TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.186 Palavras (17 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        CONHECER A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        3

4        CONHECENDO A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        4

5        CONHECENDO AS METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        7

6        PLANOS DE AULA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

Este estudo visa demonstrar as atividades do estagio curricular em educação física I voltados para o âmbito da pré-escola e series iniciais. Este estudo tem por finalidade construir conhecimento a respeito da realidade que sem tem hoje dentro de creches e escolar de pré-escola, e analisar como os métodos da base curricular nacional estão sendo aplicados e como está sendo o aproveitamento do conteúdo que está sendo passado as crianças neste período de pandemia.

Assuntos que iram ser abordados para este estudo são: qual a melhor maneira de passar o conhecimento as crianças de uma forma que elas possam entender, e tentar manter o entusiasmo e interesse das mesmas para realizar as atividades propostas.

Também está sendo realizado o processo de avaliação do aprendizado das crianças, e os métodos aplicados. E o processo de atualização dos professores e métodos que estão sendo empregados neste período de afastamento.

Tudo isso em prol de se formar melhores cidadãos, para que se pode ter uma sociedade mais pensante e participativa, diferentemente de sociedades anteriores.

Alguns objetivos a serem discutidos em tal projeto foram como está sendo feito o processo de formação dos docentes, e como está sendo a adaptação dos mesmo para tal situação da pandemia. Discutir também como ocorre o processo de organização e construção do trabalho dos professores.

E também de que forma os assuntos como PPP e BNCC trabalham juntos para a construção do conhecimento.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A fase da infantil é uma das mais importantes, pois é nesta fase que o indivíduo constrói um dos seus primeiros círculos de relacionamento com pessoas, não sendo apenas o circulo familiar. Neste novo ciclo de sua vida a criança constrói as amizades com outras crianças, com professores, e demais pessoas que estão na escola.

É um momento de mudança na vida das crianças, em se tratando de comportamento bem como, falando do lado físico, pois é na escola que a criança tem um aprendizado a mais, e cria novos hábitos diferentes daquele já assimilados em casa. Hábitos como fazer suas tarefas, ter uma rotina seja para comer, dormir ou exercitar.

E é aí que entra o professor, como um orientador para criança, já em se tratando da disciplina da educação física, ao que muitas pessoas pensam em um primeiro momento e que esta disciplina trata apenas da questão de exercícios físicos, conceito esse criado muitas das vezes por pessoas que passaram por um plano de aula já muito ultrapassado.

A educação física nas series iniciais serve como uma forma de capacitar a criança a entender a dinâmica do seu próprio corpo, e também e mais um meio social que a criança pode explorar fora da sala de aula tradicional.

Pode dizer que através da educação física, o indivíduo tem a possibilidade de desenvolvimento e criatividade, e o papel do professor e mostra a ele os meios para que a criança se desenvolver suas habilidades tanto físicas como emocionais. O professor pode usar como ferramenta para tal, métodos como movimento lúdico e a corporalidade, que nada mais é do que a forma como a criança se liga ao mundo ao seu redor, utilizando-se da linguagem corporal.

Hoje as atividades lúdicas são muito utilizadas no meio escolar, onde através desse tipo de atividade a criança consegue melhorar muito seu nível de aprendizado, o aprender brincando acaba tendo uma melhor aceitação pela criança do que os métodos mais tradicionais.

E função do professor tentar se atualizar constantemente, pois dependendo de que faixa etária de crianças ele irá trabalhar, assim como a tecnologia, as brincadeiras, as formas de a criança se exercitar como o passar do tempo podem sofrer alguma alteração.

Um conceito muito importante, seria o da corporeidade, que como o próprio nome demonstra é o estudo do corpo, e como o indivíduo se vê, pois e através do que é manifestado os sentimentos e anseios. Conforme mencionado anteriormente é ai que entra o papel do professor na questão de se atualizar, não só para que o profissional desempenhe um bom trabalho, mas para que também ele possa proporcionar o melhor ambiente de desenvolvimento para a criança seja lá em qual faixa etária o professor irá trabalhar.

   Voltando para o âmbito do profissional da área pré-escolar na educação infantil, o papel do professor e ser um auxiliador no desenvolvimento integral da criança, tentando transmitir seu conhecimento para seus alunos e com isso proporcionar um melhor convívio da criança com sigo mesma e com seu novo ciclo de amizades.

Obviamente que a experiencia que o professor adquiri ao longo dos anos trabalhando com determinada faixa etária de criança conta muito para seu processo de desenvolvimento, mas também um boa base teórica ajuda no início de suas atividades, e enrique o aprendizado da criança, pois muitas vezes o que ela ira aprender na escola não é proporcionado em sua casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com