TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Laysa Bruniely

RA:1158915

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Professora: Lilian Paula

Atividade referente ao ciclo 2

Bases do desenvolvimento

Mediante tudo o que já estudamos até aqui pude notar que o a acompanhamento do desenvolvimento do indivíduo é fundamental para a importância da educação e para isso devemos ter noções de como se dá esse desenvolvimento. O desenvolvimento encontra-se dividido em: desenvolvimento físico e psíquico. No físico, há mudanças na estrutura corporal; enquanto no psíquico, há ganho de novas funções ou aprimoramento destas. 
Desenvolvimento Físico:  É aquele marcado pelas mudanças físicas que obtemos em nosso corpo, ou seja todos os tipos de transformações que ocorrem no  mesmo.

EX; Habilidades motoras, massa muscular, crescimento da estatura do corpo. Dentre entrou porem levemos em consideração a genética de cada indivíduo também.

O desenvolvimento físico é marcado por duas grandes características:

Pre-Natal:

Está relacionada com toda aquela parte da gestação da mulher, a fecundação em si do bebe, E assim todas as suas fases (germinação, embrionária e fetal.) E tudo que está correlacionado com a mamãe, desde sua alimentação até seu emocional.

Pós-natal:

 Será o momento do parto em diante, tratando das condições gerais tanto do bebe quanto as da mamãe em si. Será analisado todas as condições necessárias que o bebe daquela idade terá que desenvolver.

Ex: sentidos básicos e suas habilidades motoras que serão completamente desenvolvidas ao longo dos meses (ficar de bruços, sentar ao colo, engatinhar, ficar em pé com um apoio dentre outros.) Essa fase pôs na minha opinião é a fase mais importante e de grande serventia que os pais participem e se deliciem das sensações e momentos deliciosos que irão passar com seus bebes, desenvolvendo a cada dia sua autonomia, física, motora e até mesmo social.

Desenvolvimento Cognitivo: Está relacionado nas mudanças qualitativas nas atividades mentais superiores, ou seja refere-se a um conjunto de habilidades juntas necessárias para a obtenção do conhecimento.

Desenvolvimento social na Infância: Entre a idade de 02 a 05 anos, as interações das crianças se tornam mais frequentes, mais fortalecidas, mais sociais e complexas. Nos primeiros anos da pré-escola, as crianças se engajam principalmente em brincadeiras solitárias, em que não prestam atenção aos colegas, ou em brincadeiras paralelas, em que brincam próximas umas às outras, sem interagir. A brincadeira social durante todo o desenvolvimento da criança é um exercício agradável e de autoconsciência realizado em conjunto, e oferece as crianças uma chance de explorar padrões de interação social que raramente vivenciaram na vida real.

Ao longo do desenvolvimento da criança vão surgindo vários tipos de aprendizagem, dentre eles temos:

Aprendizagem por observação e imitação: No meu ponto de vista seria uma das formas de aprendizagem mais comum que já vi, pois esse é um comportamento que a maioria das crianças transmitem ao começar a se desenvolver, observando os adultos que convivem com as mesmas no dia a dia com expressões, gestos, e até mesmo sorrisos. Para a educação essa aprendizagem é de grande serventia porem os educadores, pais e pessoas que as rodeiam devem ser espelhos no quesito comportamento, ações, emoções; por que tudo isso será reflexo para a criança na qual está convivendo com vocês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com