TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.714 Palavras (19 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TAMIRES BARROS DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Rio de Janeiro

2017

TAMIRES BARROS DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Suzy Gomes Fenimam Borges

Tutor de sala: Louise Milene Rocha Perestrelo

Rio de Janeiro

2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO………...….............................….........................…………………………….3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO…………..…………………....4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO..............................................................…4

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES...................................................................………………….6

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA……7

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS ...............................…....…..............................…......…....……23

MOSTRA DE ESTÁGIO............................................................................................………..26

CONSIDERAÇÕES FINAIS….................................................................................………...30

REFERÊNCIAS......…........…………......................................................................................31


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório, tem por objetivo descrever os dados de identificação do campo do estágio e sua caracterização, relatar os diários de observação, elaborar um projeto para regência, incluindo os planos de aula, expor os diários de regências, finalizando com a mostra de estagio. O estagio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola Piaget Centro Educacional, no segundo semestre de 2017, teve como base aplicar os conhecimentos adquiridos, aprimorar a prática em sala de aula nas disciplinas estudadas e confrontar a prática pedagógica no que ate o momento era somente teoria.

A Educação Infantil na atualidade, vem sendo entendida como um espaço que deve propiciar a criança experiências que permita seu desenvolvimento. O lúdico, as brincadeiras, as dinâmicas, são essências para que esse processo de ensino aprendizagem aconteça.

Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas entre os dias 18(dezoito) de agosto e 13(treze) de setembro, a observação foi participativa, os resultados foram satisfatórios.

A elaboração do Projeto Compartilhando Saberes, visa a autonomia da criança, seu desenvolvimento pleno, tendo como referencial teórico Lev Vygotsky.

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado na escola Piaget Centro Educacional, localizado na Rua Caricé, número 413, Bancários, Ilha do Governador-RJ.

O estágio foi efetuado pela acadêmica: Tamires Barros da Silva, supervisionado pela professora regente: Anabela Silveira de Souza Pereira, Pedagoga.

A intervenção ocorreu no período vespertino nos dias (18) dezoito de Agosto a (13) treze de Setembro de 2017. Conforme combinado com a professora regente, foram repassados os conteúdos com os quais ela estava trabalhando: Lendas Folclóricas. Fui apresentada as crianças, pela professora, que alegraram-se com uma nova integrante, pra interagir, brincar e aprender.

A prática em sala de aula leva-nos a refletir como será o cotidiano como professor, enquanto estamos estudando apenas as teorias, no primeiro momento não temos ideia do que é estar frente de uma classe e ser responsável pela mediação do conhecimento às crianças. A experiência vivida no Materna I, mostrou claramente o que significa ser professor da Educação Infantil, o domínio do conteúdo é essencial para uma aula produtiva.

Portanto, é no estágio prático, que o futuro professor terá oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos para exercer com êxito sua profissão.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Escola: Piaget Centro Educacional

Supervisor de campo: Anabela Silveira de Souza Pereira

Anos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio

Atuação do estagio: Educação Infantil

A escola Piaget Centro Educacional, foi inaugurada no dia 27 de setembro de 1975, atualmente encontra-se na segunda geração de administradores, sendo uma escola de família. A metodologia da escola é sociointeracionista, é um processo de  interação com mediação. A mesma funciona em dois turnos: manha de 07:30h às 12:00h e tarde de 13:00h às 17:30h, a distribuição das turmas ocorre da seguinte forma: Educação Infantil (Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II), Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ano ao 3º ano). Atualmente a escola possui 500 alunos, distribuídos em dois turnos.

A escola possuiu 16 salas de aula que são distribuídos da seguinte forma:

-Turno Matutino: Educação Infantil (Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II), Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ano ao 3º ano).

-Turno Vespertino: Educação Infantil (Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II), Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano).

Existe uma biblioteca que suporta em média 30 alunos com excelente acervo bibliográfico, sala de diretoria, sala dos professores, sala de vídeo, quadra de esportes coberta, cinco banheiros e playground.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (193.4 Kb)   docx (80.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com