TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  2.685 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6°SEMESTRE FLEX

EIDA FRANCINE DA PAZ TEIXEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

SANTA LUZIA

2016

EIDA FRANCINE DA PAZ TEIXEIRA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório –Ensino fundamental;6º flex e 7º  semestre

.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:NATHALIA ALVES DA SILVA 

Tutor de sala: JUSSARA BEATRZ DE SOUZA 

SANTA LUZIA  2016


 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        

RELATORIO DA OBSERVAÇÃO1° ANO        

2 REFERENCIALTEÓRICO        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO        

6 AMOSTRA  ESTAGIO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado como e a rotina na E.M.Dagmar Barbosa de Souza. Tendo como objetivo mostrar a realidade escolar, seus aspectos positivos e negativos. O estagio é um momento muito importante para a formação do profissional. Desenvolve uma formação baseada no contexto real de atuação.

Neste tamben sera relatado a organização e o funcionamento da intituição educacional,possibilitando ao  futuro profissional  oportunidade de entra em  contato direto com a realidade  profissional ,alem de concretizar pressupostos teorico adquiridos com proficionais mais experientes.

Atraves da materia de ciências iremos falar a respeito do desmatamento buscando ampliar as noçoes já elaboradas das crianças ,pois nas suas mais variadas formas,pois agente so protege e cuida daquilo que conhece e ama,e mais do que ensinar a criança a não poluir e educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.


2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

  1. caracterização da instituição

meu estagio foi realizado  em uma instituição publica e.m.dagmar barbosa de souza localizada na ,av.viii,n°201,bairro carreira comprida ,cidade de santa luzia ,mg.possui 9 salas com 30 carteiras e cadeiras,1armário relogios,mesas e cadeiras para professor,dvd e televição.são salas amplas com boa luminanosidade ,bem ventiladas com quadro janelas grandes, com curtinas, e ventilador as salas tambem possuem ambiente alfabericos  com, cartazes do alfabeto,numeros,pequenos texto(parlendas,poesias,etc).

a escola funciona em dois turnos e tem um total de 400 alunos,uma biblioteca que funciona somente no turno da tarde,pois nela tambem esta intalada o laboratorio de informatica ,que funciona pela manhã.

são dezenove professores ,duas secretarias sete auxiliar de servisoços gerais,sendo dois serventes (masculinos)e cinco(feminino),uma diretora ,uma vice-diretora,uma supervisoras.a escola tambem possui quadra de jogos ,e um espaço considerado campo de de futebol,em seu aredores a duas mesas de xadre e uma de pingui-pongui,uma sala para secretaria ,uma sala para diretora,  um banheiros para uso dos meninos e um para uso das meninas,cada um possuem quatro vaso sanitarios e um pia cada,tem uma cantina bem montada ,onde receben a merenda escolar, que e fornecida pelo centro de processamento e distribuição de  merendas escolares,que e entregue duas vezes ao dia e é servida para turno da manhã e atarde.

em relação ao material didático pedagógico ultilizado na escola,estão de acordo com os pcns,livros didaticos,dicionarios,jogos e diversosportadores de textos,como revistas,jornais,receitas e outros.

o perfil da população esta entre criança com  idade 05 a 14 anos,que fazem parte da classe social média e baixa,tambem tem suporte para atender criança portadores  alguma deficiencia ,e a escola não atende somente alunos do bairro,mas tambem criançasde bairro adjacentes.

a relação da escola com a comunidade tem uma sintonia muito boa ,pois sempre esta havendo atividades que requer a participação da famila e a comunidade,ocorre de fato uma parceiria escola ,alunos e pais.


3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

A escola abre os portoe as 6;50,ao entra  as criançao tem  um café da manhã(chocolate quente com biscoito),ao terminarem  ,as crianças são orientadas a irem  para sua sala,aquardam cerca de 20 minntos e feito uma oração ( pai nosso),após a oração e ministrada  as aulas  que por volta das 8:30h toca o  1°sinal para o recreio das criança menores do 1°ao 3° ano,são 30min. de recreio e seguida as 9:00 e o recreio do 4° e 5° ano,aparti das 9:30 são ministras o restante das aulas.Os professore desenvolve seu trabalho seguindo orientaçoes PPP, com o suporte’’planejamento anual’’,que e separado em trimestre(elaborados por toda equipe pedagogica da escola,juntamente com secretaria de educação da cidade,(por estarem supervisionando frequentemente),e aparti deste os professores elaboram seus planos de aulas diarios direcionados a sua serie, e diciplinas propostas com o objetivos e finalidades assim definidas por toda equipe e estes são definidos atraves de reunioe  pedagogicas realizadas quinzenalmenti,a qual tive o prazer de participa no dia 30/03 de umas da reunioe e observa de perto como são realizadas(cendo para mim a melhor esperiencia do estagio),esta experiencia me proporcionou outro olhar diante das condutas escolares que muitas vezes como mãe duvidamos,assim comprovei que essa reunioe relmente acontecen são direcionadas para o bem dos aluno,escola e todo corpo docente, porque define e organiza as aitvidades e os projetos educativos necessário ao processo de ensino e aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com