TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

                                                             Colatina

2018

Sabina de Jesus Monhengue Machado

1116234

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: Marisa Auxiliadora Mayrink S Ferreira

                                                           

                                                            Colatina

                                                               2018


                                                    Sumário

  • Introdução
  • Desenvolvimento

A Escola e sua História---------------------------------------------------------------------- 01

A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola ---------------- 02

Identificação do espaço de atuação do gestor ---------------------------------------- 03

Os espaços das salas de aula------------------------------------------------------------- 04

Planejando e exercendo a docência na Educação Infantil ---------------------- 05

Pensando a avaliação e/ou avaliando o exercício da docência ------------------ 07

  • Considerações finais--------------------------------------------------------------------- 08
  • Referências --------------------------------------------------------------------------------- 08

INTRODUÇÃO

Este estágio foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil “Ivoni Comper Zimmer”.

O objetivo do mesmo permitir ao aluno uma interação com o universo profissional, desenvolver habilidades, é aproximar o formando à realidade escolar, dando a ele a oportunidade de conhecer aspectos escolares, vivenciando novas oportunidades de aprendizado.

Este contato com a realidade, proporcionará a prática dos ensinamentos obtidos no curso de formação, quebrando barreiras entre teoria e prática, conhecendo e aprendendo sobre o dia a dia do professor em sala de aula, e demais profissionais, sobre suas habilidades, dificuldades, ideais e conquistas.

        Para a execução deste relatório foram usados recursos como, a observação em sala de aula, pesquisas, conhecimento da estrutura física da escola, e o Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino, documento este indispensável na escola.


        A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

Nome: Escola Municipal de Educação Infantil “Ivoni Comper Zimmer”

Entidade Mantenedora

A EMEI “Ivoni Comper Zimmer” tem como órgão mantenedor a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Recreação.

Localização da Escola

A escola está localizada na Avenida 17 de fevereiro, nº 10 no centro do município de Itaguaçu, ES.

“Jardim de Infância de Itaguaçu”, este nome foi dado a este Estabelecimento de Ensino, conforme portaria E nº301, de 05 de maio de 1970, ano este em que entrou em funcionamento, A escola funcionava no Bairro Niterói à rua David Zanotti, mais afastada do centro da cidade de Itaguaçu. O imóvel era uma casa, cujo pátio foi doado pelo senhor José Bortolini, sendo construído mais um banheiro e uma barraca de folha de coco que era o pátio e o refeitório.

 Em 07 de outubro de 1981, o Jardim de Infância de Itaguaçu passa a se chamar de Jardim de Infância “Ivoni Comper Zimmer”, conforme portaria E nº1588, processo nº 23653-81 SEDU.

Durante todos estes anos a escola contou com a participação de muitos colaboradores que fizeram parte da direção da mesma, podemos citar as primeiras diretoras, Maria da Penha Rossoni durante uma semana e depois assumiu Maria de Lourdes Demoner, Luzia Angélica Rossoni, Josany Ricarda Donatto, Izabel Cristina Duque Zanotti, Nilséia Págel Rodrigues Januth, Taise Magally Vicente Lamberth, Anderson Januário de Paula.

No ano de 2017 a escola passou a contar com o apoio da diretora Leomedes Xavier da Rocha Bolsoni, que permanece na direção no ano de 2018 e tem exercido papel fundamental para o desenvolvimento da mesma.

A escola conta com a ajuda de um grupo de profissionais dedicados, entre eles, 08 professores, 02 pofessores de Educação Física, 03 profissionais de limpeza, 02 cozinheiras, diretora, pedagoga, 02 secretárias e 03 agentes de inclusão, divididos entre os períodos matutino e vespertino.

O horário de funcionamento no período matutino se inicia as 07:00 horas ás 11 horas e 20 minutos, no período vespertino se inicia as 12 horas e 30 minutos ás 17horas.O ensino é ofertado a crianças de 04 e 05 anos (Educação Infantil I e II), o total de alunos matriculados é de 184 crianças, divididas em 04 turmas no período matutino e 04 turmas no período vespertino.

A escola está inserida numa comunidade formada por diversas raças como italianos, alemães, africanos, portugueses e indígenas, por esse motivo o município possui variadas comidas típicas, danças, costumes e religiões, sendo elas, catolicismo, luteranismo em sua maioria, mas havendo também um número crescente e evangélicos e protestantes.

No munícipio acontecem algumas vezes por ano apresentações culturais, como ginástica rítmica, capoeira, apresentações teatrais, além da FITAC(Festa Itaguaçuense das Culturas), o evento é prestigiado pelos municípios vizinhos que contribuem com suas músicas e danças, um evento que contribui para que a cultura se mantenha viva em nosso meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com