TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.374 Palavras (18 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

                                       SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

                                                             PEDAGOGIA

                                       KÁRITA KATHELY DE ALMEIDA ARAÚJO

               

                  RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

                    Aprendendo brincando

[pic 2]

                                              Goiânia                                                                                   2018

                        KÁRITA KATHELY DE ALMEIDA ARAÚJO

                           RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

                                  Aprendendo brincando

                                                                                              Relatório de estágio apresentado à                                                         Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,                                                 como requisito parcial para a obtenção de                                                          média bimestral na disciplina de Estágio                                                                          Curricular.

                                                                       Goiânia

                                               2018

 

1 INTRODUÇÃO

          A Educação Infantil mostra-se como um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sociais, afetivas e intelectuais da criança. Existem diversas paradigmas e concepções a cerca do desenvolvimento cognitivo da criança e, principalmente, à forma como ela constrói seu conhecimento. É nessa ideia que a ludicidade se insere com o objetivo de promover atividades de caráter didático-pedagógico levando a criança a desenvolver-se em amplos sentidos.         O projeto de intervenção: Aprendendo brincando, tem como objetivo de promover o importante papel da ludicidade na Educação Infantil para o desenvolvimento cognitivo de forma espontânea. Mas não basta apenas utilizar-se de tão recurso se não for com uma postura investigativa pautada em uma construção teórica, ou seja, sem um planejamento e pesquisa. É nessa perspectiva que o estágio supervisionado propicia vivenciar processos de ensino e pesquisa na escola, a fim de construirmos condições favoráveis à formação do conhecimento prático. Utilizar a partir do diagnóstico da realidade nas escolas, projetos educativos (elaborando, desenvolvendo e avaliando), ou seja, constituindo formas de atuação, como exemplo, o projeto de intervenção, com vistas a favorecer a melhoria da educação. Além do próprio confronto da teoria e da prática.                                                Em fim o estágio nos oferece desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.

2 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

        O Educandário Araguaia LTDA-ME tendo como nome fantasia Escola Araguaia está localizado na periferia do município de Aparecida de Goiânia, possui 27 anos de existência e atende hoje, 182 alunos distribuídos nos turnos matutino e vespertino, é uma instituição da rede privada e tem como filosofia Educação por excelência. A escola apresenta uma estrutura física que permite a realização de atividades e eventos escolares a Educação Infantil (crianças de 3 a 5 anos) e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), sendo que atualmente exerce apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).                        Na estrutura física a instituição possui cinco salas de aula, um laboratório de informática, sala de vídeo, piscina, piscina, secretaria, quatro banheiros, copa e área externa com parquinho para crianças. A utilização dos espaços da escola são definidos no planejamento semanal, assim os espaços e materiais coletivos como parquinho, biblioteca, piscina e televisão/vídeo, têm horários e dias específicos. São oferecidas diversas atividades na escola como: brincadeiras no pátio, banho de piscina, pesquisas monitoradas na internet, filmes pedagógicos, momento especial de oração às sextas-feiras, momentos de leitura, entre outros. A rotina das crianças são organizados da seguinte forma: acolhimento (chegada dos alunos) nos horários matutino 07h30min horas e vespertino 13h00min horas; momento de oração e músicas infantis; primeiro momento de aula (atividades propostas pelo professor e aprovada pela coordenação/direção); lanche e higiene bucal; recreação; segundo momento de aula (atividades propostas pelo professor e aprovada pela coordenação/direção); saída às 11h30min horas matutino e 17h00min vespertino.                                                A escola possui seis profissionais graduados em Pedagogia, sendo que cinco trabalham em sala de aula e uma na direção. Todos os profissionais planejam, organizam, acompanham, executam e avaliam projetos e propostas pedagógicas. No planejamento das atividades e projetos o corpo docente procura criar condições para garantir a organização e a implantação do trabalho pedagógico, estabelecendo fundamentos que direcionam a ação da equipe numa gestão democrática.  

3 REFERENCIAL TEÓRICO                                                                        Na rotina escolar muitas vezes o ato de brincar é esquecido nos espaços da escola infantil, negligenciado apenas com recreação. Devemos nos conscientizar da importância da prática do lúdico nas nossas escolas, pois assim, as crianças conseguirão alcançar seus objetivos com sucesso. Isto é, fazer com que o aluno aprenda o conteúdo, fazendo o que ele mais gosta: brincando.                                                                         O Plano de Intervenção: “Aprendendo brincando” vem demonstrar que através das atividades lúdicas a criança revela o seu verdadeiro sentimento, amplia suas relações sociais, aproxima-se mais do seu mediador de sala e desenvolve suas habilidades de forma prazerosa. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 27).                                                                        Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou às aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.        De acordo com a temática semanal, a intervenção traz como principais objetivos: aumentar a prática de atividades lúdicas em sala de aula; criar oportunidades de diálogo e a interação entre as crianças; estimular através de jogos recreativos a curiosidade da criança para que ela aprenda brincando; desenvolver atividades interativas (musicas, danças de roda) que desenvolvam a afetividade e a socialização; realizar atividade individual com a finalidade de desenvolver a concentração e a imaginação da criança; proporcionar através de brincadeiras momentos de lazer e companheirismos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (247.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com