TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO/NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Por:   •  11/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 13

                     FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

        

                       MARILUCE OLIVEIRA BARROS - RU: 731781

  RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO/NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

        

                                                 BARCARENA - 2017

                                                         


                        FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

                          MARILUCE OLIVEIRA BARROS - RU: 731781

 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO/NORMAL DE NÍVEL MÉDIO

Relatório de estágio supervisionado Magistério/Normal-Ensino Médio na UTA em Regime Tutorial no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutora: Odineth Poça

Centro Associado

                                               

                                                 BARCARENA –2017

                                                 

                                                        SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................04

2. Ensino Médio. Experiência na vida..................................06

2.1. Identificação da escola estagiada        07

3.0. Concepção pedagógica da Instituição    08

4.0 Caracterizações dos espaços de observações.   09

5.0 Descrição e análise reflexiva das atividades observada no estágio. 10

  6.0 .Plano de estagio.......................................................................12

7.0 Considerações Finais.......................................................14

Referências...15                                                                      

                                                 

 

INTRODUÇÃO 

 O presente relatório vem relatar o estágio de observação da docência do Magistério/Normal Nível Médio que por mim realizado na instituição de ensino médio Acy Barros Pereira. No período de 06/03 a 23/03/2017, no turno da noite no período de 06/03 a 23/03/2017.

Para Pimenta e Lima (2004), o estagio é a teoria e prática. Esses dois elementos estão presentes tanto nos meios acadêmicos quanto no mundo do trabalho. Portanto o desafio está em fazer o intercambio entre o que teoriza e o que se pratica, em ambos durante o processo formativo.

        O papel das teorias é iluminar e oferecer instrumentos e esquemas de análise e investigação que permitam questionar as práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos, e ao mesmo tempo, colocar elas próprias em questionamento, uma vez que as teorias são explicações provisórias da realidade. (Pimenta, Lima, 2004, P. 43)

    Nesse sentido, cabe salientar que o estágio nos propõe uma rica oportunidade de está em contato direto com a realidade escolar. E assim nos proporcionando as bases necessárias para o um bom desempenho profissional, pois o estágio possibilita a vivencia de práticas docentes muito relevantes para o futuro profissional.

O objetivo deste relatório é compreender a prática docente sendo experiência

Profissional, organizações históricas, e organizações curriculares  do  curso  de formação  de  professores  em   nível  médio, desenvolvimento  de  aspectos teórico-Metodológicos para planejamento de aula

      A metodologia utilizada por mim neste estágio foi à pesquisa em documentos (P,P,P) observação,  da docência, entrevistas, leituras de livros e internet, etc.

       Sendo assim, apresento os seguintes itens que serão trabalhados no presente relatório, Introdução, Desenvolvimento, onde será apresentado à caracterização da escola, concepção pedagógica da instituição estagiada, Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio, Caracterização da sala de aula estagiada, Professores da turma estagiada, Caracterização da turma estagiada e o plano de estágio. Na sequência as considerações finais e as referências bibliográficas.

    Neste relatório, serão apresentadas de forma sucinta, as experiências mais relevantes que vivenciei durante a realização do estagio,

2.0. Ensino Médio: experiência na vida

    Deve se necessariamente encarar a docência como trabalho que, como tal, transforma a natureza e as condições sociais que envolvem sua existência. A compreensão da prática  docente como  trabalho, e não como uma atividade sem maiores compromissos com a transformação da realidade, requer uma análise do método de trabalho docente e implica descrição, compreensão e interpretação dos fenômenos sociais que envolvem o ensino com o objetivo de transformar as condições concretas em que se desenvolve Eyng (2002, p.6) a

2.1. Identificação da escola estagiada

O Estágio supervisionado da UTA  em Regime tutorial (Magistério/Normal Ensino Médio) foi realizado no período de 06/03/ a 23/03/3017 na Escola Estadual de Ensino Médio Acy Barros Pereira,  situado na rua Justo clemonte Nº333, Bairro São Francisco Barcarena –PA  68447000, Resolução Nº271/09 CEE-Ensino Médio.

A instituição atualmente atende 740 alunos distribuídos em três turnos manha: das 7: 30 ás 11:30   tarde 13:30 ás 17:30 e noite das 19:00 ás 23:00 E atende apenas o nível  médio. A escola conta com um quadro funcional de 23 professores um diretor e duas vice-diretoras, uma coordenadora, uma merendeira, 03 serventes um vigia dois administrativos, um secretário e duas bibliotecárias. Os professores todos licenciados e especialistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com