TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Por:   •  21/12/2022  •  Monografia  •  5.118 Palavras (21 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

3        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        6

4        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        8

5        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        11

6        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        13

7        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        14

8        PLANO DE AÇÃO        16

9        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        20

10        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        22

11        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório: Gestão Educacional e Espaços não escolares para o Curso de Licenciatura da Faculdade Pitágoras Unopar Anhanguera, na modalidade EAD consiste na participação do estudante estagiário em atividades planejadas, com embasamento teórico que promovam a articulação entre o currículo do curso, aspectos práticos da educação básica e promovam a reflexão teórica em situações vivenciadas no contexto da educação formal e não formal.

O Estágio Curricular Supervisionado tem caráter obrigatório para os Cursos de Licenciatura, com a finalidade de propiciar a complementação do ensino do estudante estagiário. Deve ser orientado, planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 9.394/96, com este Regulamento e com o Projeto Pedagógico do Curso.

O objetivo geral será propiciar situações para a reflexão sobre a prática pedagógica fundamentada nas teorias pedagógicas, desenvolvendo assim habilidades e competências profissionais docentes por meio da observação, participação, análise e reflexão, bem como a intervenção no cotidiano dos espaços não escolares; já os objetivos específicos são observados o espaço institucional, interpretação do que observa, reflexão sobre a realidade observada e atuação sobre a realidade.

A escola estagiada foi a Centro Educacional José Alpheu Neves de Nova Iguaçú localizada na Av. Abilio Augusto Távora, Centro N° 361-Nova Iguaçú-RJ. O diretor da Unidade Escolar é o Sr. Diego Gonçalves Kronemberger, no estágio foi observado o Plano Gestão da Unidade Escolar, o Projeto Político Pedagógico, o Plano Escolar, a atuação do trio gestor (Diretor, Vice e Coordenador), bem como foi analisado os documentos da secretária. Foi feito também algumas entrevistas, a escola em questão foi muito receptiva, à medida que mostrou todos os documentos pedidos.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do pedagogo e suas diversas atuações, tem como objetivo apresentar as diversas possibilidades de atuação do pedagogo, para além da sala de aula, como é a concepção da maioria das pessoas.

De acordo com o Parecer CNE/CP 5/2005 (Conselho Nacional de Educação, 2006), o profissional licenciado em Pedagogia pode atuar, desde a educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), na educação profissional, no apoio escolar, na formação docente e nas áreas não escolares que sejam necessários os profissionais que tenham conhecimento pedagógico.

Desse modo os autores explicam que o artigo não é um aprofundamento das áreas que o pedagogo pode atuar e sim, uma explicação das diversas áreas que o pedagogo pode atuar, além de ministrar aulas.

O pedagogo hoje em dia tem uma vasta área para atuar, desde o ambiente escolar até empresas, de modo que o pedagogo possa colocar seus conhecimentos em prática, como a coordenação de pessoas e o trabalho em equipe, assim, auxiliando o desenvolvimento de todos. Os autores destacam as possibilidades de atuação do pedagogo, no ambiente escolar, o pedagogo pode trabalhar em instituições públicas e privadas, atuando em sala de aula como professor de acordo com as competências exigidas nos níveis de ensino, poderá também atuar na gestão escolar como coordenador, supervisor, orientador educacional entre outros.

Ainda poderá atuar também em clínicas que necessitem dos seus conhecimentos, órgãos públicos e privados, organização não governamentais, para além do ambiente escolar, o pedagogo pode atuar em locais que necessitem de conhecimento pedagógico, como empresas de brinquedos, museus, canais de televisão, recursos humanos de empresas, além disso, o pedagogo pode atuar na pedagogia hospitalar, que consiste em ultrapassar as barreiras da educação formal, e atender um estudante que esteja hospitalizado ou a domicílio, torna-se necessário que o pedagogo tenha conhecimento sobre as doenças comuns, assim auxiliando pedagogicamente e psicologicamente. Para isso deve haver uma união entre família, escola e os profissionais da saúde, de modo que possa auxiliar no desenvolvimento do sujeito e assim fazer com que ele retorne à escola sem perdas de conteúdo e propiciar a socialização do indivíduo.

Nas empresas, o pedagogo pode atuar nos recursos humanos, de modo a auxiliar a vida dos demais colaboradores com capacitação, além disso promover a humanização assim melhorando a prestação de serviços deles. Além disso, o pedagogo pode atuar na área de turismo e no museu, visando colaborar com o conhecimento cultural e ainda colaborar para que não seja uma simples visita ou passeio e sim, novos conhecimentos para apropriar-se. O pedagogo ainda pode atuar na educação dos presídios de modo que auxilie a reintegração do sujeito na educação e melhore sua socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (400.7 Kb)   docx (235.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com