TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 10

ACADÊMICOS:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

TUCURUÍ-PA

2014

ACADÊMICOS:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPEVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Sob a orientação da tutora presencial Andréa Ferreira Escórcio.

TUCURUÍ-PA

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação da Acadêmica

1- Introdução................................................................................................1

2- Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino

Infantil.

2.1- Observação e Interação na Escola......................................................2

2.2-Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola...........................................................................................................6

2.3- Plano de Aula.......................................................................................9

2.4- Regência.............................................................................................11

3. Considerações Finais..............................................................................13

4. Referências Bibliográficas.......................................................................15

Ficha de Identificação dos Acadêmicos

Nome dos Estagiários:

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Área de Estágio: Educação infantil

Início do estágio: 08 / 09 / 2014

Término do Estágio: 01 / 10 / 2014

Tutora Presencial:

Introdução.

O estágio supervisionado na área de educação infantil tem como objetivo propor aos acadêmicos do 4º semestre do curso de pedagogia a vivência na escola e a interação com a mesma, contribuindo assim para uma experiência de grande importância para o crescimento tanto pessoal quanto educacional dos acadêmicos.

A princípio foi realizada uma observação do espaço uma explanação da proposta pedagógica da escola, a partir daí, foram realizados os planos de aula de acordo com os projetos da escola.

Depois dos planos de aula prontos partimos para a regência, onde colocarei em prática tudo o que foi planejado e estarei em contato direto com as crianças, desenvolvendo as atividades da melhor forma possível, pois estarei sendo avaliada e pretendo colaborar com o aprendizado das crianças.

A experiência vivida na escola Rachel de Melo Dutra foi de grande importância para termos uma ideia do que é ser professor e educar as crianças numa linguagem que seja de fácil compreensão para elas, é uma responsabilidade que desde já devemos tomar para si, já que estamos nos preparando para isso.

Toda a proposta do estágio foi bem desenvolvida, e será melhor compreendida neste relatório, onde será contada toda a experiência vivida na escola.

O estágio de docência em educação infantil foi realizado na escola Rachel de Melo Dutra, localizada na rua Siqueira Campos S/N no bairro do Mangal, Tucuruí-PA.

1

Observação e Interação

No início do estágio fiquei observando o espaço da escola o qual é amplo e agradável, o pátio é grande, tem áreas de gramado, um mirante e uma quadra de esportes, as salas têm em média entre 19 (dezenove) e 24(vinte e quatro) alunos, tem 15 (quinze)salas de aula com capacidade para 585 (quinhentos e oitenta e cinco) alunos, sendo que 352(trezentos e cinqüenta e dois) matutino e 233(duzentos e trinta e três) vespertino.

A instituição conta com 28 (vinte e oito) professores e 02 (duas) assistentes de crianças especiais. A rotina da Escola Rachel de Melo Dutra é bastante organizada. As crianças chegam por volta das 07:30 hs e vão para a sala de aula onde aguardam os colegas.

Fiquei analisando o comportamento, tanto dos alunos quanto das pessoas envolvidas no trabalho escolar, as crianças eram recebidas na sala com abraços e esperavam os colegas para começar com a oração, observei o que eles faziam assim que estavam todos reunidos para dar início as atividades e pude compreender a personalidade cada um e ao mesmo tempo uma mistura enorme de sentimentos e ações, percebi que quando a professora toma uma postura intermediadora e carinhosa ela consegue extrair muito mais do aluno do que com autoritarismo.

Nos momentos de conversa informal pude perceber o quanto eles podem se expressar bem, contar histórias e narrar fatos do seu dia a dia e principalmente do final de semana, além desse momento também contribuir para o desenvolvimento da sua oralidade e para a compreensão do em respeitar o ritmo do aprendizado da criança de acordo com a sua realidade, e assim buscar melhores estratégias para atender a todos visando um bom resultado.

Depois de observar comecei a interagir com as crianças, conversando e brincando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com