TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: “Utilizando o PPP e o Regimento no dia a dia da escola”

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Município de Itapemirim

Secretaria Municipal de Educação

E.M.E.I.E.F “Elvira Meale Lesqueves”

Educação Ambiental e o Sentido de Pertencimento: Um estudo no lugar onde vivo.

Andréa Mattos Brumana

Claúdia Gomes Ferreira

Ediana Rosa Pereira Werhein

Fernanda Pasquali Marvila

Keyla Arcanjo Freitas

Lenilcéa de Oliveira Gomes

Marcela Mezini

Priscila Magalhães Couto

Renata Fardin de Souza

Sandrean da Silva Cardoso Carvalho

Tiago Ferreira Soares

Itaoca/Itapemirim-ES

2019

Andréa Mattos Brumana

Claúdia Gomes Ferreira

Ediana Rosa Pereira Werhein

Fernanda Pasquali Marvila

Keyla Arcanjo Freitas

Lenilcéa de Oliveira Gomes

Marcela Mezini

Priscila Magalhães Couto

Renata Fardin de Souza

Sandrean da Silva Cardoso Carvalho

Tiago Ferreira Soares

Educação Ambiental e o Sentimento de Pertencimento: Um estudo no lugar onde vivo.

Projeto apresentado a Secretaria de Educação de Itapemirim/ES, como requisito parcial para a conclusão da Formação Continuada de Professores do Município de Itapemirim/2019.

Itaoca/Itapemirim-ES

2019

Introdução

Pertencimento pode ser entendido como um elo conectivo entre o ser humano e a natureza. O despertar desse sentimento faz-se necessário em nós seres humanos, pois também “somos natureza”. Sendo assim, a prática educativa emancipatória colabora-se para o despertar do desenvolvimento desse sentimento tão importante para a preservação da natureza local.  

Neste sentido, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental “Elvira Meale Lesqueves” através do seu corpo docente sentiu a necessidade dos discentes, desenvolverem e possuírem o sentimento de pertencimento do lugar onde vivem, despertando sua criticidade e respeito à Educação Ambiental e a Cultura pela Sustentabilidade.

Portanto, a instituição escolar pretende envolver todos os sujeitos da escola, em primeira instância os alunos, e em segunda instância toda a comunidade escolar, através de dinâmicas de visitação/estudo aos pontos turísticos naturais do distrito de Itaoca/Itapemirim-ES, com o intuito de aproximar os participantes da natureza local.

O projeto será desenvolvido com os alunos das turmas dos 6º aos 9º anos, com atividades dinâmicas despertando seu interesse pela linha dos descritores: Educação Ambiental, Cultura e Sustentabilidade, através de registros fotográficos de áreas degradadas e não degradadas; observações e registro de tipos de resíduos sólidos dos ambientes visitados; observações e registro da erosão de marítima; identificação e registro através de desenhos das áreas de restinga de praia, leitura visual do ambiente e escrita de poemas, piqueniques ambientais, entre outras.

O trabalho busca inserir todas as áreas do conhecimento; Português, Matemática, Geografia, História, Artes, Inglês, Educação Física e ciências, havendo a multidisciplinaridade que segundo Nicolescu et al. (2000), corresponde a busca da integração entre as disciplinas por meio do estudo de um objeto de uma mesma e única disciplina ou por várias ao mesmo tempo. Esse tipo de pesquisa traz contribuições significativas a uma disciplina específica, porque “ultrapassa as disciplinas, mas sua finalidade continua inscrita na estrutura da pesquisa” (NICOLESCU, 2000. p.14).

Justificativa

         A Praia de Itaoca é ligada a de Itaipava, apenas separada por uma pedra. De águas cristalinas e grande faixa de areia branca. É uma praia de pesca e fica em frente à Ilha dos Franceses.  Itaoca é o mesmo que “Casa na Pedra”.

A Ilha dos Franceses está localizada  a 3,5 km de Itaoca e possui um misterioso farol construído em 1730 pelos franceses. As águas claras no entorno da Ilha transformam o local em um ótimo ponto para a prática do mergulho. Pode encontrar também diversas espécies de aves raras que habitam o local.

O projeto tem o intuito de promover várias ações pedagógicas que busque despertar o sentimento de pertencimento dos alunos, para que assim possam desenvolver a criticidade buscando se envolver nas questões ambientais locais, preservando e conservando os ambientes naturais de Itaóca/Itapemirim-ES.

Pretende-se com a realização do projeto o envolvimento e a sensibilização dos alunos quanto aos valores ambientais, à responsabilidade individual com a preservação, a construção ou o resgate do sentimento de pertencimento, levando para a comunidade onde estão inseridas atitudes replicadoras de pertencimento ao meio ambiente e que essas atitudes sejam motivadoras de melhorias sociais, econômicas e ambientais.

        Realizando-se uma pesquisa sobre o impacto do lixo e seus resíduos observa-se que esses podem ser reutilizáveis e/ou recicláveis, sobrando na verdade pouco para ser realmente descartado. Posto isso, é possível melhorar o ambiente, tudo é questão de cidadania exercida na sua plenitude.

        Ao analisar o que pode acontecer no futuro, é preciso estudar e compreender o que aconteceu no passado, o que ocorreu no curso do tempo. Razão está, da escolha do tema que se prende ao fato de se ter uma preocupação com as gerações futuras, visto que, hoje, o lixo tornou-se um indicador do padrão de vida e dos costumes de um povo.

Objetivo Geral:

- Despertar o sentimento de pertencimento dos educandos pelo lugar onde vivem, estimulando uma mudança de comportamento para a proteção e preservação dos ambientes naturais e não naturais da localidade de Itaóca- Itapemirim/ES, para a garantia e melhoria da qualidade de vida social, econômica e ambiental.

Objetivos Específicos:

  • Registrar fotograficamente áreas degradadas e não degradadas com intuito de sensibilização;
  • Realizar a leitura visual do ambiente e a escrita de poemas, como resgate do sentimento de pertencimento;
  • Identificar e registrar através de desenhos a vegetação de restinga de praia e fauna local;
  • Observar e registrar a erosão marítima da Praia de Itaóca e leitura visual do ambiente e desenho artístico dos ambientes naturais visitados;
  • Realizar piquenique ambiental comunitário, como forma de buscar o “prazer” de estar na natureza.  
  • O compartilhar conhecimentos não apenas aos alunos envolvidos, mas com toda a comunidade escolar, no que se refere à importância da reciclagem;
  • A integração dos conhecimentos matemáticos na solução da problemática do lixo, promovendo uma melhoria na aprendizagem dos conteúdos;
  • Visualização matemática através da elaboração de gráficos e tabelas sobre a realidade da problemática em questão nas comunidades próximas da escola.
  • Transmitir para os alunos hábitos saudáveis, que venham despertá-los para uma melhor qualidade de vida, formando uma parceria de orientação entre a escola e a população de estudantes no sentido de se formular uma política estudantil de preservação e conservação do meio ambiente.

Referencial Teórico:

A forma como nos relacionamos com o meio ambiente á nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que temos. Portanto, é papel da escola, através de práticas pedagógicas reflexivas e autônomas fazer o aluno entender ou mesmo despertar para a seguinte questão: que tudo que está a nossa volta, em se tratando de natureza deve ser amado e respeitado e que fazemos parte dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (62.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com