TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIFRAN- UNIVERSIDADE DE FRANCA

PEDAGOGIA- EAD

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

EDUCAÇÃO INFANTIL

ALUNA: TAMIRES COSTA SILVA

RGM: 1193123

PORTEIRINHA/MG

2015

1. Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido:

1.1 Caracterização da escola:

Nome da Instituição: Escola Municipal João Batista de Oliveira

Endereço completo: Vila São João s/n-Berizal- MG  

Dependência administrativa: Pública

Nome do diretor da escola: Eliane Oliveira Santos

Diretoria/Secretaria de Ensino a qual está vinculada: Secretaria Municipal de Educação

1.2. Estrutura Física da escola:

A Escola Municipal João Batista de Oliveira está situada na comunidade de Vila São João pertencente ao município de Berizal (MG) e atende a alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, recebendo um grande número de alunos do meio rural. É uma escola pequena, mas que tem se esforçado para contribuir para a formação de cidadãos ativos na sociedade e capazes de melhorar a realidade da qual convivem.

A Escola Municipal João Batista de Oliveira, está ligada a rede municipal de ensino local e tem como jurisdição a SRE de Araçuaí - MG.  Com base na análise do PPP e da observação de seu funcionamento, destaca-se algumas características em relação a seu funcionamento e estrutura.

O ano letivo composto por 200 dias foi dividido em 04 bimestres e as aulas ministradas da seguinte maneira: matutino-07:00 às 11:15 e vespertino- 12:15 às16:40. Os níveis de ensino são: educação infantil(1° e 2° período) e os anos iniciais do ensino Fundamental (1° ao 5° ano).

Os alunos recebidos pela escola são da pequena comunidade e de áreas rurais próximas, as famílias em sua maioria fazem parte de projetos assistenciais do governo federal, o que demonstra uma pequena ou certa carência entre os moradores. Essa situação econômica se manifesta em falta de assistência estudantil aos filhos, pois muitos destes pais não possuem formação escolar apropriada para orientar os alunos em suas atividades escolares.

Algumas crianças foram criadas pelos avôs e outras vezes somente pela mãe, assim a estrutura familiar se encontra muitas vezes corrompida o que pode gerar problemas existenciais e consequentemente de aprendizagem.

A função social da escola é atuar na realidade favorecendo a a ações a fim de formar cidadãos críticos, reflexivos, criativos e atuantes, com o objetivo de ampliar as habilidades e criar condições para que a criança conviva na sociedade. A instituição escolar ainda conta com uma proposta pedagógica que tem como meta principal o processo educativo que se influencia decisivamente no ensino e aprendizagem da criança pequena, enquanto ser único e que visa propor a identidade da instituição de ensino, de acordo com a sua localização, participação ativa da comunidade local, características, etc.

A infra-estrutura da escola estagiada está organizada da seguinte maneira:

  • 02 salas de aulas espaçosas e arejadas, pois possuem 03 janelas em cada sala.
  • 01 diretoria, pequena, mas suficiente para as atividades realizadas.
  • 01 depósito que se destina a armazenar alimentos e materiais de limpeza.
  • 01 banheiro de professores, de difícil acesso pela sua localização.
  • 01 banheiro para alunos.
  • 01 cozinha, onde há muita higiene.
  • 01 pátio amplo pequeno.

Vale destacar que a estrutura observada se encontra em bom estado de conservação, no entanto seu prédio é bastante pequeno, tanto que parte dos alunos estuda no povoado de Barreiros há em média 02 km do local.

A proposta curricular da escola é formada pelos seguintes conteúdos curriculares: arte, educação física, língua portuguesa, matemática, natureza e sociedade, educação em valores humanos. No referido documento foi possível observar os objetivos e o que deve ser trabalhado em cada disciplina, de modo a orientar o planejamento e o trabalho docente.

Os projetos existentes na referida escola abrangiam as datas comemorativas e a alfabetização no tempo certo. Apesar de poucos eram muito bons, afinal é melhor ter poucos planos e efetivá-los do que possuir muitos e não ter a qualidade almejada.

2. Focos de Observação

2.1 Informações sobre o professor:

A professora regente, com o qual estagiei é formada em Pedagogia, e trabalha há dezoito anos na educação infantil e há quatorze na educação infantil.

Nesta escola a maioria dos profissionais possui formação adequada para exercer suas funções. As condições de trabalho desses profissionais não são como se almeja, pois se percebe falta de motivação e estima baixo. Um dos aspectos que parece gerar tal situação é a falta de um plano de carreira e de pouca infra-estrutura para realizar atendimento adequado aos alunos.

 As práticas pedagógicas vivenciadas nesses locais são a (análise, resolução de problemas, jogos, montagem de quebra-cabeças entre outras), atividades que exigem o uso de poucos recursos, pois estes estão cada vez mais escassos. O uso da lousa e de folhas xerocopiadas são as atividades mais constantes, uma vez que o lazer é limitado em razão de espaços inadequados ou insuficientes.

O trabalho dos docentes é realizado de modo coletivo, como são poucos professores esse processo é facilitado e estes profissionais têm buscado atrair a família solicitando-os sempre que necessário, em especial para reuniões que discutem a situação de seus filhos e os resultados atingidos.

 Os planejamentos dos docentes são realizados em uma data estabelecida pelo supervisor pedagógico, geralmente na escola e o pedagogo fica dando suporte, acompanha e orienta o trabalho dos professores, defendendo que sempre é positivo planejar juntos, pois a troca de ideias enriquece o trabalho dos docentes.

Apesar dos poucos recursos, os docentes têm trabalhado para formar o cidadão e oferecer lhes condições de aprendizagem e resolução de problemas, a prática pedagógica tem visado alcançar tal autonomia pelo aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com