TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando voltar a ser criança

Por:   •  4/3/2017  •  Resenha  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  1.421 Visualizações

Página 1 de 4

QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA

KORCZAK, Janusz. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 16ª Edição,1981.

Introdução

O autor Janusz Korczak, que foi médico, escritor e educador polonês. Korczak era diretor de um orfanato em Varsóvia e definia-se como um educador que amava as crianças e dedicava todo o seu afeto ás crianças órfãs. Em 1940 durante a segunda guerra mundial por ser judeu Korczak foi obrigado a mudar o orfanato para o Gueto de Varsóvia onde ficou confinado com os órfãos, porém Korczak teve todas as chances de fugir más ele preferiu ficar com as 200 crianças e outros educadores, até o fim onde foram todos levados para o campo de extermínio de Treblinka, e infelizmente todos morreram assassinados pelos nazistas na câmera de gás.

Esta obra Quando eu voltar a ser criança o autor sempre defende a ideia de que para se modificar a sociedade, é preciso melhorar o ser-humano que os educandos deveriam ser educados com amor, consideração, cooperação e entendimento. Fala sobre a história de um professor que está cansado e estressado de seus problemas de ser adulto, e gostaria muito de voltar a se criança, pois ele imagina que as crianças não tem problemas, que para elas é tudo diversão lembrando de quando ele era criança e como se preocupava com seu futuro e de seus pais. Ele pensava que quando crescesse iria construir uma casa no mesmo terreno para seus pais, iria se casar, ter filhos e seria bem sucedido.

Mas de repente aparece um gnomo e ele muito assustado e sem saber o que fazer, não hesita e faz um pedido ao gnomo: "quero voltar a ser criança, mas sem perder a memória de adulto!". E então o gnomo realiza o seu pedido e ele começa a passar por situações e experiências que ele jamais havia imaginado passar sendo adulto. Durante o tempo que passa como criança, ele passa por diversas sensações que as crianças passam. Ele sente medo, alegria ansiedade e expectativa. Porem ele não sabia que as crianças também tem preocupações, e bem mais profundamente sentidas do que nos adultos, por serem mais frágeis menos compreendidas. E então ele começa a passar por situações e sentir sensações que nunca imaginaria passar como adulto e que as vezes as crianças passavam e sentem más os adultos não compreendem.

Os adultos não respeitam o tempo da criança, nem se importam com o que a criança pensa, qual sua opinião o que ela quer.

O adulto pensa no direito de minimizar a criança; pensa que seu sofrimento, sua dor, suas lágrimas não passam de criancice. E que isso é um equívoco. Korczak também comenta que quando as crianças fazem arte (quebrando algum objeto ou derrubando um móvel), os adultos geralmente tendem a brigar e discutir com elas. Para ele este é outro exemplo de equívoco porque (segundo seu argumento) as crianças ainda não estão familiarizadas com a dor e a injustiça do mundo dos adultos e está "não familiarização" que os adultos esquecem que a criança não tem, faz com que os adultos as julguem pelos seus valores e não pelos valores e pela visão de mundo da criança, e isso as faz sofrer e chorar mais do que aos adultos.

O autor também diz que “para nós não existe direito nem justiça, somos uma classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com