TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÌTICA INTRODUÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  10/7/2017  •  Monografia  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA CRÌTICA

INTRODUÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Bureau Internacional do Trabalho de Genebra, sobre o título A sua saúde e segurança no trabalho: uma coleção de Módulos, 2009 Gabinete de Estratégia e Planejamento, GEMP/MTSS

   O Livro tem como objetivo ressaltar, prevenir e discutir a segurança do trabalho e aborda um numero ilimitado de risco que podem ser encontrados em quase todos os locais de trabalho, que não são visíveis e se tornam muito perigoso.  Exemplos: as inalações de produto químico ou até mesmo um simples contato com algum produto químico e acarretando uma alergia ou uma inflamação, existem também aqueles perigos visíveis, como, falta de proteção em maquinas, falta de sinalização e entre tantas outras, o livro também sito os desafios enfrentados pelos profissionais da área na escolha de estratégias para mais seguranças em seus locais de trabalhos.

  • A segurança no trabalho tem como objetivo:
  • A proteção e manutenção dos mais elevados níveis de bem estar físico, mental e social dos trabalhadores.
  • A prevenção e proteção dos trabalhadores.
  • A colocação e manutenção de trabalhadores em um ambiente de trabalho adequado; entre outros.

Mas para que esses objetivos sejam bem sucedidos terá que ter a colaboração tanto do trabalhador como dos empregadores. O importante é lembrar que as questões da saúde e da segurança estejam identificadas em todos os lugares de trabalho. Pois a condições de trabalho inadequado afetam a saúde e a segurança do trabalhador. Exemplo: Nas fabricas pode ocorrer com a poeira, gases, ruídos, vibrações e temperatura extrema; e nas áreas agrícolas podem ocorrer com a inalação de química tóxica através das formas incorretas de aplicações dos pesticidas. Mas infelizmente alguns empregados assumem poucas destas responsabilidades afetando relativamente a proteção da saúde e da segurança dos trabalhadores, em algumas situações eles nem se quer tem conhecimento desta responsabilidade. Porém a causa de um acidente pode gerar doenças a custo muito elevado e estes custos podem ser classificados (diretos ou indiretos), para os trabalhadores custos diretos são: A dor ou o sofrimento provocado pelo acidente o doença, A perda de rendimentos, Os custos com os cuidados da saúde. Para os empregadores a custos indiretos são:         Remuneração de trabalho não realizado. Despesa medica indenização, Reparação ou substituição de maquinas ou de equipamentos danificados; entre outros. Os custos indiretos podem ser de quatro a dez vezes em relação ao custo direto ou até mais. Um dos custos indiretos óbvios consiste no sofrimento humano provocado ao próprio, as famílias dos trabalhadores, que não podem ser compensado com dinheiro.

Pode-se observar alguns programas de saúde e segurança para que se possa prevenir acidentes, sendo eles:

  • Os riscos no local de trabalho sejam controlados sempre que possível na origem.
  • Sejam mantidos todos os registros de qualquer exposição, durante muitos anos.
  • Exista comissão para a saúde e segurança ativa e eficaz, que inclua os trabalhadores e os órgãos de gestão.
  • O esforço para a melhoria da saúde e a segurança do trabalho seja continua.

E com esses programas de prevenção pode ajudar e salvar vidas de trabalhadores e ao mesmo tempo poderá poupar imenso dinheiro com empregadores. Relata-se sobre os perigos no local de trabalho. Há um numero ilimitado e perigo que pode ser encontrado em quase todos os locais de trabalho são esses maquinas não protegidas ou ate mesmo pisos escorregadios, existe também  os perigos não visuais ou não identificados que são :

  • Riscos químicos, resultantes de liquido, sólidos, poeiras, fumos, vapores e gases.
  • Riscos químicos, tais como ruídos, a vibração, a radiação e as temperaturas extremas
  • Riscos psicológico, resultantes de stress e da pressão

A atividade do sindicato é muito importante na informação, tanto para os trabalhadores quanto para os empregados, informando aos empregadores a usar o EPI adequado, e aos empregados com os investimento na sinalização e prevenção no local, e com isso ira eliminar riscos e prevenir acidentes. A importância da formação, a formação adequada e eficaz é um componente chave de qualquer política de saúde e segurança. Mas muitas vezes os trabalhadores vivenciam problemas de saúde relacionados com a atividade profissional, não tendo efetivamente consciência e com a formação adequada terá muitos benefícios e o mais obvio é o desenvolvimento de competência e o risco no local de trabalho; entre outros como:

  • Reconhecer os sinais, os sintomas iniciam de quais quer potencias doenças profissionais, antes que esta se torne uma situação crônica ou permanente.
  • Avaliar o seu ambiente de trabalho.
  • Insistir para os órgãos realizem mudanças, antes do desenvolvimento das situações perigosas.

O papel do representante dos trabalhadores é atuar antes que o perigo se transforme em um problema, para impedir a exposição dos trabalhadores aos perigos existentes no local de trabalho e os passos a serem tomados são :

Estar bem informado acerca dos diversos perigos no local de trabalho e também das possíveis soluções para que se possa controlar .

Trabalhar conjuntamente com seu sindicato e entidade empregada , no sentido de identificar e de controlar os riscos.

E com essas atividades torna o local de trabalho seguro e saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com