TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA

Por:   •  1/6/2016  •  Resenha  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

                     Resenha

GARCIA, Franciele Perego; acadêmica na UNIOESTE/ Bolsista CAPES.

CAMARGO, Ivania Gerini; acadêmica na UNIOESTE/ CAPES.

FRANCA, Terezinha, acadêmica -  AMOP.

 

 A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA.

         I – O presente artigo, as autoras trazem argumentos fundamentados em alguns estudiosos, que a matemática está presente em nossa vida desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram uma infinidade de informações da linguagem matemática. Trás a ideia de Identificar elementos fundamentais, como métodos e tendências, relacionados à construção dos conceitos de número e de quantidade pela criança e analisar como esses elementos devem ser trabalhados na Educação Infantil. Defende uma metodologia de ensino centrada na construção do conhecimento pela criança, a partir da mediação do professor, apresenta-se o processo de construção dos conceitos de número e de quantidade pela criança, bem como os principais elementos envolvidos nesse processo e alguns encaminhamentos metodológicos com o objetivo de auxiliar a criança na aprendizagem integrada e com significado sobre números e quantidades.

         II - A matemática está presente em nossa vida desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram uma infinidade de informações da linguagem matemática.

        Mas nessa fase, é no brincar que a criança entra em contato com essa linguagem para marcar a passagem do tempo, medir distâncias, distinguir o pesado do leve, ter conceitos espaciais como em cima e embaixo, fora e dentro, frente e atrás. A matemática é utilizada no nosso cotidiano assim como no da criança, deve ser trabalhada o que faz parte desse universo infantil como a idade, o corpo, os brinquedos, as músicas, comparações, os jogos e brincadeiras. Ela deve ser ensinada como instrumento para interpretação das coisas que rodeiam nossas vidas e o mundo, formando assim pessoas conscientes para a cidadania e a criatividade e não somente como memorização, alienação e exclusão. A matemática está presente em muitas das atividades realizadas pelas crianças, por exemplo, distribuir materiais entre os colegas; calcular a distância entre sua posição e um alvo a ser atingido; pensar no trajeto mais curto para se deslocar de um lugar a outro. Dentre os conhecimentos que serão construídos nessa etapa da escolaridade, a matemática ocupa um lugar de destaque, pois envolve todos os aspectos do nosso cotidiano.         Numerosas pesquisas tem apontado a relevância do trabalho com essa disciplina para as crianças pequenas, especialmente no que diz respeito à construção do conceito de número, além das noções ligadas às grandezas e medidas, bem como espaço e forma.

        Ela deve ser ensinada como instrumento para interpretação das coisas que rodeiam nossas vidas e o mundo, formando assim pessoas conscientes para a cidadania e a criatividade. A ludicidade quando aplicada com objetivos pertinentes, permite sua adequação para as demais áreas do conhecimento, representadas nesse contexto pela matemática. A interação, a socialização de ideias e troca de informações são elementos indispensáveis nas aulas de matemática em todas as fases de escolaridade.  Mas é importante lembrar que estimular o raciocínio lógico-matemático é muito mais do que ensinar matemática é estimular o desenvolvimento mental, é fazer pensar. A Educação Infantil representa uma etapa muito importante no processo de ensino e aprendizagem na vida do aluno. Cabe ao professor permitir a autonomia da criança na sua vida em sociedade.

III – Conclusão – Fazer uma análise crítica dessa obra, é bastante complexo, uma vez que as autoras, não defende nenhum critério novo, todas suas ideias, são macetadas por outros, e também todo o artigo é o conteúdo que estamos aprendendo atualmente.

Como criticar algo que nos está sendo ensinado. Cabe somente expor ideias acadêmicas.

        Os professores de uma maneira geral, algumas vezes subestimam a capacidade de pensamento das crianças, achando que devem pensar por elas, por ainda ser muito pequenas. Mas esquecem de que cada vez mais, elas recebem uma infinidade de estímulos tecnológicos, através dos meios de comunicação e pelos fatos vivdos, fora do espaço escolar. Aproveitar os conhecimentos que as crianças traz consigo e relacionar o ensino da matemática com a vida cotidiana é uma tarefa que proporciona as  crianças o prazer e a curiosidade acerca da matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com