TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTAGIO DE SUPERVISIONADO

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

 RA:

ESTAGIO RELATORIO DE SUPERVISIONADO

Ensino Fundamental II

Relatório de estagio Apresentado ao Curso de Pedagogia /Licenciatura do Centro de Educação a Distancia- EAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estagio Supervisionado do Ensino Fundamental II

JUNDIAI-SÃO PAULO

2017

SUMARIO

Ficha de Identificação do Aluno... 03

Introdução... 03

Atividades Desenvolvidas durante o Estagio Supervisionado-Ensino Fundamental I:

  1. Observação e Interação na Escola... 05

1.1.2 Observação

1.1.3 Leitura individual

1.2 Centros

1.2.1 Registro de aula

2. Entrada dos alunos

2.1 Higienização

2.1.2 Roda de conversa

           2.2 espaços, exposição de trabalhos.

  1. Regência... 09

  1. Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola... 10
  2. Plano de aula... 11
  3. Bibliografia... 12
  4. Anexo... 12
  5. Reflexão... 13

Identificação

Nome da Estagiária

RA: Curso: Pedagogia/ Licenciatura

Semestre: 6º semestre

Ano: 2017

Inicio do Estágio: 02/05/2017

Término do Estagio: 15/05/2017

1. INTRODUÇÃO

Este documento trata da sistematização das cinquenta horas de atividades que foram desenvolvidas de acordo com as obrigações vinculadas à disciplina intitulada Estágio Supervisionado-Docência no Ensino Fundamental II do curso de Pedagogia / Licenciatura. Tais atribuições ocorreram de segunda a sexta-feira no período da manhã, durante o primeiro semestre de 2017.

Esta disciplina nos motivou a realização das atividades relativas ao ensino na educação infantil II e promoveu a integração entre teoria e prática, através de condições de observação, análise e reflexão sobre as características da realidade escolar, bem como proporcionou a oportunidade de ministrar atividades práticas supervisionadas, com o intuito de enriquecer minha formação acadêmica.

Primeiramente, esse estágio se justificou devido à obrigatoriedade do cumprimento das horas exigidas pela disciplina Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II, eu escolhi a escola EMEFEI E CRECHE “SILVIA MARIA AMATO TRIGO”, pois a instituição trabalha com alunos desde o maternal ate o  ensino fundamental II, que varia entre 03 a 12 anos de idade , área pela qual me interesso pelo seu desenvolvimento psicopedagógico.

Esse estágio se justificou também devido à importância da vivência das teorias estudadas no ambiente universitário na prática. Sendo assim, foi de fundamental importância para a preparação de um profissional responsável, autônomo, colaborativo, consciente de suas obrigações das quais possui um objetivo.

“ A postura acadêmica do professor não esta garantindo maior mobilidade á agilidade do aluno. Assim é preciso trabalhar o aluno como uma pessoa inteira com sua afetividade, suas percepções, sua expressão, seus sentidos, sua crítica, sua criatividade ...”

È necessário nos instrumentarmos com os processos vividos pelos outros educadores como contraponto aos nossos, tomarmos contato com experiências mais antigas mas que permanecem inquietantes, pesquisarmos o que vem se propondo em termos de educação(dentro e fora da escola) no Brasil e no Mundo.

Não podemos esquecer o agrupamento do intelectual, físico, social e emocional e trabalhar conjuntamente, pois a intenção é ajudar o individuo a conhecer, reconhecer, socializar e se emocionar por meio do aprendizado e fazer com que essas  crianças use todo seu potencial.

 “Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo faminto de saber encontre o sabor da descoberta, o prazer de aprender.”(Rubem Alves)

A escola EMEFEI E SILVIA MARIA AMATO TRIGO que se localiza na Rua Miguel Leão n°434, Vila Vienense, São Paulo atende alunos desde o maternal até o 5° ano do ensino infantil, oferecendo também um projeto social para as crianças que as mães trabalham e elas não tem com quem ficar, funcionando da seguinte maneira; quem estuda no período da manhã participa do projeto no período da tarde e quem estuda no período da tarde participa do projeto no período da manhã.

A diretora da escola é a Professora Mestra que poderá ser contata pelo telefone de número (14) 3262-1334 ou pelo e-mail: emefei.smat@hotmail.com. A instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Agudos, e tem como representante legal o prefeito Altair Francisco Da Silva e sendo o Secretario da Educação.

Este estágio foi desenvolvido na sala de aula, a fim de obter experiência prática da vida acadêmica de professor, dispondo de um auxilio em momentos de emergência, dentre outras atividades solicitadas pelo supervisor local.

Desenvolvi um projeto Educação Fundamental II.

 Observação e Interação

Na primeira etapa do estágio, eu participei de algumas aulas ministradas a crianças da educação fundamental II. Fui muito bem recebida pela professora da turma, pois a proposta da escola onde realizei o estágio era que eu conhecesse a sala da Educação fundamental II, cujas crianças têm entre dez e doze anos de idade.

Fui recebida como parte integrante da equipe ficando bem a vontade com a turma, os alunos são bem receptivos calmos e notei que a maioria era bem atencioso com o desenrolar das atividades. Estava tendo a campanha de vacinação contra o HPV e as meninas tomaram a vacina, mas tudo bem tranquilo. A professora tem uma relação de respeito e carinho para com os alunos, na qual é correspondida, mas em algumas situações é necessário chamar atenção de um ou outro, porém a minoria. Nesses primeiros momentos, as crianças demonstraram-se curiosas porem receptivas por ter alguém diferente do convívio delas, mas nada que as faça mudar o foco do aprendizado, percebo que nessa fase da vida escolar eles ficam meios preguiçosos, sabem fazer o que esta sendo proposto, as tem preguiça pra pensar e fazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (445.7 Kb)   docx (761.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com