TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

Por:   •  6/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

NOME DO ALUNO : MARIA IVANCLEIDE DA COSTA NONATO

MATRÍCULA :201801147281

PROFESSORA: MARÍLIA GOMES GODINHO

Canaã dos Carajás

2021

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE GESTÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado ao curso de Pedagogia na Universidade Estácio de Sá, , como parte da exigência da disciplina, Estágio Supervisionado, Sob a Orientação da Professora, Marília Gomes Godinho.

Canaã dos Carajás, 2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 05

OBSERVAÇÃO PRÁTICA 07

ANÁLISE DOS MATERIAIS DE SUPORTE 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS 08

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do aluno em seu período de estágio, na empresa Sistema de Ensino Equipe,como pré-requisito para a conclusão da disciplina de estágio supervisionado sob a orientação da professora Marília Gomes, no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estácio de Sá.

Nome da Instituição: Sistema de Ensino Equipe

Endereço: Rua Sapucaia, Nº 100, Bairro Nova Canaã.

Telefone (91) 3366-5900

2. METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Diante do momento pelo qual o mundo está passando, este relatório atende às orientações do plano de aula adaptando à realidade na qual o mundo está vivendo : A pandemia por conta do Covid-19. Apresenta as atividades realizadas atendendo às necessidades do aluno de forma remota de modo que contribui para aprendizagem, minimizando os impactos da suspensão das aulas presenciais. Então tem uma ampla importância para nossa formação compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem nesse período em que estamos vivendo, através desse estágio podermos adquirir uma experiência observando a convivências dos professores nesse processo tão difícil de pandemia. Para uma formação profissional ser qualificada devem desenvolver um trabalho de estágio com atenção e responsabilidade, porém o estagiário deve observar para adquirir conhecimentos acerca da realidade do dia- dia.

O presente trabalho tem por objetivo analisar o funcionamento do estágio supervisionado no processo educacional pedagógico do ensino fundamental I (professores) consequentemente a gestão escolar: (o escritório, coordenação e etc.)

A importância do estágio supervisionado teórico é onde nós adquirimos conhecimentos, que podemos levar e ampliar esse conhecimento de teoria com a prática, encontrar pontos construtivos para melhorar e observar a forma de como as crianças se relacionam entre si, com os adultos onde eles convivem.

Esta prática é o primeiro contato que o futuro professor terá com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá construir futuras ações pedagógicas (PASSERINI, 2007).

Denomina-se Estágio Supervisionado aquele que é tido através de análises e supervisões ao ambiente pedagógico, com o intuito de observar, extrair informações sobre o local que está sendo observado e assim formar uma concepção acerca do que está sendo trabalhado.

O objetivo deste trabalho é discorrer sobre o relacionamento interpessoal do supervisor com a gestão escolar, definindo assim sua importância no âmbito pedagógico. Para se ter um conceito sobre supervisão, é importante deslindar o significado etimológico do termo. A palavra Supervisão é o ato ou efeito de supervisionar é ter uma visão superior. Pois de acordo Rangel:

O supervisor não é um técnico encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um controlador de produção; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo à compreensão – contextualizada e crítica – de suas ações e, também, de seus direitos. (apud Lagar et al., 2013, p. 45

Desta forma é possível perceber que o Supervisor Escolar trabalha em conjunto com a direção e ambos com a comunidade, removendo todo estigma que a gestão escolar estivera pautada no autoritarismo, contribuindo assim para o crescimento do indivíduo enquanto discente, fortalecendo o ambiente escolar como uma instituição e exaltando a democracia educacional. Um dos grandes desafios da gestão democrática é vencer o desafio de garantir o acesso e a permanência do aluno, com sucesso, bem como a qualidade dos serviços prestados por ela.

Contudo o resultado de tal ação visa expor a questão da importância da Gestão Escolar no ensino-aprendizagem e o papel das supervisoras em âmbitos educativos, mostrando como a supervisão é sim uma ferramenta essencial para a atuação no ambiente escolar e como a execução de propostas pedagógicas facilita o desenvolvimento do processo de ensino como também a melhoria da qualidade de ensino.Diante do que foi visto pode -se entender também que a gestão escolar é de suma importância na formação da pessoa e em seu nome, onde é essencial que ensinem a compartilhar e a socializar, e que a liberdade e a democracia sejam essências do crescer.

3. OBSERVAÇÃO PRÁTICA

Durante o Estágio pude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com