TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem -

Por:   •  12/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - Prof.ª Dra. Lilian Paula D. Bérgamo

PROJETO DE PRÁTICA:

A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2023

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CLARETIANO- CENTRO UNIVERSITÁRIO DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - Prof.ª Dra. Lilian Paula D. Bérgamo

PROJETO DE PRÁTICA

A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

Aluna: Cleidiana Alves Sousa

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

2023

A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E

A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS

 

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O objetivo principal deste projeto é demonstrar a necessidade educacional de compreender a diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica, tendo em conta a importância dos professores na reestruturação de estratégias e condições instrucionais para facilitar a aprendizagem significativa. E mostrar a importância do fator motivacional.

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo principal desse projeto é abordar a cerca do assunto proposto sobre “A visão dos Professores sobre a Aprendizagem Significativa e a Motivação dos Alunos”, com base na Teoria da Aprendizagem que foi defendida pelo psicólogo norte americano David Ausubel, desde 1963.

O conceito mais importante da teoria deste autor sobre a aprendizagem significativa é que esse tipo de aprendizagem se trata de um processo pelo qual uma nova informação se relaciona com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo, ou seja, a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica.

Ele observou e afirmou que o processo de ensino precisa ser significativo para os alunos, no qual as informações devem interagir e se basear em conceitos relevantes já existentes na organização estudantil, isso se confirma na fala do autor abaixo

quando alguém atribui novos significados a um conhecimento a partir da interação com seus conhecimentos prévios, estabelece a aprendizagem significativa, independentemente desses significados serem aceitos no contexto do sujeito. (AUSUBEL, 2003, p. 6)

O autor MOREIRA em seu estudo sobre a teoria de David Ausubel, endossa afirmando que,

é importante salientar que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e os novos. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados. (MOREIRA, 2010, p. 2)

A teoria de aprendizagem significativa ocorre quando novas informações são incorporadas aos conceitos existentes dos estudantes, proporcionando assim um processo mais agradável a todos os alunos, estimulando seus interesses e necessidades, e tornando-os mais críticos e preparados para um mundo em constante mudança.

O objetivo deste projeto na prática será, portanto, discutir propostas de aprendizagem significativa, contextualizadas através de referenciais teóricos especialmente do material do autor Moreira “O que exatamente é aprendizagem significativa”.

  1. DESENVOLVIMENTO

1) Dados de identificação:

Nome: S. T. A - Idade: 38 anos

Escolaridade: Pós-graduada.

Tempo de profissão: 20 anos. (Professora dos Anos Iniciais)

2) Formação do professor:

  • Faz curso com regularidade? Sim
  • Participa de formações continuadas? Sim
  • Pretende realizar algum curso (graduação ou pós-graduação)? Sim. Futuramente pretendo me especializar mais ainda na área educacional.

 

ROTEIRO DA ENTREVISTA

1) A senhora já ouviu falar sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa? Na sua opinião ao que ela se refere?

Sim. É um tema que tem sido bem discutido no momento. Já li alguns artigos sobre o assunto e percebi que é uma forma de considerar o conhecimento pré-adquirido de um estudante, agregando mais conhecimentos direcionados.

 

2) Como faz para colocar em prática esta Teoria?

Propondo atividades mais atrativas e melhor adaptadas aos alunos e à realidade de cada um.

 

3) E a motivação dos alunos, como a senhora os compreende?

A motivação gera envolvimento e é o fator primordial no processo de ensino-aprendizagem, quando há interesse, há muita facilidade no aprendizado.

 

4) Conhece as teorias cognitivas da motivação?

Creio ser algo referente ao comportamento humano? Mas não possuo muito embasamento a cerca do tema. Prometo ler mais sobre o tema.

 

5) Como educadores e o contexto escolar, de forma geral, podem motivar os alunos? E os educadores, é importante que estejam motivados?

Outro ponto bem importante é a motivação do professor, afinal para motivar uma determinada pessoa também é preciso estar motivado, caso contrário torna-se algo bem frio e pouco verdadeiro. Devemos investir em um ambiente mais acolhedor, melhores recursos tecnológicos, planos de aula melhor adaptados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (199.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com