TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 8

DGLP – LIC. PEDAGOGIA

Disciplina:

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Tutor:

Lilian Paula Degobbi Bergamo

RA:

1165029

Aluno (a):

MARIA HELENA FERREIRA OLIVEIRA  

Turma:

DGLP 1501BRRF

Unidade:

Ciclo de Aprendizagem 2

Os Parâmetros que definem o desenvolvimento vão desde os reflexos primitivos do recém-nascido, passando pelo comportamento e adaptação social; visão; postura; audição e linguagem a partir do 1 mês de vida.        

Os reflexos incluem sucção, preensão palmar e direcionamento de cabeça visto no recém-nascido.  Já a partir do 1 mês de vida o comportamento e adaptação social são observados pelo olhar fixo na face da mãe, sorrisos esboçados a estímulos ou choro para situações desconfortáveis até a atividade de vestir-se sozinho aos 5-6 anos de vida e a escolha dos amigos. A visão pode ser observada na criança de 2 anos de idade que gosta de ver livros e já reconhece e nomeia algumas figuras até o desenho de figuras até o desenho de figuras humanas aos 5-6 anos. Quanto à postura e motricidade global podemos verificar desde o seu por em pé e o abaixar-se com o apoio de ambas as mãos e o gatinhar de uma criança aos doze meses até o saltar alternadamente num pé aos 5-6 anos. Aos 5-6 anos a audição e linguagem já se apresentam pelo vocabulário fluente e articulação correta diferente da vocalização imperceptível aos 12 meses.    

Para cada fase de vida da criança há critérios para avaliar seu desenvolvimento motor, emocional, cognitivo e social.

Contudo, a passagem de um estágio para o outro varia de criança para criança. Por exemplo: a criança com 2 anos no parâmetro da audição e linguagem, fala sozinha enquanto brinca ou pode apresentar uma linguagem incompreensível pelos familiares, mas outras crianças podem apresentar estas mesmas características aos 3-4 anos. Comportamento e adaptação social aos 2 anos de idade podem ser observados através do uso da colher de forma adequada. Sobe e desce escadas com os dois pés no mesmo degrau e se apóia na motricidade global na parede ou corrimão, diz o primeiro nome idêntico cabelos, mãos, pés, boca, sapatos (audição e linguagem).

Cada indivíduo possui e apresenta uma maneira própria de aprender, a forma individual de adquirir conhecimento é definida como Estilo de Aprendizagem. Por exemplo: algumas crianças aprendem com maior facilidade cantando músicas, outras através de brincadeiras, brinquedos pedagógicos, entre outros. 
Conforme colocado anteriormente, sendo o Estilo de Aprendizagem um aprendizado pessoal e único, vale ressaltar que não se trata do que o indivíduo aprende e sim a forma que ele utiliza durante o aprendizado. 

Em um mundo em que é preciso assimilar uma enorme quantidade de informações rapidamente, buscar soluções para aproveitar nosso tempo da forma mais eficiente possível se tornou questão de necessidade.

Uma alternativa importante é buscar facilitar o nosso processo de aprendizagem, identificando como cada um de nós aprende melhor. Em geral, as pessoas absorvem informações por meio de 4 formas: sentimentos, observação, pensamento e ação.

Os desenvolvimentos e mudanças quantitativas e qualitativas, elas dependem de uma relação do homem com o ambiente onde ele vive, pois estes ambientes podem ser mudados por vários fatores e com isso podem ocorrer mudanças.

As mudanças quantitativas são aquelas que podem trazer algum tipo de acréscimo à vida da criança, podendo ser elas físico como o aumento de peso e o crescimento da criança (altura), o aumento do vocabulário por novas palavras adquiridas ao longo do tempo, etc.

As mudanças qualitativas caracterizam-se pelas mudanças nas funções e nas habilidades que necessitam de uma supervisão, como se alimentar, como se vestir, como realizar a higiene pessoal, etc.

O desenvolvimento e sequência ordenada são típicos do ser humano, sendo que nem sempre é igual em todos os seres de nossa espécie, cada ser possui a sua individualidade que ocorrem por diferentes fatores, herança genética, modo de vida de cada ser, ambiente onde vive. Já as sequências ordenadas podem afetar o individuo, sendo elas socialmente, motor e afetivamente, e apesar de serem biológicas podem afetar o desenvolvimento do ser humano por não serem previsíveis.

O desenvolvimento e maturação surgiram, sobretudo nas décadas de 30, 40 e 50, significando que há uma sequência ordenada para o desenvolvimento do comportamento do humano, para os teóricos o desenvolvimento ocorreu em uma sequência relacionada em algum momento especifico, o individuo matura e fixa a aprendizagem e o desenvolvimento a este momento.

O desenvolvimento e períodos críticos ou sensíveis, ao longo de seu desenvolvimento o ser humano apresenta períodos que está mais sensível a determinadas experiências e influências. O período critico este período engloba aspectos relacionados à biologia, ou seja, mudanças de crescimento, desenvolvimento e maturação, pois testes processos ocorrem na vida do ser humano. O período sensível engloba o período de aprendizagens, habilidades e o desenvolvimento, quando começam a ter novas experiências.

Todos têm a capacidade de aprender usando uma destas 4 maneiras, no entanto temos a preferência e a facilidade de aprender melhor com uma delas.

Dentre as quais posso citar:

1) Sentir (Vivência Concreta)

É a aprendizagem por meio dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisórios intuitivos.

O princípio de generalização é fundamental quando pensamos na aprendizagem escolar. Nós aprendemos na escola alguns conceitos básicos, a fazer contas e a escrever certas palavras. Graças à generalização, podemos transferir esses aprendizados para diferentes situações, como dar troco e recebê-lo numa compra, escrever uma carta para a namorada distante e aplicar conceitos de Física para consertar aparelhos eletrodomésticos.

Na vida cotidiana, também aprendemos a nos comportar em diferentes situações sociais dadas a nossa capacidade de generalização no aprendizado das regras e normas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com