TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  31/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

FÁTIMA APARECIDA DE SOUZA RU:938083 TURMA:2013/02

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

JUNDIAI SP

2015

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

FÁTIMA APARECIDA DE SOUZA RU: 938083 TURMA: 2013/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTADO À UTA- EDUCAÇÃO E TRABALHO FASE1 NO CURSO DE PEDAGOGIA TUTOR LOCAL: ALINE CRISTINA PEREIRA POLO DE APOIO PRESENCIAL JUNDIAÍ SP

JUNDIAI SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................04

1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE JOVENS E ADULTOS............05

1.1 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CEMEJA....................................05

1.2 CARACTERÍSTICAS DO LOCAL DO ESTÁGIO.........................06

1.3PROFISSIONAIS DA ESCOLA.....................................................06

2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA.......................................................07

2.1 CARACTERÍSTICAS DA SALA E TURMA....................................08

2.2PERFIS DOS ALUNOS E DA PROFESSORA..............................08

3. DESCRIÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS.......................................10

PLANO DE AULA

1 IDENTIFICAÇÃO............................................................................12

2 CONTEÚDO...................................................................................12

3 OBJETIVO......................................................................................12

4 SÍNTESE DO ASSUNTO................................................................12

5 DESENVOLVIMENTO....................................................................13

6 PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS...............................................13

7 RECURSOS...................................................................................14

REFERÊNCIAS.................................................................................15

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................16

REFERÊNCIAS................................................................................17

FICHA DE FREQUENCIA


INTRODUÇÃO

Este é um relatório de estágio supervisionado e obrigatório, Educação de Jovens e Adultos, que tem como objetivo a busca de conhecimento e aprendizagem como futuro pedagogo, verificar o ambiente escolar a interação dos alunos com o professor, as metodologias de ensino, as dificuldades de aprendizagem, estando de acordo com as diretrizes curriculares para a lei 11788, de 25 de Setembro de 2008 que dispõe o estágio de estudantes.

Este estágio foi realizado em uma escola pública do município de Jundiaí SP EMEB Ivo de Bona que atende crianças do fundamental 1, nos períodos manhã e tarde,e período da noite atende a turma do EJA, porém o prédio  da escola é somente emprestado, pois sua sede é localizada no centro de Jundiaí no CEMEJA(centro municipal de educação de jovens e adultos) DRº André Franco Montoro,órgão da secretária da educação de Jundiaí. Com grande procura e sem capacidade para atender a todos, foi necessário que a diretoria de ensino, distribuísse núcleos descentralizados, assim a EMEB Ivo de Bona foi escolhida como um dos 8 núcleos espalhados pela cidade.

Este estágio foi concluído em forma de observação, visando a metodologia de ensino da escola, do professor e a participação dos alunos em relação às aulas

O estagio constitui parte complementar no curso de Pedagogia, além disso, importa destacar-se a carga horária que são de 80 horas.

Assim sendo, inúmeras foram as possibilidades de reflexões, sobre as práticas realizadas neste período de observação, sendo de extrema importância pra meu crescimento profissional.

A educação de jovens e adultos vem como grande desafio para toda a sociedade, pois não se resume em apenas ensinar a ler e a escrever, e sim para que o aluno se desenvolva como ser humano, podendo exercer a democracia, adquira sua auto-estima, sua confiança e autonomia.

        

  1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULDOS

  1. Um pouco da História do CEMEJA DRº André Franco Montoro

Até 1998, o CEMEJA Professor Doutor André Franco Montoro, em Jundiaí, na Grande São Paulo, localizado na Rua José do Patrocínio nº200 vila Argos. Seguia o padrão do ensino "supletivo": o aluno tinha de fazer a prova de cada um dos módulos de todas as disciplinas, não importando os conhecimentos já adquiridos. O resultado era o aumento constante dos índices de evasão. Sob o comando da diretora Kátia Carletti, a equipe pedagógica partiu para uma nova metodologia de ensino e aprendizagem. Com um novo projeto pedagógico, feito após uma pesquisa sobre as necessidades dos estudantes. "Se o aluno encontra obstáculos, ele se desestimula e desiste de estudar", O sistema de módulos foi eliminado e todo o material didático utilizado passou a ter elaboração própria. A maneira de aplicar as provas foi trocada por outras formas de avaliação e criou-se o "passaporte" - em que os professores anotam os avanços de cada estudante, e sua participação nas diferentes atividades oferecidas. Os alunos passaram a receber atendimento individual para tirar dúvidas de acordo com a disponibilidade de cada um. A escola trabalha muito com incentivo à leitura, ela está presente nos corredores, em jornais murais e nas salas de aula. No prédio da Argos assim como é conhecido o CEMEJA são ofertados gratuitamente oportunidade de estudo, para jovens e adultos que na idade regular não tiveram acesso ou oportunidade ao ensino fundamental e médio, conta ainda com uma biblioteca pública aberta para toda a cidade de Jundiaí, onde geralmente são as escolas da cidade que organizam passeios com as crianças, pois são feitos alguns projetos como contação de histórias. Lembrando também que a secretaria de educação localiza-se neste prédio, assim como espaço pedagógico,núcleo administrativo de creches, núcleo de administração, núcleo de apoio a aprendizagem, centro de informática, centro de línguas. O complexo da Argos ocupa um espaço de 2600m leva o nome da antiga tecelagem Argos Industrial de Jundiaí, que funcionou neste espaço no período de 1913 à 1984. Adquirido pela prefeitura o espaço foi reformado, transformando no pólo educacional do município.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com