TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SEMESTRE / TURMA: 4º A

INSTITUIÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DIAS DO CARMO

NOME: NEIDIMAR APARECIDA GONÇALVES GOMES

RGM: 17113806

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

ANO/SEMESTRE DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO: 2018 / 1º SEMESTRE

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O estágio foi realizado na Escola Estadual José Dias do Carmo, localizada na Praça José Ermelindo de Souza, nº 19, distrito de Estevão Araújo, município de Araponga, MG., que possui como órgão mantenedor o Governo Estadual, é vincula a Secretaria Regional de Ensino de Ponte e Nova, MG., funcionando no período da manhã e tarde. A escola oferta todas as séries dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, médio, além da tele sala. Possui um total de 352 alunos. O estágio tem carga horária do Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando um total de 100 horas, sendo a intervenção de 05 dias com a carga horária de 04 horas por dia, no 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com 19 alunos. Foi dividido em 52 horas totais em atividades realizadas na Instituição em Gestão, com Orientação da supervisora e 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção. As 52 horas realizadas na instituição foram divididas em apresentação na instituição, observação e caracterização da instituição e da sala de aula, análise do projeto político pedagógico e realização da intervenção.

A população atendida é caracterizada, em sua maioria, por famílias advindas da classe média-baixa, residindo cerca de 70% na zona rural. O currículo da Educação Básica configura-se como um conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social, contribuindo, intensamente, para a construção de identidades socioculturais do educando. O Plano Curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio contém uma Base Nacional Comum, definida nas diretrizes curriculares e uma Parte Complementar Diversificada, definida a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

INTRODUÇÃO

O objetivo da proposta pedagógica está voltado em construir na vida do aluno, um alicerce educacional com base fortes, dando ênfase aos princípios morais como preceito além de uma formação estruturada em conhecimentos fundamentados. Para isso, desenvolve atividades direcionadas à integração entre Escola e Família, fazendo com que a criança, além do prazer em estudar, sinta o Colégio uma extensão de sua casa. Na qual há uma linha de trabalho que é sistematicamente eclética, mas direcionada com maior predomínio ao ensino tradicional.

O planejamento é feito semanalmente, os objetivos são elaborados para cada aula e baseado no plano anual. A forma de avaliação é através de provas e notas conforme os objetivos alcançados para faixa etária. A turma tem momentos de discussão, colocação de suas ideias e sugestões. Tudo que é planejado é colocado em prática e avaliado após as aulas e também por proves mensais e bimestrais. A escola possui um excelente espaço físico, muitos materiais pedagógicos a disposição e com limite de alunos por turma para que consiga atender cada um com atenção e qualidade.

Durante o período de minha observação e participação foi possível perceber que as crianças recebem bem as atividades proposta pela professora, porém é preciso sempre está alertando as regras, alguns é a primeira vez que estão indo à escola. Colégio tem uma proposta que o aluno que respeitar os amigos e as regras de sala de aula irão receber um carimbo na agenda com carinha feliz, caso ao contrario irão para casa com carinha triste. Na maioria dos casos resolve bastante as questões de comportamento, quando a escola tem os pais como aliado. A turma do 1ºAno tem momentos de descontração, mas também momentos muito importantes de aprendizados, é essencial que essas crianças prestem atenção e se concentram para obter o aprendizado esperado.

A intervenção foi feita através do projeto de leitura “Monteiro Lobato” com o tema “Sítio do Pica Pau Amarelo”, elaborado de acordo com o planejamento anual da professora e dando sequência ao trabalho dela. Foi elaborado sob a orientação da supervisora pedagógica da instituição. A turma escolhida foi 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituída por 19 crianças de 06 à 07 anos. O 1º ano é uma turma com muitas dificuldades, há crianças em diversos níveis de aprendizagem. Com base nisto procurei enfocar meu trabalho nos temas de alfabetização e letramento e a arte através do lúdico e foi trabalhado: Vida e obra de Monteiro Lobato, Personagem do Sítio: Tia Anástacia, conhecendo e analisando receitas, Os personagens do Sitio do Pica pau Amarelo a partir de suas características, Arte: Música e dança: Sítio do Pica Pau Amarelo, Leitura de imagens e produção textual e confecção dos personagens e apresentação da peça teatral. Todos os temas foram trabalhados de forma interdisciplinar buscando total interação entre os alunos e a estagiária.

As práticas realizadas tiveram objetivo de forma lúdica revisar conteúdo ensinado pela professora regente, estimular a desinibição, atenção, raciocínio logico e rápido, desenvolver agilidade e concentração.

PERFIL DOS PROFESSORES

Vários professores do ensino fundamental e infantil, possuem uma formação inicial e superior e estão buscando mais conhecimentos com a formação continuada ofertada pelo estado como por exemplo: pós-graduação através da educação a distância, entre outros cursos em EAD.

Uma das dificuldades que eles encontram no exercer de sua função docente é a superlotação nas salas, instalações inadequadas, falta: ventiladores, brinquedo pedagógicos, falta de espaço nas atividades físicas entre outros.

A metodologia utilizada em sala de aula pelos docentes é: quadro, giz, sala de vídeo, mesas educacionais, sala de leitura, música, desenhos, brinquedo lúdico, entre outros. A avaliação continuada é o método realizado para que se possa avaliar o conhecimento geral do aluno, que também é avaliado através de participação, presença, prova escrita e oral entre outros.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSORES

A professora regente da turma possui Magistério, Pedagogia e Pós-graduação em Educação infantil, séries iniciais, ensino fundamental com ênfase em educação especial. Trabalha em sala de aula há 17 anos. Atualmente trabalha com 1º ano (alfabetização) faixa etária de 6 a 7 anos. Não possui uma tendência pedagógica específica, mas procura seguir a tendência renovada, onde respeita interesse, ritmo e fase de raciocínio do aluno. Os recursos utilizados são através do computador, DVD, livros, diversos campos de pesquisas. O relacionamento com os alunos é de afetividade, respeito e amizade. Nos dias que estive em sala de aula fazendo as observações percebi que a professora regente é uma pessoa calma, paciente e extrovertida. Suas aulas possuem bastante atividade em folha, caderno, livro, utilizando também o lúdico em sala de aula. Sempre dando muita atenção aos alunos e de forma dinâmica. Procura buscar atualização profissional pela internet e livros pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com