TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  28/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

FABIANE DALL`ACQUA RU 1026614- 2014/

JUSSARA VERIDIANA PEREIRA TELLES RU 906374- 2013/2

SILVANE COSTA MENEGASSI RU 910618- 2013/2

 

RELATÓRIO DE ESTAGIO- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

XANXERÊ

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

FABIANE DLL´ACQUA RU 1026614- 2014/

JUSSARA VERIDIANA PEREIRA TELLES RU 906374- 2013/2

SILVANE COSTA MENEGASSI RU 910618- 2013/2

RELTÓRIO DE ESTÁGIO- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

                                         Relatório de Estágio

                        Supervisionado- Educação de jovens e adultos

                                                  apresentado à UTA-  Diversidade Cultural/ Educação e Trabalho

                                                   no curso de Pedagogia

                                                   Tutor Local Eldrin Santini

                                                   Centro Associado:

                                                   Xanxerê- SC

XANXERÊ

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................1

DESENVOLVIMENTO..........................................2

PLANO DE AÇÃO................................................3

REFERÊNCIAS....................................................4

APÊNDICES.........................................................5

INTRODUÇÃO

O presente estágio tem como enfoque a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, um olhar nesta tão graciosa modalidade de ensino formal, onde os estudantes desenvolvem suas capacidades enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas potências técnicas profissionais tentando atender as suas próprias necessidades e assim contribuir como cidadão na sociedade ao qual está inserido.

Apesar de o estágio com pedagogos nesta modalidade ser considerado curto, traz grandes contribuições, para ação e reflexão do profissional que adentrará no campo da Educação de Jovens e Adultos. É neste contexto que podemos compreender também nosso papel de reprodutores e transformadores sociais. Nesta construção de modelo de professor que queremos ser, podemos focar a exclusiva reprodução de conhecimento científico ou além desta reprodução social, próprio da prática escolar, tomarmos o papel de gerador de transformação social, fazendo com que os alunos reflitam sobre as questões sociais que os envolvem. Esta reflexão também é proporcionada durante o estágio.

   A semana de estágio é o ápice do trabalho, pois é quando colocamos em prática realmente o que acreditamos, e desenvolvemos as atividades buscando um avanço no aprendizado recíproco de ideias e saberes diferente.

DESENVOLVIMENTO

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTÁGIADA

   O estágio foi realizado na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa Silva, situada á rua Avenida Brasil, 472, centro, 89820-000, Xanxerê- SC.  O contado  com  escola pode ser realizado através do telefone (49) 3433-9600 e do e-mail eebcostaesilva@yahoo.com.br.

A Escola de educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva acredita que é necessário mais do que nunca, que os conhecimentos sejam significativos ao Jovem. Eles precisam compreender a importância e a necessidade de aprimorar-se dos conhecimentos sistematizados. Porém, isto se dá de forma mais dinâmica e contextualizada a realidade local e global. A escola é constituída por um corpo docente administrativo de servidores, sendo responsável pela gestão escolar o Diretor Edegar Antonio Fumagalli e os Assessores da Direção Eliane Coradi dos Santos e Daniel Verza. Entre estes 81 professores, 28 efetivos, 31 ACTs, 10 complementa a carga horária, 02 assistentes técnicos pedagógicos, 02 assistentes de educação, 02 orientadores, 02 responsáveis pela biblioteca.

O número de alunos é de 1057 distribuídos nos três turnos, matutino, vespertino e noturno, sendo que no período matutino as aulas iniciam as 07h45min às 11h45min, vespertino das 13h00min às 17h15min, noturno das 19h00min às 22h30min são atendidos 258 alunos no Ensino Médio Inovador, 18 no Curso Técnico em Alimentos, 637 no Ensino Médio Regular e 109 no Magistério.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Durante a realização do estágio observamos que, o ambiente é muito bem conservado e organizado, possui boa iluminação, é bastante ampla e confortável, possui no seu espaço físico ginásio de esportes, biblioteca, laboratório de biologia, química, física e matemática, dois laboratórios de informática, bem como 23 salas de aulas, 02 salas para DVD, 02 salas para aulas práticas de artes, videoteca, sala de multimídia, auditório utilizado para eventos artísticos- culturais, reuniões, assembleias da comunidade escolar e comunidade em geral, cozinha, 02 refeitórios, sala de apoio pedagógico com materiais didáticos- pedagógicos variados, 01 sala de SAEDE, para atendimento dos alunos com deficiência. As salas possuem carteiras velhas e seminovas, acomoda bem os alunos, tem como material pedagógico para o Ensino Médio recursos tecnológicos, (internet, rádios, TVs, data show, DVD player), livros literários e didáticos (Português, Matemática, História, Química, Biologia, Física, Geografia, Sociologia, Filosofia, Espanhola e Inglês). Os livros didáticos foram escolhidos por professores e cedidos pelo PNLD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com