TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Ana Caroline Precioso Conceição

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        8

4        PLANO de Estágio em GESTÃO EDUCACIONAL        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15


INTRODUÇÃO

              A disciplina Estágio Supervisionado dispõe, interesse curricular e suas condições inclusas no projeto pedagógico do curso em licenciatura, de pedagogia do 7º semestre, nos termos da Lei nº 11.788/08 e da lei nº 9394/96 (Diretrizes e Base da Educação Nacional).

O estágio foi realizado na Escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira, situado na, rua: Waldomiro Theodoro Rios, S/n. Bairro: Pousada Das Nascentes, Lagoa Santa/GO.

É no estágio que colocamos em ação tudo o que já foi estudado, e que vai se descobrindo no decorrer desse exercício, em suma, a escola é o campo onde experimentamos de diversas situações, com o interesse de construir conhecimentos.

Esse relatório tem o objetivo de discorrer as ações desenvolvidas pela coordenação pedagógica e gestão escolar, que poderão ser sequenciadas ou intercaladas. Além de poder participar junto a equipe docente, da construção de planejamentos e proposta de acompanhamento desenvolvidas na instituição. 

  

 Contudo, tendo uma visão neutra, ao relatar as ações, e articulações desencadeadas dentro da instituição, mantendo a postura de observadora e pesquisadora. E não descartar a ideia do conhecimento teórico, fazendo assim a correlação entre o real e os conceitos desenvolvidos a partir dos teóricos estudados no meio académico.

O exercício da observação é um momento único para o discente, pois proporciona ao mesmo interpretar o processo administrativo do âmbito escolar e a relação do aluno, professor, pais e Gestão, que compõe uma comunidade de ensino e aprendizagem dos alunos, a didática do professor e o currículo apresentado pela instituição e o espaço físico ao todo.

Esse estágio foi realizado no período de 03/10/2017 a 31/10/2017, somando um total de 50 horas.

Este estágio me proporcionou uma aprendizagem diferente e muito significativa. Sei que ainda tenho muito a aprender, mas, este estágio me deu mais ânimo para seguir em frente e estudar muito mais.

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        O presente relatório é fruto da observação realizada na Escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira, situado na, rua: Waldomiro Theodoro Rios, S/n. Bairro: Pousada Das Nascentes, Lagoa Santa/GO, com o CNPJ 04.215.178/0001-00, é mantida pelo poder Público Municipal vinculado á Secretaria Municipal de Educação.

       A Escola Municipal integrante da Rede Municipal de ensino foi criada e Denominada pela lei Municipal n°022 de 03/04/01, como Escola Municipal Dona Augusta Moura de Araujo, posteriormente alterada pela lei n°191/2006 de 22/03/06 e pela lei n°206/2006 de 24/11/2006, dando a mesma atual denominação de Escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira.

      A escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira, rege-se pela Legislação e normas do ensino em vigor e por este regimento Escolar.

     O ensino da escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira é público, gratuito e laico, direito da população e dever do poder publico, e têm por objetivo promover a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, independente de sexo, raça, religião, situação socioeconômica e política, garantindo igualdade de condição para acesso e permanência do aluno na escola.

    A escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira desenvolve suas atividades na forma de Gestão Democrática e participativa, assegurando a participação da comunidade Escolar na discussão para a implantação de propostas, administrativas e pedagógicas, através do conselho Escolar devidamente instituído e regulamentado.  

       

2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

     

O estágio curricular obrigatório em gestão escolar foi realizado na Escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira, que está localizada à rua: Waldomiro Theodoro Rios, S/n. Bairro: Pousada Das Nascentes, Lagoa Santa/GO apresenta uma estrutura física condizente ao trabalho realizado pelos funcionários, a referida escola, conta com: 7 (sete) salas para turmas de 1º a 5º ano, sala de informática, biblioteca, e cozinha com dispensa, secretaria, banheiros para estudantes, banheiro para professores e funcionários, secretaria,sala de coordenação e sala dos professores, uma quadra poliesportiva e um refeitório aberto.

            Todas as salas estão pintadas, lousa branca de acrílico, com ar condicionado e janelas grandes para aproveitar a luz do dia.  

           Funciona basicamente no turno matutino que avança o período da tarde até hás 15h00min.

            Os espaços físicos de estudo e lazer são amplos e atendem bem os alunos e funcionários, e os ambientes conforme faixa etária/série é bem dividido e auxiliam a interação social dos educandos, inclusive dos educadores.

           Encontramos dentro da escola diversas lideranças, atuando cada qual na sua função e que precisam definir suas ações em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da escola. Basicamente estes gestores desenvolvem as seguintes funções:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com