TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  28/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 8

                         FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL- FAIBRA

                                                 PEDAGOGIA

                                JESSICA NERES GONÇALVES

                        RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

                                                GANDU – BA

                                                      2017

                                  JESSICA NERES GONÇALVES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório apresentado como pré-requisito da disciplina de Estágio Supervisionado III, sob orientação do professor Luiz Carlos Marinho de Araújo do curso de Pedagogia.

                GANDU-BA

                 2017            

SUMÁRIO

01.INTRODUÇÃO..............................................................................................04

02.OBJETIVO GERAL......................................................................................05

03.CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA......................................06

04.DESENVOLVIMENTO..................................................................................07      

05.CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................09

06.REFERÊNCIAS............................................................................................10

07.ANEXOS.......................................................................................................11

7.1  Carta de apresentação de estágio.

7.2  Declaração de aceitação do estágio.

7.3  Termo de compromisso de estágio.

7.4 Freqüência do estágio.

7.5 Projeto

7.6 Modelo de atividade

7.7 Fotos.


INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino, destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao ensino fundamental e médio na idade apropriada. A Lei de Diretrizes e Base da educação (LDB 9394/96), em seu artigo 37º 1º diz: Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho mediante cursos e exames.

O estágio na Educação de Jovens e Adultos foi realizado na Escola Michelina dos Reis Lopes com a intenção de aprimorar meus conhecimentos no curso de pedagogia, através do contato com os jovens e adultos, das observações feitas e a aplicação do projeto.

Este relatório tem por finalidade caracterizar a Escola Michelina dos Reis  Lopes, em seus aspectos físicos, pedagógicos, administrativo e aspectos de sala de aula. Apresentando os seguintes itens: objetivo geral caracterização da instituição, relato de experiência das observações com fundamentação teórica, considerações finais, anexo seguindo a ordem com a carta de apresentação, termo de compromisso, frequência, atividades desenvolvidas, fotos de eventos e referência bibliográfica.  

OBJETIVO GERAL

Uma das etapas de maior relevância no curso de formação é a realização do Estágio Supervisionado, pois é a oportunidade que os acadêmicos têm de colocarem em pratica os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, fazendo uso da teoria/prática.  

Oportunidade também para estar em contato com o futuro campo de trabalho, conhecendo a realidade que futuramente atuara como um profissional capaz de contribuir com a formação de outros seres. Com isso, o Estágio tem a missão de promover a relação entre o conhecimento absorvido no percurso dos estudos acadêmicos fortalecendo assim a ideia reflexão da prática pedagógica.  

                                                                 

                   

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA

A Escola Municipal Michelina dos Reis Lopes  funcionam em localidade própria na cidade de Wenceslau Guimarães, situada na Praça Nair Lopes Jenkens, nº 172. Sua estrutura física conta com quatro salas de aula, uma cantina, três banheiros, um pátio, uma biblioteca, uma diretoria.

Durante a observação, fui bem recebida pela coordenadora da unidade, que me colocou a par da situação e das informações de seu funcionamento. A instituição contempla a educação fundamental no período do dia e a noite educação de jovens e adultos.

O calendário escolar funciona seguindo as orientações da Secretária Municipal de Educação. Todos os funcionários são mantidos pela Prefeitura Municipal, por meio de concurso público, o quadro de funcionários é formado por um diretor, duas coordenadoras, duas vice-diretora, três auxiliares de secretaria, um digitador, treze professores, e oito ASG, onde cada um busca dar o seu melhor, trabalhando de forma cordial e afetiva.

A equipe pedagógica é formada por pedagógicos, professores com Magistério e pós-graduados, que demonstraram um grande comprometimento com os alunos no processo do aprendizado, seguindo as orientações do Projeto Pedagógico (PP) da escola.

A quantidade de alunos por sala varia entre dezoito e vinte alunos por turma com idade de dezesseis e cinquenta anos, sendo que o material didático é fornecido pela escola, para facilitar as atividades realizadas pelo professor, as tarefas são impressas na própria escola, que dispõe de internet.

 A escola funciona em total harmonia entre os funcionários e o diretor, pois o mesmo faz o possível para manter a instituição funcionando em plena atividade, respeitando a opinião dos demais, sem perder sua autonomia e poder de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (105.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com