TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.237 Palavras (21 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ISA PAULA CAMPOS: 160101118

GOIÂNIA

2017


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Bianca Goss

ISA PAULA CAMPOS: 160101118

GOIÂNIA

2017


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        04

2        DESENVOLVIMENTO        05

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        05

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        08

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        09

2.4        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        12

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        18

ANEXO B – Planos de Aula        19


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal Bernardo Elis.

O mesmo tem como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.  Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.

Segundo a LDB 9394/96, em seu artigo 29, preconiza-se que:“A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola e em uma das turmas da mesma, como por exemplo, acesso ao PPP (Projeto Político-Pedagógico), o qual traz as necessidades encontradas na realidade da instituição e dos educandos, atrelados aos documentos oficiais nacionais direcionados a Educação Infantil. Também foram planejados e aplicados 10 planos de aula com temas e conteúdos diversos, que envolveram a coordenação motora, concentração, cuidados com alimentação e meio ambiente, entre outros.

O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o Desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação da turma; descrição da docência; inclusão na escola estagiada; e por fim as Considerações finais onde é relacionado aos objetivos do trabalho, como dificuldades e facilidades encontradas, importância do trabalho. Seguido das referências e anexos.

  1. DESENVOLVIMENTO

Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado de Educação Infantil, articulando-se a descrição das observações e das ações realizadas com o referencial teórico pertinente a cada situação informada.A partir dessa experiência que possibilita que o docente utilize esta ricaoportunidade escolar, para desenvolver profissionalmente, contribuindo para umapratica educativa que possibilita formar professores a partir da análise, da crítica e dasnovas maneiras de fazer educação, que podem ser construídas.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil, foi realizado na Escola Municipal Bernardo Elis,que está situada na Rua 01 Qd.04 – Setor da Gloria – Goiânia, que atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Através de dados obtidos pelo PPP da escola, atualmente a escola conta com 33funcionários, sendo 2 coordenadoras pedagógicas, 1 diretora, 14 professores emsala de aula; 03 professores de apoio; 13 funcionários distribuídos em vários setores da escola.

A faixa etária dos alunos é entre 4 e 12 anos. O total de alunos matriculados nos dois turnos (matutino e vespertino) é de 470 alunos. Matutino com 235 alunos e Vespertino com 235 alunos. Em cada turma 25 alunos até 3º ano e 30 alunos nas séries 4º e 5º.

A escola possui uma estrutura física bem conservada. Em suas dependências encontramos: 10 salas de aula; 1 cozinha; 1 laboratório de informática; 1 despensa; 1 almoxarifado; 1 pátio coberto; Área verde; 1 diretoria; 1 secretaria; 1 sala dos professores; 1 sala multifuncional;  5 banheiros divididos da seguinte forma: 4 para os alunos e 1 administrativo.

Durante toda a vivência na escola ficou claro que a equipe escolar se preocupa, de fato, com a qualidade da educação que oferecem. Este foi um dos pontos mais importantes para a realização do trabalho, pois é uma preocupação que está registrada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, como também é algo que vai de encontro com as necessidades que existem hoje na educação.

Ao chegar à escola todos me receberam muito bem, desde a diretoria, ao pessoal do suporte pedagógico e os professores. Isso contribuiu bastante para o fácil acesso aos documentos da escola, como o PPP e as pessoas que fazem parte da gestão escolar, o que foi de extrema importância para realização das atividades na escola, já que poderia nortear as atividades baseadas no projeto da escola.

Considero que o PPP foi muito bem elaborado, pois toma por base as necessidades encontradas na realidade da instituição e dos educandos, atrelados aos documentos oficiais nacionais direcionados a Educação Infantil e as teorias abordadas nas diferentes disciplinas do curso de pedagogia. Um dos documentos importantes para a realização do projeto foi o Parâmetro de Qualidade da Educação Infantil proposto pelo Ministério da Educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com