TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Por:   •  9/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.851 Palavras (28 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

GLEICIANE ALVES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

GLEICIANE ALVES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador Profª: Neuza Muniz Tomyoshi Tutor eletrônico: Natthalia Alves da Silva Tutor de Sala: Elaine Julião

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4
  3. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5
  4. PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        11
  5. PLANOS DE AULA        13
  6. DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        22
  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERENCIA        29

O estágio docência em educação infantil que é iniciado no sexto semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) que foi realizado na Escola Municipal De Educação Infantil Gustavo Guaragni Viera da Silva, que fica localizado na Rua Tapirapés, no município de Colíder MT. Com o relatório a intenção e exibir as experiências vivenciadas no estágio de docência em educação infantil, sendo duas etapas a observação e regência. A observação proporciona visualizar e executar na pratica o que ensinado na teoria e a regência e sensação de sentir na pele o dia a dia do docente regente. Portanto fica em evidencia o quanto este período foi importante por instigar a reflexão e ações do processo ensino aprendizagem

O estágio teve como objetivo aperfeiçoar a pratica ensinada em sala de aula e favorecer a aproximação da realidade como é descrita nos livros, através das situações reais do aprendizado mostrando a oportunidade de viver tudo que ensinado no curso de pedagogia. E assim como planejar conforme a realidade do educando. E refletir sobre as práticas e trilhar a compreensão das formas de agir no caminho escolar.

No decorrer dessas etapas de estagio observa todos os aspectos que pudesse contribuir para a atuação como excelente profissional. Analisando as necessidades partindo da realidade educacional de cada educando com o objetivo de tentar supri-la.

O planejamento foi montado de acordo com as atividades da docente regente da sala de aula, seguindo com seu cronograma do projeto de 7 de setembro no senário infantil (marcha, chapéu de soldado, cores da bandeira, músicas como hino nacional e historinhas.) O conteúdo acima descrito fez com que o educando tivesse curiosidade sobre a história da independência do Brasil e assim fazendo uma análise com um olhar mais sensato. E a regente procura na simplicidade auxiliar o que seja relevante para ampliar diversos aspectos observados durante o estágio.

E no estágio prático em sala de aula que o futuro docente tem a conjuntura de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão, cada educando em processo de formação pedagógica e fundamental ter a oportunidade de sondar e refletir sobre sua pratica pedagógica em sala.

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola de Educação Infantil Gustavo Guarangni Vieira da Silva está situada na Rua Tápirapés, setor sul, Bairro: Boa Esperança, no município de Colíder- MT, o terreno da escola possui uma área de 849,64 M². A área construída é de 302,92, distribuído em quatro salas sendo que uma tem salinha de repouso, um banheiro para funcionários, quatro banheiros para alunos, uma secretaria, uma cozinha, duas despensas, um almoxarifado, uma lavanderia, uma sala de professores, pois a mesma conta com dez professores e dez Técnicas de Educação Infantil, uma coordenadora pedagógica e uma diretora.

A escola atende crianças de um ano até os quatro anos, tem capacidade para atender 120 alunos à turma a qual realizado o estágio, possui uma porta de acesso, possui duas janelas, quatro lâmpadas, dois armários, duas mesas grandes com dezoito cadeiras proporcionais a estatura das crianças, um ventilador e um ar condicionado, contém várias decorações pedagógicas. Pois o projeto foi montado de acordo com o planejamento da docente regente da sala seguindo o projeto sete de setembro (cultivar no aluno o sentimento de patriotismo), pois a escola assume o papel de intermediar a construção do conhecimento de forma lúdica e divertida buscando promover a socialização, o cultivo de valores e todas as áreas do conhecimento. Sendo que todo o trabalho está alicerçado nos quatros pilares da educação. Possibilitando a integração a família e escola, busca-se trabalhar atividades relacionadas a diversidades, contra a discriminação de gênero. Nessa perspectiva o professor precisa ser aberto do aprendizado, as críticas, construtivas, disposto a interagir com todos. A experiência adquirida no decorrer deste estágio faz sentir com mais capacidade se tornando critico, investigativo a todo o momento.

  1. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Instituição: Escola Municipal Educação Infantil Gustavo Guarani Viera Da Silva

Data: 07/08/2018

Hora de início/término da aula: 07h00min ás 11h00min

Professora regente: Neuza Muniz Tomiyoshi

Primeiro dia: Iniciou se o dia de observação com dezoito alunos da creche três, no primeiro momento a docente recebeu os educandos com uma musiquinha do pintinho amarelinho, logo após serviu o café da manhã repleto de pães recheados com margarina e leite com chocolate, as crianças tomaram água e alguns foram ao banheiro, em seguida a primeira atividade foi com a massa de modelar nesse tempo a professora interagem com os alunos, ondem brincaram e se divertiram. Após todos brincarem com as massinhas a profissional da educação leva as crianças para higienizar as mãos e em seguida os leva para o refeitório para almoçar com a ajuda da Técnica de Educação Infantil (TDI) é colocada a comida no prato e serve para cada criança, percebesse que muitas crianças batem muito os pratos e derrama muito alimento no chão, tendo em vista que estão aprimorando seus aspectos motores, após o almoço são levadas para a sala de aula onde a docente orienta sobre a higiene bucal, logo após escovar os dentes .as crianças vão assistir desenhos pedagógicos seguido de músicas gospel ,depois as crianças saíram para brincar no pátio com brinquedos pedagógicos, nesse momento pode- se observar que os indivíduos interagem uns com os outros de forma passiva até o horário dos pais buscar .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (118.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com