TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS 

Por:   •  5/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.262 Palavras (22 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

ALEXANDRO THOMAZ CARVALHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

[pic 3]

[pic 4]

ALEXANDRO THOMAZ CARVALHO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Natalia Gomes dos Santos

Tutor Eletrônico: Cinthia Gomcalves Maziero

RIO NEGRO-PR

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        6

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS..........................................................................................................38

INTRODUÇÃO

O presente relatório consiste em relatar as experiências vividas durante as atividades proposto pela disciplina Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As atividades que posteriormente serão relatadas ocorreram na sala do 4° ano durante o turno da manhã, na Escola Municipal de Educação Básica “Vereador Evaldo Steidel”, localizado na Estrada Geral Saltinho do Canivete, sem número, bairro Saltinho do Canivete, no município de Mafra SC, no intervalo dos dias 13 de maio a 28 de maio de 2019. O estágio foi dividido em duas etapas cruciais, o período de observação que ocorreu nos dias 13 a 20 de maio de 2019, onde observei a estrutura física e os atores que constituem a comunidade escolar (alunos, professores, gestores e funcionários). Em seguida, realizei o período de intervenção nos dias 21 a 28 de maio de 2019, onde foram colocadas em prática as teorias estudadas durante o curso.

Esse relatório de estágio no Ensino Fundamental I teve como objetivos, observar, analisar e descrever as práticas em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo o corpo discente e supervisores. Nessa perspectiva, serão abordados no decorrer deste relatório alguns aspectos considerados relevantes e significativos, os quais foram observados e vivenciados durante o período de estágio, com o objetivo de concretizar os nossos conhecimentos teóricos construídos como discente em formação do curso de Pedagogia. Isso porque se acredita que neste curso o graduando precisa estar preparado para atuar em sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

No Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas iremos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças do Ensino Fundamental. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. É possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão

Como recurso teórico metodológico utilizou-se o planejamento e o Diário de Campo como instrumentos de pesquisa, os mesmo foram sendo construídos durante a realização do Estágio a partir das experiências que foram vivenciadas tanto no ambiente escolar, no contato com todos os agentes educacionais que compõem a instituição de ensino, principalmente a vivência concretizada em sala de aula durante a intervenção.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

A EMEB Vereador Evaldo Steidel é uma Unidade de Ensino localizada na área rural do município de Mafra. A clientela em sua maioria é formada por filhos de produtores rurais, empregados rurais e assalariados.

A unidade escolar atende o alunado da Comunidade de Saltinho do Canivete e sua região, seguido de Maurício Caillet, Corredeira, Lageadinho da Boa Vista, Fazenda Batatais, Estação Canivete, São João da Boa Vista.

A unidade escolar atende os alunos do interior do município de Mafra, sendo que a maioria deles faz uso do programa suplementar se transporte escolar, que é fornecido em sua maioria no período matutino, e ofertado em menor quantidade no período vespertino. A Escola Vereador Evaldo Steidel oferece os níveis:

  1. Educação Infantil: Jardim I e Jardim II;
  2. Ensino Fundamental: 1.º ano, 2.º ano, 3.º ano, 4.º ano, 5.º ano, 6.º ano, 7.º ano, 8.º ano e 9º ano.

No período matutino funcionam todas as turmas sendo que  jardim I e II são nucleadas, a tarde não há oferta de ensino regular, apenas funciona uma turma de educação infantil, porém a escola funciona para: Projeto da Horta Escolar, Projetos Diversos, Reuniões da APP e outros.

APRESENTAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR E HISTÓRICO:

A Escola Pública Mista Saltinho do Canivete, foi criada no ano de 1918 por decreto (o número do decreto não é de conhecimento dos relatores), no terreno de propriedade do senhor Vitor Buch, onde o proprietário ajudou na construção e conservação por vários anos.

Mais tarde, no ano de 1949 ela foi demolida e construída em outro terreno do mesmo proprietário e que atualmente é da madeireira Steidel, a 800 metros do local anterior, a construção era de madeira.

Com o passar do tempo, ela estava em situação precária e em 1969, demoliram e no mesmo local construíram de alvenaria como vemos hoje. Passou então a ser denominada Escola Isolada Estadual Saltinho do Canivete.

Como houve um crescimento na matricula dos alunos no ano de 1986, foi transformada em Grupo Escolar Saltinho do Canivete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (368.1 Kb)   docx (209.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com