TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Pedagogia Semestre

Por:   •  17/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.757 Palavras (16 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        12

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS        22

INTRODUÇÃO

                Em acordo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a aluna Lilian Simone Romani Prezzotto,R.A 22516356024.

         O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, porem com o período da pandemia não ocorreu o estágio pratico contudo  o conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos. A natureza desse estágio está em associar teorias e práticas envolvendo a docência na Educação Infantil junto acrianças de 0 a 5 anos. Compreender diferentes trabalhos que constituem a ação pedagógica na educação infantil; compreender a organização dos espaços, tempo e o conhecimento nas especificidades da educação infantil que infelizmente por conta da pandemia causada pelo Covid 19, não pude conhecer na pratica, pois o Estágio na Educação Infantil nos revela a situação diária com a interação professor-aluno /aluno-aluno. A prática e a convivência com turmas diferentes nos levam a refletir sobre o dia a dia do professor em uma sala de aula.

        A teoria é o ponto inicial para o nosso desenvolvimento e nossa aprendizagem, mas a prática é uma realidade bem diferente do que podemos imaginar.

        Nos leva a pensar e perceber o que é, e como é estar á frente de uma classe e ser responsável pelo conhecimento do aluno.

 Assim, podemos entender que o Estágio na Educação Infantil é um dos momentos mais importante na vida de um futuro profissional da Educação, pois é a partir do estágio que se tem a oportunidade de estar em contato direto com a realidade do meio no qual seremos inseridos, concretizando as suposições teóricas adquiridas pela observação de determinadas praticas e diálogos com profissionais mais experientes na área da Educação. O estágio supervisionado é de fundamental importância no processo deformação inicial, pois é caracterizado como prática em meio á aprendizagem em relação a graduação, contudo a teoria é a base da contextualização para essa prática.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

  Na Educação Infantil, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), mostrando que a instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que frequentam, indiscriminadamente, elementos de cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social, porém podemos concluir que o cuidar e o educar são dissociáveis, são  eixos centrais que caracterizam e constituem o espaço e o ambiente escolar nesta etapa de educação, contudo essa visão foi atualizada e o cuidar e o educar não remetem respectivamente ao assistencialismo ou ao processo de ensino-aprendizagem, mais  um complementando o outro e se integrando e  melhorando o desenvolvimento da criança na construção de sua totalidade e autonomia. E assim a visão para com a criança também sofreu modificações e hoje a criança é reconhecida com um ser de direito, protagonista, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) orienta que se deve considerar que as crianças são diferentes entre si, que cada uma possui um ritmo de aprendizagem. Por isso o professor deve estar preparado para propiciar às crianças uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. Portanto, o grande desafio da educação infantil e de seus profissionais é compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular das crianças serem e estarem no mundo. Então a educação infantil tem trabalho em desenvolver com intencionalidade a  aprendizagem nessa etapa de forma lúdica porém objetivada,  onde o profissional de Educação Infantil desenvolve um trabalho educacional com objetivos pedagógicos que visam o desenvolvimento integral da criança em aspectos físicos, psicológico, intelectual e social , sendo a criança protagonista dessa evolução, concluindo desafios onde ela tenha possibilidade de construir sua  identidade,sua autonomia. Contudo observamos a evolução da criança como um todo o desenvolvimento psicológico da criança acontece frente a condições educativas que gerem significados para a criança, onde ela apropria-se de tal conhecimento.

Para Vigotski (2001a), os processos psíquicos já plenamente desenvolvidos, os quais a criança domina com autonomia, constituem o desenvolvimento real/atual da criança; a ZDP, por sua vez, corresponde às funções psíquicas que estão iniciando seu ciclo de desenvolvimento, as quais a criança só é capaz de empregar com auxílio do educador (ou de crianças mais experientes). Para fazer o desenvolvimento avançar, o ensino não pode se limitar a aproveitar as possibilidades do desenvolvimento real, mas agir sobre tudo na ZDP, ativando novos processos internos de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (233.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com