TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

Por:   •  14/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  2.700 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 4][pic 5]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Este relatório traz as observações e situações vivenciadas na realização do Estágio Curricular Supervisionado.

Atenção!! Você tem 9 itens para colocar informações e comentários. A falta de qualquer um deles fará com que seu relatório seja considerado Insatisfatório.

  1. Dados do (a) aluno (a)

DADOS DO ALUNO

Nome

Tainara  Gomes De Morais

RGM

16568915

Curso

 Licenciatura Em Pedagogia

Instituição

Cruzeiro do Sul

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil

Ano/semestre de

Realização do estágio

 2017/2

08/2017 A 10/2017

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um relato do Estágio curricular Obrigatório dos cursos de licenciaturas, realizado no nível IV da educação infantil na Escola Municipal Gidiel Câmara. Neste relato, buscamos apresentar elementos que possibilitem uma reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado para os alunos do curso de Pedagogia, pois consideramos que esse é um espaço rico de possibilidades, e de articulação entre teoria e prática. Realizar o relatório das práticas educativas nos dá a oportunidade não só, de socializar o contexto real encontrado na sala de aula, durante o Estágio Supervisionado, mas ainda permitem repensar tanto a relação que fazemos, entre teoria e prática, quanto os teóricos e materiais lidos, e compartilhados durante o nosso processo formativo. Sabemos que o curso de pedagogia ainda apresenta um currículo bastante teórico, mas, ao mesmo tempo, nos oferece a oportunidade de vivenciar a prática no ensino municipal e estadual de nossa cidade. Consideramos o Estágio Curricular um dos momentos mais ricos e importantes em aprendizagens significativas com que o aluno de graduação se depara ao longo do curso, já que traz situações reais, proporcionando ao educandos espaços de reflexão-ação-reflexão, das práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem em sala de aula.

  1. Caracterização da Escola

  1. Este estágio foi realizado integralmente  na escola  Gidiel  Camara , localizada na Rua Antenor de Paiva Conde ,S/n ,   pertencente à rede pública de ensino da cidade de Durandé, no estado de Minas Gerais. Está vinculada à 22ª Diretoria de Ensino.
  1. Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas no maternal, e no pré-um da Educação Infantil, Que Foram acompanhadas por duas professoras.

Professor (a)

Ano que atua

Formação

Tempo de docência

Tempo de trabalho nesta escola

[ELENICE]

[maternal]

[Pedagogia]

[07 anos]

[06 anos]

[ARIANE]

[pré-um]

[Pedagogia]

[05 anos]

[03 anos]

  1. A prática pedagógica do(s) professor (ES)

A partir da observação das aulas dos professores, é possível descrever algumas práticas pedagógicas que foram utilizadas nas aulas e vivências com os alunos.

Professora Ariane– Pré-um.

No que diz respeito à prática pedagógica desta professora, posso afirmar que a mesma utiliza como prática pedagógica diária, atividades envolvendo diversas linguagens: escrita, oral, musical, gestual, corporal com as crianças, mas, nem todas as atividades, da maneira como estão sendo trabalhadas, propiciam á criança e o seu desenvolvimento integral.

No que diz respeito às aulas e aos professores, de um modo geral, as observações que destaco são que todos buscam recursos para aumentar o desenvolvimento e o aprendizado das crianças.

  1. Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Toda prática pedagógica realizada pelo professor em sala de aula, nas situações de ensino e aprendizagem, deve ser orientada por uma reflexão teórica, que para ele é significativa e direciona sua ação docente.

Considerando este aspecto, abaixo é apresentada a descrição de uma prática relacionando-a com uma reflexão crítica que se baseia nos estudos e nas discussões realizadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Considerando a carga horária do estágio, é possível destacar e refletir sobre mais de uma atividade.

Por este motivo foram destacados dois focos, temas ou atividades mais relevantes para análise, que estão descritas a seguir:

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

FOCO 1 –A atividade que mais me chamou atenção nas observações realizadas foi: O Projeto Contação de histórias.

Escolhi este tema por que a contação de histórias, é sem dúvida, uma forma de instigar a imaginação e a criatividade das crianças, é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento no processo ensino- aprendizagem.

A atividade foi desenvolvida pela professora da seguinte forma: A professora reuniu as crianças em torno dela, sentadas em almofadas para melhor conforto, e contou as histórias.

Observando esta atividade, é possível identificar que algum conteúdo trabalhado em sala de aula utiliza da falta de recursos necessária para realização delas.

As observações e reflexões realizadas nesta atividade contribuíram para minha formação docente da seguinte forma:

FOCO 2 – Tema:

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com