TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 11

PLANO DE AÇÃO

Relatório Plano de Ação elaborado sob orientação da professora Rosângela Silva Neto, como exigência parcial da disciplina de Estágio em Gestão Educacional e Empreendedorismo.

FACULDADE SALVADOR

FACSAL

Salvador

2010

FACULDADE SALVADOR – FACSAL[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL E EMPREENDEDORISMO

PROFESSORA:

TURMA: 5° SEMESTRE

Salvador

2010

[pic 2]

"A escola não pode ignorar o que se passa no mundo".

      (PERRENOUD, 2000)

SUMÁRIO[pic 3]

1. RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES        4

2. PROJETO DE INTERVENÇÃO        5

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        5 

2.2 CRONOGRAMA        6 

2.3 PLANO DE AULA 1        6

2.4 PLANO DE AULA 2        6

2.5 PLANO DE AULA 3        7

3. RELATO DA INTERVENÇÂO        9 

4. RELATO DA MOSTRA DE ESTÁGIO        10 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        11 

REFERÊNCIAS         

        

1 RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

     

      O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações e intervenções do Estágio Supervisionado, realizado no Colégio ômega, no segundo semestre de 2010 para o curso de Pedagogia, 5º semestre, da Faculdade Salvador.

      O Colégio ômega é uma instituição de ensino que atende os educandos das 07:30 h. às 17:15 h., nos turnos: matutino e vespertino. A instituição tem por objetivo garantir às crianças aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social, posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

      A comunidade atendida é, em sua maioria, carente, porém consciente de seus direitos. O Colégio ômega tem por objetivo oferecer um ensino de qualidade através do compromisso e integração da equipe escolar, visando garantir a permanência do aluno na escola e possibilitando um ambiente de intensa criatividade e respeito ao próximo.

      No que diz respeito à estrutura física da instituição e a disponibilidade de materiais para as atividades lúdicas, jogos e espaço de lazer, a instituição possui bons materiais, porém em quantidade reduzida dificultando a manipulação dos educandos por um período maior, e por não possuir um parque externo ou quadra poliesportiva, as atividades externas ficam comprometidas. Outra dificuldade enfrentada na instituição é o acesso aos portadores de deficiência. Além dessas dificuldades, a instituição não possui sala de informática, restringindo, portanto, os alunos de manipular uma ferramenta importante de um mundo tão globalizado.

      Com relação às práticas pedagógicas a direção e educadores estão conscientes de sua importância na educação buscando novos recursos e conhecimentos com uma formação continuada e investigativa para melhorar a qualidade de trabalho e contribuir para a formação integral do ser humano.

      As atividades são desenvolvidas com caráter lúdico, criativo, dinâmico, desafiador e interdisciplinar dando ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Em cada sala de aula tem um mural na parede onde as educadoras colocam as atividades realizadas pelos grupos. Os educadores possuem apenas dois dias no mês para planejamento individual e coletivo, visto que não dispõem de auxiliares ou estagiários.

2 PROJETO DE INTERVENÇÃO

                 

      Iniciamos o estágio com uma roda da conversa, na qual realizamos as apresentações e procuramos ouvir as crianças, realizando, assim, o levantamento dos conhecimentos prévios delas, para juntos elaborarmos o projeto do estágio denominado Inserção Social. Foi onde falamos um pouco sobre nós e percebemos que os alunos ao falar das famílias enfatizavam mais os animais de estimação e o espaço em que vivem, e a partir dos relatos adquiridos nesta conversa desenvolvemos o projeto.

      Oportunizar a criança aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, físico, emocional, afetivo e social, através do brincar, da ludicidade e da interação com o outro, valorizando sua auto-estima, criatividade e afetividade, contribuindo para que ampliem seus conhecimentos respeitando sua realidade, especificidade e seu tempo, partindo das necessidades e interesses de cada criança, baseado nas áreas do conhecimento e das múltiplas linguagens, contribuindo assim para que a ela tenha uma infância significativa e prazerosa.

      A formação continuada torna-se de profunda importância, pois possibilita uma compreensão mais ampla dos conceitos como o de profissionalização, para que possa ser entendida não sob um enfoque funcionalista, compreendida apenas como aquisição de uma postura prático-reflexiva, na qual não seja dado o devido peso ao processo de apropriação, pelo professor, do saber acumulado historicamente.

      Os educadores entendem que o Projeto seja pensado e que valorize as crianças desenvolvendo valores de cuidado, respeito ao próximo e ao meio ambiente em que vive diante da realidade de cada um.

                 

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  • Nome da escola: Colégio ômega
  • Turma: única
  • Série: 4º ano
  • Professora: Márcia Braga
  • Ano: 2010
  • Número de alunos: 22

2.2 CRONOGRAMA: 12 HORAS

     

      Os planos de aula elaborados foram aplicados nos dias 11, 12 e 13 de outubro do ano em curso, no turno matutino, sempre das 07:30 h. às 11:30 h. atendendo as expectativas criadas no desenvolvimento do projeto.

     

2.3 PLANO DE AULA 1

     Objetivos: Fazer com que o aluno crie hipóteses para alcançar determinado objetivo utilizando o raciocínio lógico nessa busca.

Conteúdos: Jogos e brincadeiras

Procedimentos metodológicos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com