TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

Por:   •  13/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  2.170 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 4]

RELATÓRIO CRÍTICO-REFLEXIVO DA DISCIPLINA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Este relatório traz as observações e situações vivenciadas na realização do Estágio Curricular Supervisionado.

Exclua as nossas orientações de cada item, inserindo suas considerações, informações e comentários.

Atenção!! Você tem 9 itens para colocar informações e comentários. A falta de qualquer um deles fará com que seu relatório seja considerado Insatisfatório.

  1. Dados do(a) aluno(a)

Neste item, complete com seus dados pessoais, instituição na qual está matriculado, curso, semestre. No item disciplina coloque a disciplina de estágio que está realizando, informando também o nível observado.

Veja o exemplo abaixo:

DADOS DO ALUNO

Nome

Deivide Alexandre Turolla

RGM

18145655

Curso

 Pedagogia

Instituição

Escola ensino infantil Privada

Disciplina

 Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Ano/semestre de

realização do estágio

 2017/2

  1. Introdução

Aqui coloque uma breve explicação sobre a realização do estágio, sua importância na formação do professor, sobre a escola, os profissionais da equipe gestora e as observações que você vai realizar durante o estágio.

     Aprendi com o Estágio supervisionado, a importância desse primeiro contato com a escola, Professores e administração para sabermos realmente o papel importantíssimo dessa instituição na vida e na construção da Educação e de um futuro melhor para a comunidade.

  1. Caracterização da Escola

 Neste item você deve informar os dados da escola na qual você realizou o estágio. Caso tenha realizado em mais de uma escola, você deve informar os dados de cada uma das escolas.

A escola no qual me recebeu para concluir o estágio é Estadual, nome FREI GALVÃO localizada na Cidade de JAÚ, interior de São Paulo, CEP 17220-000 Rua São José n° 242. Uma escola muito acessível, aberta a comunidade aos finais de semana, muito rica em materiais pedagógicos, sala de leitura oficinas de arte e extremamente rígida com seus deveres educacionais, tem uma horta realizada com os alunos e atividades de alfabetização, Está vinculada à Diretoria de Ensino de JAÚ.

  1. Perfil dos professores

Aqui você vai informar suas observações junto à  administração da escola, a atuação do diretor, vice-diretor, assistente de direção, coordenador pedagógico e demais profissionais que compõem a equipe gestora. Também é importante verificar os conflitos, comportamentos e dificuldades dos alunos e funcionários, assim como a forma como a escola, na figura da equipe gestora, resolve tais conflitos e se relaciona com todos, inclusive com as famílias.

 Veja um exemplo de como você pode fornecer estas informações. Se você acompanhou mais de dois gestores, insira linhas no quadro para poder anotar os dados de todos:

Nesta Escola atuo como Docente no Período da manhã e no Período da tarde, Realizei 50 horas na Gestão educacional onde pude acompanhar o trabalho da Direção Escolar, Conhecer a função de um diretor e vice-Diretor, acompanhar a Burocracia educacional do papel de um Coordenador Pedagógico e cumprir algumas funções na secretaria da escola na parte administrativa, na realização de Matrículas e separação de prontuários dos alunos transferidos desta unidade escolar.

Professor (a)

Função em que atua

Formação

Tempo de atuação

Tempo de trabalho nesta escola

NILCE

Diretora

Educação Física

[ 20 anos ]

 1 ano

KAREN

[Coordenadora Pedagógica ]

Língua Portuguesa

12 anos

5 anos

  1. A prática pedagógica do(s) professor (es)

Neste item você deve descrever, a partir da observação do trabalho dos gestores, algumas práticas que foram utilizadas na gestão da escola, da prática pedagógica e  vivências com os alunos.

Lembrando sempre que a equipe gestora atua na organização e controle da administração da escola, dos aspectos financeiros, da prática pedagógica, além do importante papel de gestão de pessoas, as observações realizadas durante o estágio trouxeram algumas reflexões importantes para minha formação.

Veja um exemplo de como você pode fornecer estas informações, devendo destacar um comentário para cada gestor acompanhado:

Principais atividades desenvolvidas.

Leitura do plano de ensino, organização da pauta do ATPC

O gestor utiliza como prática no desenvolvimento de suas atividades a ética educacional, mantendo a ordem e atualizando os professores.

Observações gerais sobre as observações, funções e atuação do gestor.

No que diz respeito às funções e atuação do gestor , de um modo geral, as observações que destaco são : Disciplina e organização escolar.

Diretora Nilce

A partir das observações realizadas, é possível verificar que o Diretor utiliza como prática  no desenvolvimento de suas atividades, uma postura democrática  porque consulta seus toda categoria em reuniões realizadas no ATPC’s, também realizam reuniões com o Grêmio estudantil e por fim, faz o uso da “Caixinha de sugestões”, para que todos os usuários tenham voz ativa nesta. Escola.

No que diz respeito às funções e atuação do Coordenador, de um modo geral, as observações que destaco são as atividades pedagógicas, no qual atualiza professores e suas respectivas matérias, dando suporte aos que precisam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (407.9 Kb)   docx (219.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com