TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.418 Palavras (18 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

RAPHAELA CHAGAS ANDRADE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Cachoeiro de Itapemirim

2018

RAPHAELA CHAGAS ANDRADE[pic 5]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

 

Cachoeiro de Itapemirim

2018


SUMÁRIO

[pic 6]

INTRODUÇÃO        

1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.................................................................

2  DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO          

3 REFERENCIALTEÓRICO        

4 PLANOS DE AULA        

5 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


1 - INTRODUÇÃO

O relatório a seguir mostra os resultados alcançados através de objetivos e estratégias para familiarizar os alunos do Ensino Fundamental trabalhando o tema sobre alimento saudaveis, foram trabalhados com as crianças como se alimentar de forma boa, sem prejudicar a saúde.

Pode se observar que as crianças tem uma alimentação regular e boa, porem pode se perceber que eles ainda fazem muito consumo de alimentos que não são saudaveis, mais com o plano elaborado, eles poderam ver, analisar que alguns produtos fazem mau a saúde deles.

Uma má alimentação influencia em varios aspectos nas crianças, elas não desenvolvem bem na escola, elas não desenvolvem o fisico delas, acaba acarretando uma serie de fatores que pode prejudicar a criança.

Mas durante o tempo que estivemos juntos, elas conheceram os benecificios e os maleficios de cada alimento estudado.

2 - CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola CELP, foi fundado em 1984 pelas atuais diretoras Lucília Fátima Simões Hora e Beatriz Sardenberg, no inicio a escola era conhecida como “Pingo de Gente” e só atendia as crianças com idade máxima de 6 anos. Em 1999 a escola começou a atender a alunos do Ensino Fundamental, e a partir daí a escola começou a se chegar Centro de Ensino Lauro Pinheiro, a escola e situação dentro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, e é uma escola particular.

A professora tem uma rotina diária com as crianças.

  • Chegam a escola
  • Guardam os matérias
  • Retiram a agenda e o lanchem da mochila
  • Sentam na rodinha
  • Iniciam com oração e musicas
  • Depois realizam a atividade e lancham
  • Depois vão ao pátio, brincam e retornam a sala
  • Realizam uma atividade mais leve e depois retornam para suas casas.

A sala e toda adequada para a idade das crianças, possui mesas e cadeiras para seus tamanhos, banheiro e lavatórios, armários, desenhos nas paredes, relógios.

3 - DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO  1º ANO

A experiência de observação no estágio na turma do 1º ano foi maravilhosa e única, tanto na escola quanto no meu estágio. Tenho a certeza de que é no processo de ensino/aprendizagem que o ser humano cresce, se valoriza, valorizando outras pessoas. Lá eu aprendi muito mais do que eu podia imaginar, fiz amigos, foi um mês mais produtivos e marcantes da minha vida pessoal e profissional".

Gostei muito do Colégio, a atenção da coordenadora e mais especificamente a dedicação, atenção e desprendimento da professora regente. A turma do é composta por crianças espertas, inteligentes, dinâmicas, tagarelas e bastante alegres, gostam muito de brincar e cantar. Gostei muito dos alunos , fiquei satisfeita em ver que os alunos participaram ativamente dos trabalhos com dinamismo, criatividade e originalidade.

Ao chegar à sala de aula fui apresentada para a turma, onde expliquei o que iria fazer com os alunos no meu período de estágio.

Ela iniciou com a oração, em seguida a agenda no quadro que identificava qual seria a atividade realizada na rotina neste dia.De acordo com a rotina, a professora realizou uma atividade de português no livro, o assunto que os alunos estudaram foi à letra “B”. Logo após, houve a hora do lanche.Ao retornarem do lanche, os alunos foram para sala de vídeo, onde assistiram a um filme, e terminando foram para o parque.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO  2º ANO

Ao chegar à escola os estudantes são organizados em filas de acordo com as séries, rezam diariamente e cantam antes de irem para as suas respectivas salas.

A sala é ampla e arejada, a turma é composta por quinze alunos com faixa etária de sete anos que se dividem em sete meninos e oito meninas. Todos são organizados enfileirados e em algumas ocasiões é feito um círculo.
Na mesma há um cantinho de leitura, onde os alunos podem escolher um livro e ler ou interpretar as histórias uns para os outros.

Possui ainda uma biblioteca com vídeo e TV que fica a disposição dos alunos mediante agendamento dos professores. A realização do recreio e das brincadeiras é feito na quadra e também no parquinho. Nesse espaço educacional se encontra uma horta que é cultivada pelos próprios alunos e também uma fazendinha com animais domésticos como pássaros, coelhos e cabras que são alimentados pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com