TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Infra[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

 

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO          04

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO        05

2 ROTINA OBSERVADA        06

3 REFERENCIAL TEÓRICO        07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO        09

5 RELATO DA INTERVENÇÃO        14

6 MOSTRA DE ESTÁGIO        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        16

REFERÊNCIAS.......................................................................................        17


  1. INTRODUÇÃO

O relatório de estágio foi realizado seguindo um cronograma do curso com leitura do manual de estágio, fundamentação teórica, conhecimento da escola campo e os projetos desenvolvidos pela mesma, observação dos trabalhos da gestão escolar, observações e entrevistas, com a equipe diretiva, pedagogo, orientador, professor e funcionários, para a elaboração deste relatório. O presente relatório tem por objetivo registrar as atividades realizadas no estágio, visando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional.
Observarei dados da rotina escolar, expressa, através das suas dificuldades e das suas atividades realizadas com êxito, contribuições necessárias e essenciais para minha formação. É através desse contato com a instituição e com todos que fazem parte da mesma, que podemos constatar teorias estudadas e constatar possíveis contradições entre teoria e prática. O projeto de intervenção tem como objetivo analisar uma obra literária utilizada nos anos iniciais, bem como mostrar a importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança.

        

        

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O meu estágio foi realizado da seguinte forma: primeiro foi feito um cadastro que contém os dados da escola, do diretor e do meu supervisor de campo. Após ser feito este cadastro, entreguei a carta de apresentação a diretora da escola e logo em seguida ela me apresentou a escola. Em outro momento, entreguei o termo de compromisso de estágio obrigatório para a diretora assinar, conheci o Projeto Pedagógico da escola, observei e participei das atividades da Diretora e pedagoga da escola, identifiquei as normas administrativas, estrutura e funcionamento da administração escolar, e por fim a elaboração deste relatório totalizando uma carga horária de 100 horas. O estágio tem como objetivo dar a confiança necessária para enfrentar as dificuldades encontradas na gestão escolar e contribuir para a nossa formação docente, ele possibilita o contato direto com realidade, enriquecendo assim o nosso processo de aprendizagem.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental “Carapebus”, oferece ensino fundamental series iniciais nos turnos matutino e vespertino, a escola é esta bastante conservada. A pedagoga se reúne com os professores para discutir os planos de aula e reforçar o planejamento de cada professor, onde todos apresentam ideias, fazendo um trabalho coletivo em prol do conhecimento a serem aplicados em sala de aula. A pedagoga cuida dos conteúdos curriculares e das atividades, analisando se as mesmas têm coerência e estão de acordo com o eixo da disciplina. O PPP foi construído juntamente com os professores, pais, e a comunidade escolar, são de suma importância, a participação destes na criação do PPP, para que a escola tenha ciência dos problemas da comunidade e a comunidade dos problemas da escola, e juntos possam trazer soluções e que os resultados sejam prazerosos e proveitosos tanto para a escola quanto para a comunidade sempre visando o melhor para os alunos dentro da sociedade que estão inseridos. Buscando sempre incentivar e estimular o aprendizado para que cresçam como cidadão consciente e respeitando os deveres dentro da lei. E quanto aos conteúdos e desenvolvimentos da metodologia são baseadas nas teorias de Vygotsky o qual diz: que o sujeito é um ser social que se desenvolve socialmente, pois sua agregação de saberes ocorre conforme seu conhecimento de mundo, e suas experiências sociais.

A instituição foi regularizada com atos autorizativos e decretos conforme a lei  no dia 05 de agosto de 1971, mas segundo relatos a escola já existia, essa data é de registro nos artigos da SEDU em publicações de diários oficiais, a mesma funciona de segunda a sexta feira das 07h00min às 17h30min.  Atualmente atende 267 alunos. A escola é ampla e bem organizada as mobílias são novas e todas em lugares adequados.

2 ROTINA OBSERVADA  

A Escola Estadual de Ensino Fundamental “Carapebus” tem em linhas gerais como alicerce o respeito, a prática e a busca por uma consolidação do conhecimento. Assumindo o compromisso de assegurar o desenvolvimento e a socialização dos alunos aos quais se destina, a proposta curricular deve concentrar-se nas inter-relações aluno, currículo, educador, tendo em vista que é tarefa do educador mediar e conduzir a aprendizagem de seus alunos. Tomando o currículo como suporte às suas operações mentais. Para tanto, há uma preocupação em promover a interação dos alunos com materiais fornecidos pela cultura, através de variados instrumentos como: aulas expositivas, trabalhos em grupos, jogos interativos, dramatizações, livros didáticos, atendimento individual atividades lúdicas, mostra artísticas, científica e cultural, gincanas e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com