TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.183 Palavras (21 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 21

ESTÁGIO CURRICULAR

RA:77308

ALUNO: Rosimar  Aparecida  de  Lima

CURSO: Pedagogia

MUNICÍPIO E TURMA: Laranjal Paulista – Turma F

Horas cumpridas:

(100) Ensino  Infantil

                                                                   

                                       

Avaliação Final do Relatório do Estágio Curricular:

(      ) Satisfatório                (      ) Insatisfatório

                   

Coordenador: ______________________________________________

           (Assinatura e Carimbo do Coordenador)

_____/_____/_________


[pic 1]

Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS

[pic 2]

Rosimar Aparecida de Lima

Relatório de Estágio

- Ensino Infantil

Laranjal Paulista – Turma F


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        05

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        06

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 12

AUTO AVALIAÇÃO        13

INTRODUÇÃO

Às 100 horas de meu estágio em Ensino Infantil, foram cumpridas na E.M. “Prof Mônica Beneton de Lara”, em obrigatoriedade para graduação do curso de Pedagogia EAD da Fundação Hermínio Ometto – Uniararas, tendo como objetivo formar educadores críticos, conscientes e atuantes, com uma visão global do processo educativo, pesquisa e a problematização do ensino.

O estágio foi feito no período vespertino, durante os dias 17/08/2015 á 30/09/2015.

 A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia como professora.

 

Segundo (Pimenta 2004, p. 120

“O estágio tem por objetivo, preparar o estagiário para a realização de atividades na escola, com os professores nas salas de aula, bem como para a análise, avaliações e crítica”.

Deve-se considerar que a observação é um ato de enorme importância e que traz oportunidade para o professor discente de vivenciar a realidade, as dificuldades e as necessidades de uma sala de aula; agregando assim novos conhecimentos para os próximos passos.

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

Ao chegar na escola para solicitar permissão para desenvolver meu estágio, fui recebida gentilmente pela Diretora, que após conferir os documentos enviados pela faculdade aceitou e tratou dos aspectos burocráticos, salientando a importância desses papéis para a escola e para nós mesmos.Conforme o cronograma de estágio entregue comecei na Educação Infantil Etapa I, no dia 17/08/15 ás 14:00,sendo acompanhada pela Diretora e apresentada a professora da sala e alunos.

Notei que as crianças me olhavam com grande curiosidade, aproveitando-se da oportunidade a professora perguntou se eles sabiam o que era estágio, explicando em seguida para a turma minha presença na sala. Enquanto a professora me indicava um lugar na sala, as crianças perguntaram meu nome, onde morava e assim se deu o primeiro contato com os aluninhos e o inicio do estágio.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998) traz orientações para o trabalho pedagógico docente, trata-se de um documento construído especialmente para os profissionais da área da Educação Infantil, que prevê fornecer referências e orientações pedagógicas, contribuindo para práticas educativas de qualidade. Nessa perspectiva de um trabalho pedagógico de qualidade, deve acontecer o ensino e a aprendizagem da linguagem oral e escrita que “é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais” (BRASIL, 1998, p.117) Segundo o que consta no RCNEI (BRASIL, 1998, p.17):

A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Período de 17/08/2015 até 21/08/2015 –

 a aula teve inicio com uma oração, em seguida os alunos colocaram a agenda na lousa por ordem de fileira, enquanto a professora escrevia a data e perguntava se o tempo estava nublado, chuvoso ou ensolarado; fazendo no quadro negro um desenho correspondente ao clima. Ainda por fileira a professora pede para cada um pegar seu estojo, e entrega o calendário para as crianças pintar o número referente ao dia do mês, interagindo com os alunos sobre quantos dias tem uma semana, um mês e se tem aniversariantes naquele dia. A sala é composta por 24 alunos 17 meninos e 7 meninas. Notei que a sala estava organizada o material dos alunos dispostos em casulos com seu respectivo nome. Notei nas paredes letras do alfabeto e números feito em EVA  e papel diversos.Poesias e figuras de animais cobrem parte da parede da sala.Formas geométricas em cores diferentes e alegres; o nome dos alunos em EVA fixados na parede tinham a primeira letra destacada, chamando assim a atenção dos pequenos, que reconhecem seus nomes e dos amigos através da primeira letra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (488.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com