TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Por:   •  11/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.338 Palavras (22 Páginas)  •  1.545 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI – FECR

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PRONEX

CNPJ: 23.625.205/0001

Av. José Florêncio Luz, 416, Serranópolis – Jaicós – PI – CEP: 64.575-000

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

ANGELA PAULA DA SILVA OLIVEIRA EMÍDIO

MONTE DAS GAMELEIRAS – RN

DEZEMBRO - 2013

ANGELA PAULA DA SILVA OLIVEIRA EMIDIO

Relatório  de  Estágio Supervisionado  apresentado ao Curso de  Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Evangélica  Cristo Rei  –  FECR, sob a orientação  da   Professora Mestre Neuma Gomes da Silva Costa.

MONTE DAS GAMELEIRAS – RN

DEZEMBRO – 2013


AGRADECIMENTO

        Agradeço primeiramente a Deus que me possibilitou a vida me dando  força espiritual para realização desse trabalho.

        Ao meu esposo Cristiano Emidio pela compreensão, ajuda e em especial, por todo carinho ao longo deste percuso.

        As escolas que me deram atenção e me forneceram a concretização deste trabalho, Diretora, Vice-diretora, Supervisor e a Professora Genilda Leonardo Bernardino da Escola Municipal Virtuosa Bernardina da Costa e Professora Francisca Adileuza Pontes Costa da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Jose Victor de  Monte das Gameleiras-RN.

        Por fim, em especial agradeço a  professora orientadora Neuma Gomes da Silva Costa pela paciência, carinho, dedicação e pelas palavras de experiencia e estímulo  para a realização deste trabalho.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. CARACTERIZAÇÃO DOS CAMPOS DE ESTAGIO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        ....................................................................................................................9

2.1  ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS          ........9

2.2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – EDUCAÇÃO INFANTIL        .......................................11

2.3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – EDUCAÇÃO ESPECIAL        .....................................12

2.4 ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV -  EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA           ...................................................................................................................................................13

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        ................................................................................................14

4. REFERÊNCIAS...................................................        .................................................................15

5.ANEXOS        ...............................................................................................................................16


  1. 1. INTRODUÇÃO

          Este relatório sintetiza o registro do Estagio Supervisionado nas modalidade de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos- EJA realizado na Escola Municipal Virtuosa Bernardina da Costa e Educação Infantil realizado no Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Jose Victor, sobre a Orieantação da  Professora Mestre Neuma Gomes da Silva Costa, onde ressaltaremos pontos importantes como: origem da escola, espaço fisico, quantidades de alunos, funcionarios da escola,  setor administrativo e financeiro.

        Os referidos estabelicimentos dispõe de otima gestão e funcionários empenhados em seus respectivos posto na intenção de desenvolver cada vez melhor seus trabalhos para contribuir com a melhoria da educação deste municipio. O presente relatorio tem como objetivos, aprimorar a prática em sala, propocionar um estreitamento da realidade atraves da participação em diferentes situações, que envolva a todos que estão enserido nesse processo.

        A Escola Municipal Virtuosa Bernardina da Costa está localizada à Rua João Gomes, Nº 46 centro, na cidade de Monte das Gameleiras – RN. O nome desta escola teve origem em homenagem a senhora que fez a doação do terreno para a construção desta escola no qual funcionou por bastante tempo sem nome definido. A proprietária Virtuosa Bernardina da Costa deu o consentimento de construir o prédio escolar em sua propriedade, doando um total de 26 x 53, 08 perfazendo um total de 1.380, 08 m2, sendo que a área construída é de 43 x 22,90 m2 a referente escola esta situada na sede, limitando-se ao nascente, com terras de Moisés Faustino de Freitas; ao Poente, com Manoel Sebastião Bernardino; ao Norte, com Justiniano Felismino; e ao Sul, com Antônio Faustino de Freitas e outros.

        A partir do ano de 1997, foi feito o registro desta escola onde permanece até hoje a responsabilidade de funcionamento que passou a ser do órgão público Municipal, iniciando suas atividades em um prédio emprestado pela prefeitura no qual é o Centro Social Urbano que está situado à Rua João Gomes. Iniciou com 05 professores e 05 turmas de alunos de 1ª à 4ª série do ensino fundamental I nos turnos matutino e vespertino, mas no ano seguinte veio para o prédio atual no qual foi nomeado o seu nome de origem.

        No ano de 1998, iniciou-se com um aumento surpreendente de alunos e um acréscimo de 10 professores tendo os horários de funcionamento matutino, vespertino e noturno neste mesmo período foi implantado o Programa PAS - Programa de Alfabetização Solidária, desenvolvendo um grande trabalho educativo junto à comunidade escolar de jovens e adulto. A partir do ano 2000 dando continuidade ao ensino de jovens e adultos foi implantado um Programa Supletivo, para atender aos alunos que estavam sendo alfabetizados e automaticamente eram matriculados neste curso tendo como parceiro o MEC e Prefeitura Municipal por nome PROGRAMA RECOMEÇO tendo como tema principal Ensino de Qualidade, no qual durante todo esse período houve um grande avanço na questão da população não ficar fora de sala de aula, pois todos os jovens e idosos que estão fora de faixa etária para se matricular no Ensino Fundamental de Modalidade Normal, são incluídos neste sistema de ensino, junto aos idosos tem um programa todo especial onde o professor vai desenvolver suas aulas no próprio prédio do clube de idosos. Os professores que atuam no supletivo recebem uma formação especifica e adequada para lecionar junto a esta clientela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (556.3 Kb)   docx (525.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com