TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a finalidade de ser pedagogo?

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIA EUNÍLIA GOMES BRAZ

QUAL A FINALIDADE DE SER PEDAGOGO?

[pic 4]

Acoverde

2014

MARIA EUNÍLIA GOMES BRAZ[pic 5]

QUAL A FINALIDADE de ser pedagogo?

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica, Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-filosófico.

Profs. Juliana Fogaça Sanches, Okçana Battini, Marcia Bastos.

Tutora eletrônica: Ana Claudia Kikumoto de P. Gil

Tutor(a) de sala: Niedja Sobreia de Lima

Arcoverde

2014

Sumário[pic 6]

Introdução....................................................................................................................3

Desenvolvimento..........................................................................................................4

Considerações finais....................................................................................................7

Referências Bibliográficas............................................................................................8

Introdução

                            Quando se fala em pedagogo, vem logo a mente a ideia de professor.

                            O nosso objetivo nessa pesquisa é mostrar qual a finalidade de ser pedagogo, mostrando que ele é mais que um profissional da educação, e evidenciando a sua importância na formação de seres humanos para a sociedade.

                            O termo pedagogia é visto por muitos pedagogos como o modo de ensinar. Veremos como trata dos princípios e métodos de ensino na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais.

                           

Desenvolvimento

                            A pedagogia é considerada como a ciência da educação, e diante da socialização ela ocorre em todos os espaços. Quando falamos em educação pensamos logo que a educação é um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído culturalmente, a partir do contexto familiar e social.

                         

A pedagogia é o campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. E a educação é o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervêm no desenvolvimento humano dos indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais (Libâneo, 2004 – p, 27).

                            Para vivermos em sociedade é necessário termos educação, pois a sociedade contemporânea nos exige isso.

                            A pedagogia é “a ciência que tem a educação como objeto de estudo” segundo Libâneo (2001), é o método para ensinar; e o pedagogo? Pedagogo é considerado o mestre de meninos; na antiguidade o pedagogo era o escravo que conduzia a criança à escola (“peda” significa pedagogia, é do grego “paidós” que significa criança), então se o ensino se dirige a criança, quem ensina para criança é o pedagogo. Para se tornar pedagogo, é necessário fazer um curso de pedagogia, ideia que está firme no contexto de formação de professores no Brasil.

                           Pedagogo não é apenas ser professor, é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com diferenças, sem qualquer tipo de preconceito. A responsabilidade de um pedagogo é muito grande, pois ele está formando cidadãos para o futuro. Ser pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança, amor pela profissão e perseverança.

                           O pedagogo não ensina qualquer coisa, um bom profissional precisa estar sempre atualizado, atento a tudo, pois cada vez mais os alunos exigem um professor competente. Na nossa sociedade contemporânea, a educação requer um profissional dinâmico, criativo e flexível, pois os desafios que se colocam para o educador surgem de diversos aspectos e se multiplicam dia após dia.

                           O pedagogo não é simplesmente um educador, abrange mais do que isso, diante das várias dificuldades que hoje encontramos na educação, ele é um profissional que a todo momento tem sofrido para exercer sua profissão de forma competente e dedicada. Portanto, para ser pedagogo, não basta só querer, tem que gostar, se apaixonar mesmo pela profissão, porque não é fácil passar pelas dificuldades da educação e não desistir.

                           Diante de uma sociedade em constante processo de transformação, o pedagogo é o profissional, que a cada dia mais se enquadra para exercer a função de transmissão do conhecimento “ocorrendo em muitos lugares, institucionalizados ou não, sob várias modalidades” (Libâneo, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com