TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

Por:   •  24/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

JOICE DE OLIVEIRA SILVA

TALITA DE CASTRO PIETROBON

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2018

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO.

[pic 1]

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução..............................................................................................3
  2. Entrevista...............................................................................................3
  1. Desenvolvimento..................................................................................5
  2. Considerações Finais...........................................................................7
  3. Referências Bibliográficas...................................................................9

        

  1. Introdução

O Estágio Curricular de Organização e Gestão do Ensino Médio foi realizado na Escola Estadual Padre Fidélis pertencente ao município de Tanabi. O nosso contato com a diretora da instituição foi bem agradável, apesar de inicialmente ter sido um pouco difícil pela disponibilidade de horários. Ela concordou com todas as atividades propostas na carta de apresentação. A realização das 20 horas do estágio ocorreram no período da manhã, e as visitas foram organizadas de 03 a 04 horas por dia e em média quatro vezes na semana.

A escola Estadual foi fundada no dia 13 de Junho de 1988, está localizada na Rua Capitão Jerônimo Fortunato, 557, no bairro centro, no município Tanabi. Seu horário de funcionamento é de período integral, das 07h00min as 22h00min, esta atende o Ensino Fundamental Anos Finais, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio, portanto possui coordenadores diferentes para cada nível de Ensino, sendo assim, a observação foi realizada apenas com a Sra. Leonice que é a coordenadora do Ensino Médio, responsável aproximadamente por 650 alunos matriculados nos 1°s, 2°s e 3°s anos. É importante ressaltar também a dificuldade de contato com a diretora da escola, que inicialmente ficou afastada em um tipo de licença, e assim quem assumiu suas responsabilidades foi o vice-diretor.

A escola conta em média com 90 funcionários, sua estrutura está um pouco danificada, nas salas de aula a estrutura das paredes e do forro não são muito boas e o ambiente de uma forma geral não é novo, apesar das reformas. Um ponto a se destacar são as grades que protegem a frente da escola, o que impede que qualquer pessoa entre ou saia sem autorização, mas que infelizmente não deixa a escola com uma aparência bonita, assim como a falta de acessibilidade chama atenção, pois esta possui muitas escadas e degraus.

  1. Entrevista

  • Como você vê o trabalho da Gestão Escolar?

A gestão é muito participativa, possui um trabalho muito bom que permite o bom andamento das coisas, e apesar de esta envolver tomadas de decisões difíceis e criteriosas, sempre é estabelecido um diálogo aberto entre todos. Esta possui um bom relacionamento entre si, assim como com o restante da escola.

  • Quais os aspectos que acredita ser mais relevante nessa função?

Nesta função todas as funções e ações são de extrema relevância, mas ao meu ponto de vista o aspecto mais importante que um coordenador pode desempenhar é o acompanhamento pedagógico dos alunos e o apoio aos professores que muitas vezes necessitam de muito respaldo.

  • Quais são as facilidades?

As facilidades para mim, pessoalmente, é o bom relacionamento que tenho com os docentes, com a gestão e com os discentes.

  • Quais são as dificuldades?

Uma das maiores dificuldades e não só do trabalho do coordenador, é sem dúvida o apoio da família, que na maioria das vezes não se interessa muito pela vida escolar do aluno, que não apoia e não da continuidade ao trabalho que a escola tentar realizar com os jovens e adolescentes em busca de caminhos melhores para o futuro. Também considero uma dificuldade o tempo disponível, que muitas vezes acaba sendo pouco para as tarefas necessárias.

  • Quais são os desafios?

Uma escola voltada para a efetiva aprendizagem dos alunos, que possa ser capaz de levar os alunos a universidades, que seja capaz de formas alunos que concluam seus cursos superiores, e transformar o aluno para ser um cidadão de bem.

  • Como é sua relação com os professores?

A minha relação com os professores é muito participativa, é uma relação de extrema cumplicidade e colaborativa. Sempre que precisam de ajuda recorrem a mim, e assim, busco em todas às vezes formas de atendê-los. Também procuro sempre estar acompanhando o trabalho de cada um, para auxilia-los no que for necessário.

Em relação à entrevista a Coordenadora foi muito solicita, percebi que esta se sentia segura e confiante em suas respostas. As respostas dadas por ela mostram a realidade que também foi possível analisar na prática, como por exemplo, na dificuldade de apoio dos responsáveis pelos alunos, na grande quantidade de tarefas para o tempo e as atividades do dia a dia, entre outras coisas.         

Por fim, foi possível verificar que ela respondeu as perguntas de forma breve, mas sincera, sem querer mostrar uma imagem da escola que diverge da realidade, sem querer mostrar uma escola em que tudo funciona bem, e a partir de sua fala foi possível verificar que ela acredita na educação como mudança social para os alunos.

  1. Desenvolvimento

        O tema escolhido, que foi aquele que mais se destacou na observação durante o estágio, foi o “Organização da Gestão – Aspectos Pedagógicos”. A coordenadora tem um trabalho que chama muita atenção pela dedicação e cuidado com o acompanhamento pedagógico de seus alunos. Durante o tempo da realização do estágio foi possível observar que a gestão da escola é bem preocupada com a aprendizagem dos alunos e em alcançar os índices necessários das avaliações externas, ou seja, sempre busca uma melhora em sua qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com