TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NA GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  28/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA

ERICA SAYUMI DA COSTA KAMADA

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NA GESTÃO ESCOLAR

BELÉM-PA

2017

ERICA SAYUMI DA COSTA KAMADA

RELATÓRIO PARCIAL DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO NA GESTÃO ESCOLAR

Relatório entregue à disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão como requisito parcial para a avaliação do NPC I orientado pela professora Carmen Macedo.

BELÉM-PA

2017

1 INTRODUÇÃO

        

        Este é um relatório das atividades desenvolvidas no momento do estágio supervisionado III do curso de licenciatura em pedagogia – FIBRA, realizado no sexto semestre cuja a carga horária de 80h. O estágio está sendo efetivado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves, executado na gestão escolar, duas vezes na semana sendo na terça e quarta – feira, no turno vespertino, a escola fica localizada na Magalhães Barata, 698.

        O estágio tem o intuito de informar a respeito das experiências obtidas por meio do mesmo referente à disciplina de Estágio Curricular na Gestão Escolar afim de esclarecer as diferenças entre a teoria e a prática.

        Dessa forma, o estágio é um meio de oportunizar ao aluno condições para o seu desenvolvimento na sua prática administrativa, através de observações, vivências e situações que se apresentam no campo de estágio baseado na teoria dos saberes no aprendizado vivenciado ne escola. Sendo assim, o estágio curricular favorece um bom conhecimento prático, percebendo as suas modalidades na gestão escolar como a descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas obrigações, análises e finalidade do trabalho da gestão, a relação teoria e a prática do trabalho pedagógico, pois, possibilita o preparo para adquirir a prática da gestão, com a intenção de mudanças e um olhar mais abrangente entre a teoria e a prática, oferecendo o conhecimento da realidade da gestão escolar, as atividades acrescentadas na área administrativa da escola e envolvendo na preparação para a prática profissional.

        Por meio dessa realidade destaca – se, que as observações que fiz me deu oportunidade de aprender como é a prática e como ela se apresenta, no entanto, foi possível de perceber a prática administrativa que vem sendo desenvolvida e que se torna uma ferramenta essencial na gestão, a qual me oportunizou a conhecer a realidade educacional na direção da escola como ela é verdadeiramente. Nesse sentido, considero que o estágio curricular estão sendo momentos de extrema importância para minha formação, pois estou adquirindo um aprendizado muito significativo.

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola conhecida como Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vilhena Alves”, teve início com o decreto 3348 de 3 de julho de 1918, que cria as Escolas Agremiadas. Com o Ato de 26 de Maio de 1920, foram estas convertidas a Grupo. Ainda com o decreto 3389 de 9 de junho desse mesmo ano, recebeu este Grupo a denominação de “Paulo Maranhão”.

Em 27 de Dezembro de 1930, o Sr. Interventor Federal determinou que as denominações dadas aos Estabelecimentos de Ensino fossem substituídas por outras em homenagem à memória de pessoas que tivessem prestado serviços à causa pública.

Dando determinação a esse decreto, foi a denominação “Paulo Maranhão” substituída por “Vilhena Alves”, que tem sido conservada até a presente data.

Ensino Fundamental (Anos finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos-Supletivo (Ensino Fundamental - Supletivo, Ensino Médio - Supletivo), Educação integral.

A instituição conta com a infraestrutura, alimentação para os alunos: água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica, acesso à internet, as dependências estão divididas na seguinte forma: vinte e cinco salas de aulas, cento e trinta e dois funcionários, uma sala da direção, uma sala dos professores, laboratório de informática, um laboratório de ciências, uma sala multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), uma quadra de esporte descoberta, uma cozinha, duas salas de coordenação, uma biblioteca, uma cantina, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, uma sala de secretária escolar, banheiro com chuveiro, refeitório, despensa, auditório, pátio coberto, computadores administrativos, computadores para os alunos, TV, DVD, aparelho de som projetor multimídia (data show).

3 HISTÓRICO DA GESTÃO ESCOLAR

Antigamente a Gestão Escolar, era chamada de Administração Escolar, apesar de várias de suas funções até hoje são atribuídas já permanecem, é uma palavra atual. Visto que a modificação do seu domínio não foi somente na escrita, contudo, também de concepções teóricas a consideração dessa atividade, além de refletir nas mudanças que tem sua origem determinada no contexto histórico.

A Constituição Federal de 1988, no Brasil, foi um marco padrão que legitimou a “Gestão Democrática do ensino público, era dessa forma que certificava como o fundamento da educação básica. Desde a lei da organização escolar um novo perfil surgiu, pois agora não está mais apoiada nas suposições da administração, porém, nos fundamentos da gestão, é denominado por um caráter mais democrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com