TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os principais princípios que devem nortear o ensino de Língua Portuguesa?

Por:   •  2/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  1.218 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais os principais princípios que devem nortear o ensino de Língua Portuguesa?

A língua portuguesa abrange uma variedade muito grande de conteúdos didáticos. Os princípios da lingua portuguesa são: teoria e aplicação, escrever bem, saber ler com clareza, aquisição na linguagem, ter coerencia e coesão textual, análise de discurso crítico, análise de texto visual, análise de textos, leitura, produção e exercícios.

2) Qual o papel da gramática no ensino de Língua Portuguesa?

A gramatica permite um melhor conhecimento e uso da língua; contribui, desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento cognitivo; e permite, através de um melhor domínio da língua, a apropriação mais fácil de todo o saber. O ensino de gramática, não deve ocorrer apenas para proteger ou conservar a composição da língua, mas para auxiliar o usuário e falante no conhecimento de sua própria língua materna, possibilitando-lhe as características essenciais que pertencem à sua cultura.

3) Como tornar a formação linguística mais significativa aos alunos?

O professor precisa sair da rotina, deixar de lado paradigmas tradicionais e usufruir de meios que o leve ao êxito dentro da sala de aula, por isso a importância de professores estarem constantemente buscando inovar e aprimorar suas metodologias dentro da sala de aula para que seus alunos possam tomar o gosto pela aprendizagem e, principalmente, consigam desenvolver com qualidade suas habilidades para a leitura e escrita, apreendendo, aos poucos, o padrão culto da Língua Materna.

Referências Bibliográficas

POSSENTI, S. Sobre o ensino de português na escola. In: GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

RODRIGUES, R. H. D. Ensino de gramática: reflexões sobre diretrizes oficiais. Revista Linha D´Água, São Paulo, v. 27, n. 11, p. 9-30, jun. 2014.

CUNHA, Celso; Cintra, Luís F. Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com