TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  27/4/2018  •  Tese  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO E SUPERVISÃO

ALUNA: MARIANA FERREIRA DA SILVA MARCOS VIEIRA

CURSO: PEDAGOGIA

MATRICULA: 478287

LINHARES

2015

MARIANA FERREIRA DA SILVA MARCOS VIEIRA

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

GESTÃO E SUPERVISÃO

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Pitágoras como requisito parcial do curso de pedagogia.

Coordenador de Curso: Norma Astrea Nunes Grunewald

Linhares

 2015

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

Nome Completo do(a) aluno(a): Mariana Ferreira da Silva Marcos Vieira

Data (mês e ano): Outubro/2015

Matrícula: 478287

Instituição de Ensino: Faculdade Pitágoras

Curso: Pedagogia

Entidade (Empresa): E.M.E.F Álvaro Marques Oliveira

Data de início do estágio: 05/10/2015

Data de término do estágio: 29/10/2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        9

elementos necessários para situar o tema do trabalho.        9

2        AMBIENTE DE PESQUISA        9

2.1        A Escola        9

3        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        10

3.1        Período de Observação        10

3.2        Período de Coparticipação        11

3.3        Período de Regência        12

4 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICES        12

ANEXOS        13

Esse relatório foi feito à disciplina do relatório de estagio supervisionado em gestão e supervisão no ensino fundamental, matéria de suma importância para essa graduação.

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, Mariana Ferreira da Silva Marcos Vieira do 8º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado E.M.E.F Álvaro Marques Oliveira no período de 05/10/2015 à 29/10/2015.

Neste contexto o estágio nos leva a colocar em prática o que temos aprendido nas disciplinas estudadas e também para que possamos ter a certeza da profissão a seguir. Desde o primeiro dia de aula, os professores nos colocaram em desafio, pois as matérias são extensas e é necessário assiduidade nos trabalhos propostos.

Um das informações mais importantes para ampliar o nível de aprendizado em uma instituição de ensino é a gestão escolar, pois ela é responsável por instigar o ensino de qualidade, apresentar uma visão ampla do desenvolvimento da escola, logo, estimular seu desenvolvimento como um todo. Pude ver passo a passo do trabalho de uma coordenadora pedagógica e foi maravilhoso, pois eu tinha a expectativa que seria muito mais exaustivo do que foi pra mim, que seria um trabalho impossível de se realizar com êxito, isso por causa das várias reclamações feitas por diversos professores, mas pude ver um excelente trabalho feito por essa coordenadora pedagógica Estela, que acompanha prontamente os professores, ajuda, apoia, auxilia e o faz com muita disposição e prontidão, o que faz o trabalho parecer menos exaustivo, mesmo sendo um trabalho estressante por lidar com pessoas o tempo todo.

2 AMBIENTE DE PESQUISA

O nome do colégio escolhida para o estágio é o EMEF ÁLVARO MARQUES DE OLIVEIRA, que fica situado na rua GOIABEIRAS , S/Nº, bairro SALVADOR, cidade de Sooretama-ES, que tem como diretor atual Marcos Antônio Leão. A escola foi inaugurada em 27/05/2006 tendo como administração executiva Esmael Nunes Loureiro. A necessidade de construir essa escola veio devido ao grande índice de natalidade no município, levando em consideração que estamos em 2014 e essa necessidade ainda é presente nesse município.

A escola possui 16 salas de aula 4 banheiros sendo 2 masculino e 2 femininos  1 sala de planejamento pedagógico e 1 sala para os professores se reunirem no recreio, a escola também contém uma biblioteca, sala de vídeo,  a escola não possui refeitório e nem lavatório coletivo outra observação que fizemos é que apesar de se falar em educação inclusiva desde do ano de 2000 a escola não possui nenhuma acessibilidade para portadores de deficiência alguma, porém no momento passa por uma reforma e ampliação.

A escola trabalha com turmas integrais e parciais, onde essas turmas integrais fazem parte de um projeto chamado mais educação, que por sua vez o público alvo desse projeto são os alunos com dificuldade de aprendizagem, a clientela é bem misturada contendo várias classes sociais, prevalecendo a classe mais carente. Percebemos também que a escola comporta atualmente um número maior de alunos do que deveria.

A escola segue uma rotina onde é adequada a necessidade de cada turma, nessa rotina também na qual tivemos acesso, segue uma sequencia de disciplinas na qual o professor trabalha com a turma.

Observamos também o momento da recreação que são de 20 minutos, as crianças vão para a fila pegar o lanche, porém a escola não se dispõe de um refeitório (está em construção n momento), por isso esse momento o que torna esse momento tumultuado e agitado pois as crianças lancham pelas calçadas ao redor da escola o que exige uma atenção redobrada das coordenadoras para qualquer incidente que venha acontecer. Após a recreação os alunos fazem uma fila onde voltam para suas salas de aula para que se prossiga com a rotina habitual da escola e planejamento do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com