TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  12/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.494 Palavras (22 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS-IEAR

LILIANE RODRIGUES FERREIRA JORDÃO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM

GESTÃO EDUCACIONAL

ANGRA DOS REIS

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS-IEAR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM

GESTÃO EDUCACIONAL

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica em Gestão Educacional do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Fluminense de Angra dos Reis – RJ.

Professora Drª: Clarissa Craveiro

ANGRA DOS REIS

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2

2- HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

2

2.1 – DESCREVENDO O ESPAÇO ESCOLAR:

2

2.2- QUANTIDADE DE PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

3

2.3- OBSERVANDO A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO ESCOLAR.

4

2.4-  PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA        

6

2.5 -  AVALIAÇÕES

7

3. CARGO DA GESTÃO DA ESCOLA

9

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

12

5.BIBIOGRAFIA

14

 

6 ANEXOS

15

1 - INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade informar minhas experiências, realizações e impressões obtidas através do estágio da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão Educacional a fim de elucidar as diferenças e as relações entre a teoria e a prática.

As observações foram realizadas em um ambiente escolar, mais precisamente na Escola Municipal Santos Dumont, localizada na Rua Prefeito João Gregório Galindo S/N°, Japuíba, Angra dos Reis O objetivo deste estágio é de observar as atividades cotidianas da equipe diretiva e seu secretariado. Este estágio teve uma carga horária total de 50 horas que foram realizados duas vezes por semana tudo isto a fim de concretizar e oferecer sentido à construção teórico-metodológico efetivada no curso da disciplina Estágio Supervisionado em Gestão Educacional, ligando a teoria com a prática.

2   HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

• 2.1 – DESCREVENDO O ESPAÇO ESCOLAR:

A Escola Municipal Santos Dumont foi criada pelo Decreto Municipal nº 17 de 14/03/1972 e autorizada a ministrar o ensino de 1º Grau da Educação Básica do Ensino Fundamental, sendo a primeira escola municipal em Angra dos Reis.

No ano de 2007, a escola foi derrubada para que uma nova, mais moderna e ampla fosse construída no local. Os alunos foram divididos nas escolas do bairro e boa parte foi remanejada para a E.M Tereza Pinheiro de Almeida.

Em 1982 a Escola teve seu espaço reinaugurado e passou a receber alunos apenas da Educação Infantil até o 4° ano. A Escola Municipal Santos Dumont está localizada ao lado do Aeroporto Santos Dumont na grande Japuíba em Angra dos Reis – RJ, sendo da fácil localização e de acesso rápido a estrada Angra Getulândia.

A escola é destinada Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

A Escola atende a comunidade, e atualmente a Gestão escolar só promove eventos que sejam de cunho educacional, ou que sejam para arrecadação financeira, contando com a poio da comunidade local e vizinha, o espaço escolar não atende a comunidade para eventos particulares, por se tratar de um abrigo para casos de catástrofes naturais.

 A maior parte dos alunos moram em bairros próximos a escola e são de baixa renda.

Dentro do espaço escolar também são realizadas reuniões e palestras com a equipe da Defesa Civil do Município afim de alertar a população sobre a prevenção de acidentes naturais, do espaço escolar também são realizadas palestras sobre saúde e prevenção de doenças, contando com parcerias da Secretaria de Saúde, é usado também para aplicação de provas do ENEM e de concursos públicos.

2.2- DA QUANTIDADE DE PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

A escola possui atualmente 65 funcionários, sendo que 22 deles são professores que atualmente estão em sala de aula, e conta com um montante de 1200 alunos matriculados e frequentando assiduamente as dependências da escola. Tem seis professoras que trabalham na secretaria com desvio de função devido a problemas de saúde ocupacional.

Atualmente a Escola possui um pedagogo, que atua também como orientadora. Tem sete funcionários terceirizados, e seis funcionários concursados para atuar na manutenção e conservação do espaço, mantendo a higiene e limpeza do local, no refeitório possui uma nutricionista e oito merendeiras pelo que pude observar os funcionários são harmoniosos. Sempre estão em contato direto com o outro Na biblioteca tem duas bibliotecárias que eram professoras e foram desviadas de função. No almoxarifado fica uma professora com desvio de função, na cantina duas funcionárias para atender e para receber, um monitor de recreação, um monitor de educação especial, uma psicóloga, dois inspetores de alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com