TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.116 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Belo Horizonte

2017

NAIANE DIAS NUNES

RA 1114132/1

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: Marisa a Mayrink Santos Ferreira

BELO HORIZONTE

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO__________________________________________________4

  • A Escola e sua História_______________________________________5
  • A escola e sua cultura: conhecendo a organização do tempo e do espaço escolar___________________________________________________5
  • A Prática do Projeto político Pedagógico no cotidiano da escola e os espaços colegiados_________________________________________6
  • Os espaços das salas de aula_________________________________8
  • Planejando e exercendo a docência____________________________ 9
  • Pensando a avaliação e avaliando o exercício da docência__________13

CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________________________13

REFERÊNCIAS________________________________________________14

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado Curricular foi realizado na Escola Estadual Padre João Afonso uma instituição pública, localizada na Vila Padre João Afonso no município de Itamarandiba, conforme exigência da UNIUBE-Universidade de Uberaba, sendo um dos requisitos do curso de Pedagogia do qual faço parte, tem como objetivo articular a teoria e a prática ministrada durante o curso. 

O relatório está organizado da seguinte maneira: na primeira parte “A escola e sua história”, é feito um breve relato da história da instituição escolhida, sua  identificação, aspectos físicos e  administrativos;  em: “A  escola e sua  cultura”,  são  discutidos  aspectos  relacionados  aos  pressupostos norteadores    da  educação  proposta  pela  escola /campo  de  estágio    e  a influência  deles  na  organização  do  espaço  escolar;  em  “Os  fundamentos  do Projeto  Político  Pedagógico  na  escola  e  elaboração  de  relatórios”,  estão analisados  os  documentos  que  norteiam  a  prática  da   escola;  em  “A  prática  do Projeto  Político  Pedagógico-PPP no  cotidiano  da  escola   e   os  espaços  colegiados” verifica-se  uma  análise  da  aplicação  no  PPP  no  cotidiano  escolar;  em  “O espaço da  sala de aula” estão  as observações do cotidiano na  sala de aula; em “Planejando  e  exercendo  a  docência”  estão  os  planejamentos  das  aulas;  e  em fim  “Pensando  a  avaliação  da docência  e  elaboração  de  relatórios”  verifica-se uma  análise  pessoal  na  qual  são  avaliados  os  conhecimento  adquiridos durante a realização do estágio. Sabe-se que o estágio curricular é um dos momentos mais importantes na vida acadêmica dos estudantes, pois é   ele que contribui de forma prática para sua formação profissional. Sua relevância para o curso e para os graduandos, consiste em incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivo, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais que saiba fazer uma leitura crítica do mundo e da sociedade na qual está inserida , capazes de adotar novos modelos e métodos de processos inovadores, tecnologias e metodologias alternativas, além de proporcionar a criança oportunidades para desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente institucional e social.


A ESCOL A E SUA HISTÓRIA

 

A Escola Estadual Padre João Afonso - o atual nome é em homenagem ao Padre João Afonso, que celebrou a primeira missa na Vila Padre João Afonso comunidade onde a escola está situada.  Construído a construção em 1963, e começou a funcionar em 1965.

A parti de 2015, ano que foi publicado as Diretrizes Estadual de Educação do Campo (2820 de 11 de dezembro de 2015), essa escola passou a ser classificada pela Secretaria Estadual de Educação, como escola do campo. Essa classificação tem como objetivo induzi a escola uma formação diferenciada de acordo com a realidade vivida e vivenciada as crianças do campo.

A ESCOLA E SUA CULTURA: CONHECENDO A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO ESCOLAR

A estrutura administrativa, disciplinar e didático -  pedagógica da Escola Estadual Padre João Afonso integrada ao Sistema educacional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Hoje a instituição possui 09 salas contendo 27 turmas, das quais desenvolvem atividades por ambientes como:  sala de vídeo, areia, pátio sala de linguagem, sala de arte sala dos sons, sala de leitura, sala dos jogos, sala da fantasia e brinquedoteca.  Possui 02 banheiros, contendo 20 duchas e 07 sanitários, 1 secretaria, a sala administrativa e o refeitório.

O funcionamento da Escola Estadual Padre João Afonso se dará a partir das 07h00min.  Acontece de 07h00min às 17:00h50min, devendo ser obedecido na íntegra. A rotina diária da escola visa harmonizar as atividades de todos os envolvidos no processo educativo:  crianças, pais, diretores, professores, coordenadoras, auxiliares de disciplina e todos os funcionários e comunidade criando um ambiente agradável.

A Instituição Escola Estadual Padre João Afonso, no desenvolvimento de suas atividades, operacionaliza, administrativa e pedagogicamente, seu trabalho por meio de uma equipe de 100 funcionários, distribuídos em:  1 diretora, 1 vice-diretora, 03 técnicos, 04   pedagogas, 59 professoras, 16 serviçais ,04 eventuais, 03 bibliotecárias, 03 secretários 02 serviços gerais e 04 monitores de apoio a inclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com