TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 8

MARIA LUCIA DE SOUZA CAMARGO – RA: 4300069756

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

III

OSASCO, SÃO PAULO

2015

MARIA LUCIA DE SOUZA CAMARGO – RA: 4300069756

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

III

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado III.

OSASCO SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

Identificação

4

Introdução

5

Desenvolvimento

7

Considerações Finais

9

Referências

11

Título do Projeto, Período de realização, Equipe do Projeto

12

Objetivos propostos do Projeto, Objetivo geral, Objetivos específicos, Instituições envolvidas

13

Objetivos alcançados, Dificuldades encontradas para realização do Projeto, Atividades desenvolvidas, Metodologia desenvolvida

14

Processo de avaliação, Impacto social da realização do Projeto, Público alvo

15

Lista de participantes

16

Anexo

17

IDENTIFICAÇÃO

Estagiário: Maria Lúcia de Souza Camargo RA: 4300069756

Curso: Serviço Social

Telefone: 94829-6138    e-mail: marialucia68@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: III

Local do Estágio: Associação Quintal Mágico

Endereço: Rua João Gutierrez Lopes, 171, Novo Osasco

CEP: 06142-240 São Paulo 

Supervisor (a) Acadêmico (a): Kristina Elena Silva Castro Nº CRESS: 52348/9° Região

Supervisor (a) de Campo: Mirian Meneghini Rodrigues  Nº CRESS: 7619/9° Região

Carga Horária: 181 horas

Início: 06 / 04/2015                   Término: 15/05/2015

Estagiário: Karina de Melo Sant Ana Lima   RA: 3814678328

Curso: Serviço Social

Telefone: 99994-1668    e-mail: Karina.sant@hotmail.com

Nível do Estágio Supervisionado: III

Local do Estágio: Associação Quintal Mágico

Endereço: Rua João Gutierrez Lopes, 171, Novo Osasco

CEP: 06142-240 São Paulo 

Supervisor (a) Acadêmico (a): Kristina Elena Silva Castro Nº CRESS: 52348/9° Região

Supervisor (a) de Campo: Mirian Meneghini Rodrigues  Nº CRESS: 7619/9° Região

Carga Horária: 181 horas

Início: 06 / 04/2015                   Término: 15/05/2015

INTRODUÇÃO

Ao desenvolver sua prática, o profissional do Serviço Social se depara com vários desafios e, remetendo ao seu processo de formação, acredita-se ser possível reconhecer os fatores implícitos de sua herança sócio-histórica, que influenciam diretamente no desenvolvimento de sua atuação na atual conjuntura (MARTINELLI, 2009). E, uma vez que há um grande número de pessoas acometidas por problemas sociais, é preciso reavaliar a atuação do profissional, para que esta seja mais ativa e, assuma, de fato, um caráter transformador e eficaz.

A origem do Serviço Social como profissão tem, pois, a marca profunda do capitalismo e do conjunto de variáveis que a ele estão subjacentes - alienação, contradição, antagonismo -, pois foi nesse vasto caudal que ele foi engendrado e desenvolvido (MARTINELLI, 2009, p. 66).

Ao conhecer todo o processo de formação e instituição da profissão, desenvolver uma avaliação crítica da realidade profissional do Assistente Social, repensando sua prática, e quais as possibilidades para atender as demandas, buscando identificar meios para uma atuação mais qualificada e comprometida com a realidade social.

A primeira aproximação que o aluno tem com o espaço e a prática profissional se dá mediante o estágio Então o estágio, no processo de formação profissional deixa de ser um momento episódico do ensino do Serviço Social para adquirir peso específico no processo de aprendizagem da profissão O ensino e a aprendizagem profissional se processa através de uma trama de relações, cuja característica é a interatividade. A interatividade, na análise do material empírico, pôde ser compreendida como processo, mediante o qual, emergem relações inter-pessoais e inter-institucionais na vivência cotidiana dos sujeitos, e que desencadeiam atitudes cooperativas e de mútua realimentação, provocando mudanças significativas .

Com a implantação do Projeto Leitura pôde ser analisadas diferenças significativas nas crianças. As mesmas desenvolveram áreas cognitivas de conhecimento como autonomia, leitura, observação e conceitos de idéias através das imagens, símbolos e leituras.

Tiveram também uma mudança cultural, pois puderam ter acesso á diversos textos com seus gêneros diferentes, assim como jogos pedagógicos que a grande maioria desconhecia.

O impacto alcançou também as pessoas com quem as crianças convivem, pois as mesmas passavam o aprendizado com muito entusiasmo.

DESENVOLVIMENTO

A intervenção junto aos objetivos propostos foram atingidos durante todos os momentos demonstrando apropriação dos conhecimentos nas realizações de coleta de dados como medida de apreensão dos aspectos gerais da realidade sócio-institucional de análise. Tanto pela atualidade do tema como pela sua complexidade, em diferentes configurações. Os assistentes sociais possuem e desenvolvem atividades localizadas no âmbito da elaboração, execução e avaliação de política pública como também assessoria a movimentos sociais, sendo que a formação experiência e intervenção histórica desses profissionais na política social atribuem um papel fundamental na consolidação da Assistência Social como direito de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com