TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.777 Palavras (16 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

pedagogia

                                 JANE MARIA GONÇALVES FIALHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 4]

[pic 5]

JANE MARIA GONÇALVES FIALHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

 

        

SARZEDO

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        12

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        21

REFERÊNCIAS......................................................................................................................22

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um relato do Estágio Curricular Obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, realizado na ESCOLA MUNICIPAL MARINETE DAMASCENO PINHEIRO ,  Prof.ª  regerente Adriana Lucia Teixeira e diretora responsavel ANDREIA MARIA MANSO.

O estagio teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, possibilita  a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio. E de suma importacia a realicaçaõ deste, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos atuar futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas téoricas.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A ESCOLA MUNICIPAL MARINETE DAMASCENO PINHEIRO, atende alunos da pré escola, e ensino Fundamental - Anos Iniciais e ensino Fundamental - Anos Finais e uma escola municipal, referencia em profissionais qualificados e tem uma boa administração e funcionamento.

A escola tem um espaço adequado para atender os alunos, a escola possui segundo sua infra-estrutura: alimentação escolar para os alunos, água filtrada, água, energia e esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica e acesso a internet. Para a realização de atividades especiais também possui TV, DVD, impressora, aparelho de som, fax e câmera fotográfica/filmadora.

Possui 13 salas de aula, 89 funcionários, sala da diretoria e de professores, laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, parque infantil, banheiro, vias adequadas para alunos com deficiência, sala da secretaria, refeitório e despensa.

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

A rotina na escola e diversificada. Ás crianças chega à escola por volta das 12h50min da tarde, são encaminhados para sala de aula onde o professora responsável os recebem, então as crianças são acomodadas e orientadas em qual carteira a criança pode se acomodar, mas geralmente cada criança já sabe o seu lugar.

A aula se inicia fazendo uma oração, em seguida e realizada a chamada para contabilizar a quantidade de alunos presentes. A partir desse momento segue a aula que é diferente a cada dia da semana. A professora regente utiliza vários recursos para realizar as atividades proposta para aquele dia tais como vídeo, lousa, livros didáticos e entre outros. Nas aulas de artes também foi trabalhado pintura com tinta e desenho livre para o desenvolvimento da criatividade.

A 15h30min eles cantam a musica do lanchinho, e em seguida seguem para o refeitório onde e realizada a lavagens das mãos para comer o lanche que oferecido pela escola. Depois as crianças tiveram o recreio elas brincaram com diversos brinquedos como, carrinhos, bonecas e parquinho.

O ponto positivo observado na escola foi à independência das crianças em relação ao desempenho das atividades proposta na sala de aula e o ponto negativo e o fato da turma ser bem agitada e a professora ainda não encontrou a melhor forma de lidar com isso e conseguir ter uma turma concentrada por um tempo maior.

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE

Realiziando a entrevista com a professora descobri que a mesma possui formação superior em Pedagogia, juntamente a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a Lei de diretrizes e Bases e o PPP são os documentos que orientam seu planejamento pedagógico para atuar com as crianças na educação básica possui diversas camadas que lidam diretamente com o aluno e sua formação.

As bases nacionais na educação infantil são utilizadas como um mecanismo de mensuração das atividades e da forma como a educação deve ser colocada em prática.

Com a elaboração de um plano de aula, o professora antecipa suas metas, bem como as possíveis dúvidas dos alunos. E os planos são divididos da seguite forma: o primeiro passo e a indetifcação onde deve conter informações pontuais sobre o perfil da aula; A turma em que será destinada a aula; A proposta interdiciplina, relacionando todas as displinas proposta; Quanto tempo vai duarar a realização da aula planejada; os conteúdos que serão trabalhados; as habilidades que precisam ser desenvolvidas; as melhores estratégias para desenvolvê-las e outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (398.8 Kb)   docx (308.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com