TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         ......1

DESENVOLVIMENTO         ......3

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTAGIO         ......6

INTERVENÇÕES..........................................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 12

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................13

INTRODUÇÃO

Neste relatório aborda reflexões sobre a importância do Estagio na prática em Educação Infantil realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Palmitinho com crianças entre 4 a 5 anos de idade, com o propósito de fazer intervenção a partir de observações realizadas em sala de aula.

No registro de estágio supervisionado, abordam-se síntese de livros, e artigos científicos, observações, estudos e analise no contexto educacional na escala da Educação Infantil, atividades, orientações individuais, discussões, planejamento das ações e do estudo de estagio e por fim elaboração do relatório de estágio.

A natureza deste relatório é, por excelência, critico refletivo, e pretende relacionar por meio de textos os diversos saberes aprendidos durante a disciplina.

Este estágio supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação no curso de Pedagogia. A partir dessa experiência que possibilita que o docente utilize esta oportunidade escolar, para desenvolver profissionalmente, contribuindo assim para uma pratica educativa que possibilita formar professores a partir da analise, da critica e das novas maneiras de fazer educação, que podem ser construídas.

“Também, com frequência, se ouve que o estagio tem de ser teórico - pratico, ou seja, que a teoria é indissociável da pratica. Para desenvolver teoria e como compreendermos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade”. (PIMENTA, 2004, p. 34)

Neste sentido, pode-se afirma que o estágio supervisionado foi um momento importantíssimo para minha formação docente, pois é através da experiência do estágio que pude reavaliar minha prática pedagógica contribuindo assim para um desenvolvimento de forma integral na criança.

Portanto, no estagio dos cursos de formação de professores, compete possibilitar que os futuros professores compreendam a complexidade das praticas institucionais e das ações ai praticadas por seus profissionais com alternativa no preparo para sua inserção profissional. (PIMENTA, 2004, p.43)

Sob esse ângulo de visão, a intervenção é a oportunidade ao educador de realizar um trabalho baseado nas suas observações relacionado à teoria, aproximando-se da realidade do aluno, que é a peça fundamental para o processo de educação. Durante essa etapa de estágio buscou-se observar todos os aspectos que pudesse contribuir, para a atuação do estudante do curso de pedagogia,

DESENVOLVIMENTO

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Palmitinho a qual foi realizado o Estágio Supervisionado na Educação Infantil estar situada na Rua Rodovia ES 429 km 09 Córrego do Palmito - Palmitinho; no município de Jaguaré ES. A mesma apresenta boas condições de funcionamento, as salas não são muito amplas, mais, adequadas, são arejadas e o mobiliário é adequado a faixa etária dos alunos.

O corpo docente da Escola é composto por 26 professores. A administração fica a cargo da diretora, coordenadora de turno e secretária. A unidade escolar tem uma gestão participativa, onde se desenvolve trabalhos com a comunidade escolar, favorecendo a inclusão no processo de ensino aprendizagem.

A EMEIEF Palmitinho atende crianças da pré-escola de 04 (quarto) a 05 (cinco) anos, no turno Vespertino, com horário de funcionamento e das 13:00 horas as 17:10horas e 10 minutos.

A escola trabalha com uma proposta educativa que os participativos e construtivistas, valorizando e colaborando para que os professores participem do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), assim como toda comunidade escolar. De acordo com as diretrizes do PPP os professores fazem à preparação das atividades docentes, onde faz-se necessário que as práticas pedagógicas e sociais das escolas provoquem a reconstrução crítica do pensamento e da ação na sala de aula. Nesta perspectiva percebe-se a necessidade de elaborar atividades envolventes e dinâmicas, proporcionando ao aluno a interação e a construção do seu conhecimento.

O convívio e as relações dos professores e dos demais agentes escolares são harmônicas, fator essencial para um bom desempenho das funções escolares. A escola possui momentos de reflexão com os professores e gestor semanalmente, com o objetivo de elaborar projetos educativos, discutindo e explicitando de forma clara os valores coletivos assumidos, delimitando suas prioridades para definir os resultados desejados e incorporando a auto-avaliação do professor. Portanto, o resultado que se espera é que os alunos tenham uma experiência escolar coerente e bem sucedida.

A observação e intervenção permite uma análise com um olhar mais criterioso, na procura de contribuições que seja essencial para desenvolver os diversos aspectos observados durante o estágio.

O aprendizado contribui para vivenciar vários momentos fundamentais para complementar a Formação Docente, assim como também a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, foi possível observar a evolução da aprendizagem dos alunos através das atividades proporcionadas no período de pesquisa, relacionando os resultados das atividades realizadas durante a observação.

Em nossa prática docente, levamos para a sala de aula, materiais abordando o corpo humano. Falamos sobre a importância de cada um dos membros que constituem o corpo de uma pessoa e sobre a higiene: tomar banho, unhas limpas, cuidados com os dentes, enfim, tudo que diz respeito ao corpo e sua manutenção.

         No decorrer das aulas propomos às crianças a produção de um cartaz com o desenho do corpo humano, explicando a elas o nome de cada parte e que quando somos pequenos, nosso corpinho também é pequeno. Mas estamos em desenvolvimento, com isso elas também irão crescer e ficar iguais os adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (268.1 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com