TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.773 Palavras (20 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 20

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

LARISSA VIEIRA FERNANDES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 1]

Cáceres

2018

LARISSA VIEIRA FERNANDES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Rozangela E. da Silva

Tutor de sala: Janeide Pereira da Silva

Cáceres

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

PLANOS DE AULA        11

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        24

REFERÊNCIAS..........................................................................................................25

INTRODUÇÃO

O presente estágio teve como objetivo oferecer ao estagiário um contato direto com estado real da Educação Infantil, realizado no Colégio Adventista de Cáceres, proporcionando a integração na teoria e prática com crianças de 3 a 5 anos, aperfeiçoando e aplicando os conhecimentos adquiridos em sala aula e permitindo ao estagiário atividades de aprendizagem social e cultural apropriado ao exercício de sua profissão, colocando em prática aquilo que foi absorvido durante as aulas.

              O estágio em Educação Infantil é compreendido como um espaço onde a criança adquire experiência e desenvolvimento intelectual, além de proporcionar sua isenção no ambiente institucional. Entretanto, o lúdico que seria as brincadeiras é de suma importância no processo de aprendizagem da criança, trazendo a cada uma delas a liberdade de expressão e desenvolvimento físico, como coordenação motora e o mais interessante, desenvolvimento social, saber lidar e conviver com outras pessoas e crianças que estejam ao redor.

 Por fim, o estágio de observação e intervenção trouxe conhecimento de forma ampla, uma oportunidade de qualidade de vivenciar e refletir tudo aquilo que foi estudado em sala de aula sobre Educação Infantil. É provável que os alunos do curso que realizam o estágio aperfeiçoem suas escolhas como pedagogo, pois cada um é responsável por fazer parte da formação de uma sociedade justa e igualitária, dando-se que educar crianças e jovens é assumir um compromisso com a vida, além de incentivá-los a serem críticos desde pequeno.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio deste semestre ocorreu no Colégio Adventista, localizado na rua dos Scaff, n° 235, bairro Cavalhada BR – Cáceres/MT, carga horária de 52 horas em atividades realizadas na referida instituição com a turma de Educação Infantil 03 anos e 48 horas de estudo educativo de intervenção, totalizando 100 horas (cem horas).

O estágio sobre a Educação Infantil trouxe uma visão ampla como de fato é ser professor de pequenos, visando fortalecer a teoria e a prática, baseado nos princípios metodológicos, permitindo uma visão ampla da parte organizacional até a pedagógica. No estágio o profissional tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir no funcionamento da instituição educacional, contribuindo assim na prática do conhecimento diante da realidade. O profissional tem experiências em situações de análise, planejamento e intervenção necessária a atuação do futuro pedagogo, compreendendo formas de como o educador infantil exerce articulações entre forma de cuidar, educar e acolher no exercício da sua docência, buscando subsídios para uma reflexão mais aprofundada visando o melhoramento da prática pedagógica realizada em sala de aula, para melhor compreendimento do aluno.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Colégio Adventista de Cáceres é uma escola privada localizada na rua dos Scaff, n° 235, bairro Cavalhada, Cáceres/MT. Atende a Educação Infantil desde o maternal 02 a 05 anos, ao Ensino Médio, com cerca de 750 alunos matriculados ao todo, e um caledário de 200 dias letivos anualmente.

A escola possui 18 salas de aulas, funciona durante os periodos matutino e vespertino, conta com um laboratório de informática, um auditório, uma biblioteca, uma catina, uma quadra coberta, um pátio interno, um campo de futebol ao lado da escola, sala dos professores, secretaria, sala da orientação, sala da coordenação, sala da coordenação disciplinar, sala da tesouraria e sala da direção, possui banheiros feminino e masculino e bebedouros tanto no piso de cima quanto no de baixo.


DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Diário de observação nº 1-

Instituição: Colégio Adventista de Cáceres

Data: 13/08/2018

Início/término da aula: 07:00 – 11:15

Professor(a) regente: Franciane de Souza

Nível/Ano: Pré I – 3 e 4 anos

Estagiário(a): Larissa Vieira Fernandes

                  No decorrer da aula, observou-se que a professora regente utiliza massinha para receber as crianças e mantê-las brincando e entretida enquanto recepciona os outros alunos. A sala possui 5 alunos e não tem auxiliar de sala por ter uma pequena quantidade de alunos. De primeira mão foi feito o acolhimento e logo em seguida uma roda de conversa, a professora fez vários questionamentos, de como foi o dia anterior, qual foi o almoço, se as crianças estavam feliz e se não, qual era o motivo, dando oportunidade de todas falaram e se expressarem. Logo depois, a professora cantou músicas e contou uma história sobre os sons dos animais. As crianças sentam nas mesas em forma de rodas para que possam interagir melhor entre os colegas. Cada aluno possui uma apostila, durante a semana a professora estava trabalhando sobre os animais, sons, cores, formato das patas, entre outros. A professora explicou o que era para ser feito na atividade que seria entregue, e distribuiu as apostilas aos alunos. A professora acompanha cada aluno na realização da atividade, e auxilia aqueles que apresentam mais dificuldades. Após acabarem a primeira atividade, as crianças foram conduzidas ao banheiro para lavarem as mãos e participarem do lanche que ocorre todo dia das 08:40 às 09:10. Quando terminaram o lanche as crianças guardaram cada um suas lancheiras e foram ao banheiro acompanhadas pela professora para escovar os dentes. A professora passou mais uma atividade da apostila sobre como dormem alguns animais e assim que cada aluno terminou ela deixou o momento livre para brincarem. Todos os dias, com exceção das sextas feiras, os alunos levam atividades para casa. Alguns dias são atividades da apostilas e outros dias no caderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (70.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com