exercícios da atividade cognitiva, relacionada especificamente a suas características e com apoio de materiais e recursos diferentes, linguagem e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnológicas assistivas.

            Lousa Digital

Seu dinamismo assegura um maior envolvimento e concentração dos alunos.

Permite um desenvolvimento corporal, visual e mental, Permite a aprendizagem como algo prazeroso e instigante, possibilitando o trabalho em grupo levando assim a interatividade entre os alunos.

A interatividade promovida garante melhor desempenho, pois ao contrario de apenas escutar que o professor ensina, os alunos aprendem usando todos os sentidos.
Funciona como um computador grande, porem mais inteligente e sensível ao toque.

Projetor

A utilização desse recurso tecnológico garante a eficácia da alfabetização através da projeção de letras e imagens com desenhos ilustrativos. 

Alfabetizar colocando ao aluno mais próximo do mundo tecnológico, assim com o mundo das palavras.

Com a projeção é possível criar historias ilustrativas através de slides, ou seja, fotos tiradas e projetadas através do projetor, fornecendo a interatividade entre os dois mundos o da tecnologia e o das palavras.

Computador

Conciliar a tecnologia da informática ás metodologias de ensino do processo de alfabetização.
Introduzir as primeiras silaba e formação de palavras ao conhecimento da criança.

Disponibilizar ás crianças jogos de softwares educativos ou provenientes de sites online a fim de enriquecer o processo de alfabetização.

Utilizar apresentações em PowerPoint para elaboração de conteúdos e atividades interativas;

Passo 2

A ONG esperança disponibilizou um espaço para as aplicações de tecnologias nas praticas educativas, este espaço foi criado para o uso de todos os alunos, professores e outros em diversas áreas. Este projeto irá auxiliar em vários sentidos aos usuários, visto que esses terão acesso a diversas informações.
Para a Ong Esperança as tecnologias vem para agregar como mais uma ferramenta aos adolescentes, crianças, professores e toda a comunidade. Para as crianças a tecnologia vem em grande ajuda como um reforço para sua aprendizagem, auxiliando para uma construção de escrita e oralidade através de recursos que estimulam os alunos a trabalharem em grupos, combina atividades interativas multimídias de maneira prazerosa trabalhando muito com o lúdico. As tecnologias também ajudam as crianças a exercitarem raciocínio matemático, por meio de jogos, a ideia é envolvê-las através de desafios de concentração e raciocínio. Os jogos e as atividades contribuem para desenvolver o lado cognitivo da criança, explorando suas habilidades de concentração, classificação e compreensão, além do mundo das artes conhecendo a humanidade e suas diferentes expressões culturais, a musica e a dança o teatro, também terá grande contribuição nas apresentações realizadas pelas crianças da ong utilizando dos novos recursos tecnológico. Como poderão criar projetos que venha para a melhoria da comunidade como a criação de blogs de utilidade publica. Além de contribuir, também, imensamente com as crianças portadoras de necessidades especiais que com a ajuda de ferramentas sonoras, visuais e com recursos de escrita podem ilimitar seu conhecimento e conseguir desenvolver-se com as outras crianças através das mesmas ferramentas.
Aos adolescentes os recursos tecnológicos poderá trazer uma grande contribuição com projetos de oficinas profissionalizantes com cursos como: produção de vídeos, oficinas de mídias, fotografias ou desenvolvimento de sites, para as aulas de vídeos, os alunos podem ter cursos de elaboração de roteiros e edição. Além do trabalho com os vídeos os alunos poderão estender os conhecimentos para outras mídias e formas de expressão como jornais, radio e tv comunitário, sendo que será de grande utilidade para toda comunidade. A proposta é poder acrescer as possibilidades dos jovens, forma-los usando como ferramenta a tecnologia de informação e comunicação (TIC) e encaminhar esses jovens formados a oportunidade de trabalho ou formação avançada na área da comunicação. Além de contribuir para pesquisas, trabalhos e estudos escolares, projetos, também poderá ser utilizado pelos jovens para momentos de recreação e lazer.
Aos professores ele tem um papel muito importante como mediador dessa aprendizagem, além de auxiliar em suas praticas pedagógicas, buscando informações e novos conhecimentos, o professor deve sempre procurar a atualização profissional quanto pessoal, e o computador poderá ajudar na elaboração de materiais de apoio, bem como ser valioso recurso para o ensino de diversas disciplinas do currículo, seja em sala de aula, num trabalho coletivo, seja na dinâmica, para ong as ferramentas tecnológicas pode trazer um grande benefícios pois juntos com a comunidade os professores poderão criar meios facilitando o intercâmbio entre escolas de diversas regiões e mesmo de diferentes países, contribuindo para a formação de uma cidadania global, em que ocorram intercâmbios culturais contínuos e o exercício de solidariedade em desastres naturais e outras situações críticas. Trata-se, enfim, de inserir toda comunidade em uma inevitável transformação de alcance mundial, mais do que levá-la a aderir a uma tendência transitória. Em meio a estas necessidades tecnológicas a Ong se mostra como um espaço de oportunidades para a democratização da informação, de adquirir novos conhecimentos de poder passar esses conhecimentos a outros, utilizar de um espaço para socialização, interação, recreação, estudos, pesquisas, projetos, ter acesso a varias culturas que possa trazer as grandes inovações. Ela tem como objetivo não apenas fornecer internet, mas também desenvolver conteúdos relevantes. O propósito é enriquecer as discussões acerca das contribuições e complementaridade que os recursos tecnológicos podem oferecer ao trabalho pedagógico, demonstrando ser também um aliado às praticas de ensino, além de criar um ambiente construcionista, contextualizado e de significado, e que possa promover contatos e experiências com varias dimensões da sociedade, proporcionando a comunicação em ampla escala, desenvolvendo a independência, e é uma ferramenta que poderá proporcionar muito interesse e prazer para todos da comunidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com