TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.532 Palavras (15 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Conceitue tecnologia e tecnologia educacional. A partir desses conceitos escreva com suas palavras, como o professor deve se preparar para trabalhar com seus alunos com o e-book, a hemeroteca e a lousa digital?

R:  Primeiro o professor deve ser preparado para a inclusão da tecnologia na educação , e não se preparar depois, ou seja em sua formação ,na graduação em licenciatura o professor tem que ter as noções básicas para se planejar uma aula com essas novidades tecnológicas , o professor deve dominar o assunto,e não deixar de procurar formação continua como em todas as áreas da educação

      Ao levar a tecnologia para a sala de aula  é também levar a linguagem e o conhecimento.

 

  1. Relate o contexto histórico da tecnologia em 15 tópicos e explique como podemos aprender com a tecnologia nos dias atuais.  

           R: 1- O desenvolvimento do uso de tecnologias audiovisuais ocorreu  nos Estados Unidos a partir da década de 1940;

                 2- Na área da educação surgiu em 1946;

                 3- O ensino programado assinala o arranque da tecnologia educativa como área de estudo no Reino Unido;

                 4- Nos anos de1950, a psicologia da aprendizagem marca sua importância;

                 5- Conceituações encontradas no estudo das tecnologias educacionais;

                 6- Tecnologia educacional como disciplina dos currículos pedagógicos;

                 7- Em 1960 o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa;

                 8- Definição de tecnologia educacional no ano de 1970;

                 9- Revolução eletrônica;

                10- Nos anos de 1980 a tecnologia educacional alcança seu maior prestígio;

                11- A tecnologia educacional passa a ser estudado em diversos países;

                12- Nos anos de 1980 e 1990 são marcados pela crise da perspectiva tecnocrática da tecnologia educacional;

                13- Desqualificações giravam ao redor de sua evolução;

                14- Século XXI se caracterizou pela reformulação da tecnologia educacional;

                15- Emergência de novos paradigmas;  

  1. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Argumente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

R:

  • Educação: acesso á qualquer informação com agilidade e qualidade, apresentações multimídias, sites que possam auxiliar o professor na preparação das atividades pedagógicas;
  • Saúde: grandes descobertas para tratamentos de doenças, recursos e infra-estruturas eficientes nos locais de atendimentos;
  • Comunicação: redução de distancia, transmissão em tempo real, circulação instantânea de informação;
  • Meios de transportes: eficiência na segurança dos veículos, estabilidade, conforto para o usuário;
  • Ciência: grandes descobertas de novas engenharias para fabricação de aparelhos eletrônicos proporcionando maior qualidade de vida.

  1. Como podem ser classificados os recursos didáticos?  Conceitue recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes? Apresente cinco exemplos de cada um e defina sua função.

R: Os recursos didáticos são classificados como: naturais, pedagógicos, tecnológicos e culturais.

      Os recursos didáticos independentes são aqueles que não necessitam de energia elétrica, exemplo: livros, giz, quadro, cartaz e mapas, esses tipos de recursos consegui por si só mostrar ao aluno o que é preciso aprender.

     Os recursos didáticos dependentes eles necessitam  de outro elemento para ser entendido e manipulado, exemplo: computador, radio, lousa digital, e-book, hemeroteca entre outros.

  1. Em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de     aprendizagem, explique por que devemos ter cautela ao aplicar atividades com os recursos computacionais?

              R: Porque         todo o recurso usado para didática no ambiente escolar deve conter objetivos claros para o desenvolvimento na aprendizagem do aluno, e que possa contribuir nesse processo de ensino/aprendizagem. O professor tem que ser muito astuto ao utilizar esta didática para que o aluno entenda qual é o papel da tecnologia na educação.

  1. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a evolução da comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana.  

Para assistir o vídeo, acesse o link do vídeo “História da Comunicação Humana”:  http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A

R: Foi através da necessidade humana de se comunicar que o homem foi criando formas variadas de comunicação. A comunicação esta interligada com a tecnologia e a toda evolução humana. O vídeo mostra o grande avanço da tecnologia e que como o homem é capaz de criar em questão de segundos novos meios de comunicação, hoje se torna quase impossível em vivermos sem essas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (344.8 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com