TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  6/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SILVIA PAEL MARECO – RA 8979192002

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

DOURADOS - MS

2016

[pic 2]

SILVIA PAEL MARECO – RA 8979192002

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação no Ensino Fundamental I.

DOURADOS - MS

2016

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno        

Introdução        

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação no Ensino Fundamental I

1 – Observação e Interação na Escola        

2– Plano de Aula        

3 – Regência        

Considerações Finais        

Referências Bibliográficas        

Anexos        


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Silvia Pael Mareco.

RA: 8979192002

Curso: Pedagogia

Semestre: 5º

Ano: 2016

Início do estágio: 25/04/2016 á 11/05/2016

Término do Estágio:

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: SERB Sociedade De Educação De Rio Brilhante Ltda-ME

Endereço: Rua Juviano Medeiros.

Telefone:  ( 67)3452-6566

Responsável: Robison Cardoso Aguileira.

I – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como por objetivo relatar as observações e interação na escola, que servem como uma prática em sala de aula. O estágio supervisionado na educação fundamental tendo um papel de grande importância na formação inicial do docente, por vivenciar a diversidade no ambiente escolar. Através das observações, é possível ter uma visão de como melhorar e ministrar uma sala de aula e as formas de como desenvolver as ferramentas usando a didática. Assim possibilitamos um bom desenvolvimento e melhorando o aprendizado de cada aluno.

Com elaboração dos planos de aula mostra-se que, e reger em sala, é uma experiência única para o (a) futuro (a) pedagogo (a), pois o aluno por pouco conhecimento que tenha, é possível trazer amplas visões diferentes, e fazer com essas novas ideias construímos outras ideias.

No ano de 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, que a educação infantil passou a fazer parte da Educação Básica, não possui um currículo formal, seguem-se os Parâmetros Curriculares Nacionais. O papel da Educação Infantil no ensino fundamental é cuidar em espaço formal, alimentação, limpeza, e o brincar.  Devem ser trabalhados o, Movimento, a Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. A inclusão social na escola é uma evolução de grandes expectativas, pois o educando da ao aluno com  a  maneira de trabalhar mais em seu desempenho do raciocine. O objetivo é diversificar as relações sociais com outras crianças, e adultos, se expressar, brincar das mais variadas formas, utilizando as mais diferentes formas para se comunicar, o que contribui em um bom desempenho da criança é o acompanhamento dos pais em relação à realidade dos seus filhos.

 Podemos ressaltar que a importância do Projeto Politico Pedagógico, aborda-se a seguinte, a constituição da história escolar, as estratégias a ser construída para conseguir obter as busca do sucesso escolar, são constantes, pois o conhecimento é uma amplitude infinita, então devemos sempre estar apto a qualquer situação, acolhendo sempre as novidades, fazendo com que a diferença em um ambiente escolar seja um sucesso.

a-) Observação e Interação.

A Escola Particular Escola de Educação Cativante, deu-se inicio no dia nove de Agosto de Dois mil e sete, Localizada com a sede na Rua Juviano Medeiros, Nº 1700, bairro Trombini, Rio Brilhante-MS. Quanto à estrutura administrativa, esta é composta por Direção Escolar, Coordenação Pedagógica, Secretaria, Corpo Docente, Corpo Discente, Conselho Escolar, Serviços Auxiliares. Sendo que a Escola de Educação Cativante é constituída, estruturalmente, por 11 (onze) salas de aula, 01 (um) laboratório de Ciências, 01 (um) laboratório de Informática, 01 (uma) sala de atendimento psicológico, 01 (uma) cantina, 01 (uma) despensa, 01 (uma) Sala esportiva bolas, 01 (uma) Biblioteca; 03 (três) sanitários masculinos e 03 (três) sanitários femininos (todos com lavatório), sendo um em cada adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, 01 (um) sanitário adequado a Educação Infantil, 01 (um) sanitário unissex com lavatório, 01 (uma) sala para os professores/cozinha, 01 (uma) sala para secretaria, 01 (uma) sala para coordenação, 01 (uma) sala da direção, 01 (um) espaço para pátio, 01 (um) estacionamento para bicicletas e automóveis; 01(uma) quadra coberta; 01 (uma) quadra de areia, 02( dois) parque infantil, 02(dois) bebedouros, 01 campo de futebol suíço, com gramado ao redor de toda unidade escolar ( área verde). Observou-se que todos os ambientes são claros, ventilados e com o espaço suficiente para atender todas as crianças, tendo um espaço adequado para todos da Educação Infantil.

O Projeto Político Pedagógico, tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, a Escola Particular De Educação o  Cativante , tem a função principal valorizar e respeitar as experiências de vida, e a família dos professores, com o propósito de fortalecer um ao outro, dessa maneira é vista como sendo a melhor postura de se trabalhar unidos e conquistar objetivos da instituição escolar.

As metas ressaltadas são discutidas em parceria com todo o conjunto escolar, tendo como a responsabilidade dos professionais analisar, pois sempre estão aptas as mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (675.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com